No complexo mundo do comércio exterior, o tracking de navios e containers desempenha um papel fundamental. O termo "tracking" refere-se ao processo de rastrear a movimentação de mercadorias, permitindo que empresas e profissionais do setor acompanhem o status e a localização de suas cargas em tempo real.
Neste contexto, os armadores desempenham um papel essencial, contribuindo de forma significativa para o sucesso das operações de comércio exterior.
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Vamos lá saber mais sobre o que é tracking? 😉
O tracking, ou rastreamento, é uma prática crucial para empresas envolvidas no comércio internacional. Essa técnica permite o monitoramento contínuo do transporte de mercadorias desde o momento em que são carregadas no porto de origem até sua chegada ao destino final. Isso inclui o acompanhamento da localização das embarcações, a previsão de chegada de navios nos portos, o estado de conservação dos containers e outros detalhes cruciais para o planejamento logístico e a gestão de estoque.
O tracking de navios é um componente essencial do processo de comércio exterior. Empresas que importam ou exportam mercadorias dependem da capacidade de rastrear a movimentação de navios que transportam suas cargas. Isso permite que elas se preparem para receber ou enviar mercadorias no momento certo, evitando atrasos e perdas financeiras.
O tracking de containers é igualmente importante. Containers são unidades fundamentais no transporte de mercadorias e, portanto, acompanhar sua localização e estado é crucial para garantir que as cargas cheguem ao destino em boas condições. Danos ou extravios de containers podem resultar em perdas substanciais para as empresas envolvidas no comércio exterior.
O tracking no comércio exterior oferece diversos benefícios. Primeiramente, ele proporciona maior visibilidade e controle sobre as operações logísticas. Isso permite que as empresas otimizem seus processos, reduzam custos e melhorem a eficiência operacional. Além disso, o tracking possibilita uma resposta rápida a eventuais problemas, como atrasos de embarcação ou problemas com os containers, minimizando os impactos negativos nas operações.
Os armadores desempenham um papel crucial no processo de tracking no comércio exterior. Eles são as empresas responsáveis pela operação e gestão das embarcações de transporte. Os armadores não apenas fornecem informações sobre a localização e o status das embarcações, mas também desempenham um papel fundamental na manutenção e segurança dos containers.
A escolha do armador certo pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação de comércio exterior. Armadores confiáveis e experientes têm sistemas de tracking avançados que permitem às empresas acompanharem suas cargas de forma eficaz. Além disso, eles mantêm seus navios e containers em condições adequadas, reduzindo o risco de problemas durante o transporte.
Relacionamos abaixo os 10 maiores armadores de navios transportadores de carga de acordo com sua capacidade em TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit - contêiner de 20 pés).
Posição | Armador | País | Capacidade (em TEUs) |
1º | A.P. Moller – Maersk Group | Dinamarca | 4.070.352 |
2º | Mediterranean Shipping Company (MSC) | Suíça / Itália | 3.815.456 |
3º | China Ocean Shipping Company (COSCO) | China | 2.976.007 |
4º | CMA CGM Group | França | 2.831.508 |
5º | Hapag-Lloyd | Alemanha | 1.716.384 |
6º | Ocean Network Express - ONE | Japão | 1.546.602 |
7º | Evergreen Line | Taiwan | 1.274.711 |
8º | Hyundai Merchant Marine Co. Ltd - HMM | Coréia do Sul | 651.884 |
9º | Yang Ming | Taiwan | 618.346 |
10º | Pacific International Lines - PIL | Cingapura | 343.343 |
Fonte: Alphaliner em 18/07/2022
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O Brasil, apesar de não possuir um Armador conhecido mundialmente, possui algumas empresas de navegação brasileiras que ainda não foram adquiridas ou são controladas por empresas estrangeiras:
Log-In Logística Intermodal S.A.: realiza principalmente serviço de cabotagem. Possui 07 navios porta-contêineres e um terminal portuário (TVV - Terminal de Vila Velha)
Petrobrás Transporte S.A. - Transpetro: especializada em transporte para a indústria de óleo, gás e biocombustíveis. Possui uma frota composta de 44 navios e 47 terminais.
O movimento de concentração dos Armadores no Comércio Exterior
As companhias aéreas que voamos se organizam em alianças, assim como as transportadoras marítimas. Em vez de cooperar para transportar passageiros, os Armadores se concentram para transportar cargas. As alianças de Armadores são acordos de compartilhamento de embarcações: todas as transportadoras dentro de uma aliança agrupam suas frotas de navios, movendo contêineres em nome de outras para estender suas ofertas de serviço e cobertura geográfica. Em abril de 2017, após um período de fusões e aquisições, as alianças de transportadores marítimos se reorganizaram, formando três novas alianças. Essas novas alianças marítimas representam quase 80% da capacidade global de contêineres.
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Reza a cláusula 5.10 da Convenção para Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional (Decreto nº 80.672/77): Os poderes públicos não responsabilizam o Armador pela apresentação ou pela exatidão dos documentos exigidos ao importador ou ao exportador para fins de despacho alfandegário, a menos que o Armador esteja agindo na qualidade de importador ou de exportador; ou em nome do importador ou do exportador.
Tendo em vista o exposto acima, o BL só prova a qualidade exterior e aparente das mercadorias, uma vez que o Armador não responde pela qualidade interior, por não verificar o conteúdo dos volumes recebidos, não sendo, portanto, responsável pelo peso, medida ou qualidade das referidas mercadorias.
Os Armadores utilizam, normalmente, a expressão, em inglês, said to contain (dizendo conter), lançando as iniciais STC no contexto do Bill of Lading, ao indicarem a mercadoria constante de unidades de carga ou quaisquer outros volumes, por eles recebidos para transporte.
Em um mercado global altamente competitivo, a eficiência logística desempenha um papel crucial na vantagem competitiva das empresas. Aquelas que podem oferecer prazos de entrega mais curtos e maior confiabilidade no transporte de mercadorias têm uma vantagem significativa. O tracking de navios e containers é uma ferramenta essencial para atingir esses objetivos, permitindo que as empresas atendam às demandas dos clientes de forma mais eficaz.
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O tracking, ou rastreamento, é uma prática crucial para empresas envolvidas no comércio internacional. Essa técnica permite o monitoramento contínuo do transporte de mercadorias desde o momento em que são carregadas no porto de origem até sua chegada.
Armador é a empresa proprietária, sócia ou afretadora do navio que por sua conta e risco, equipa, mantém e explora comercialmente a navio mercantil.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.