Em um post anterior - Siscomex Mantra, é o fim deste sistema? - abordamos brevemente o sistema Siscomex Mantra. Mas hoje falaremos um pouco mais desse ‘idoso’ sistema auxiliar de comércio exterior.
Veja os seguintes tópicos sobre o Siscomex Mantra:
Vem comigo saber mais sobre o Siscomex Mantra? 😉
O Siscomex Mantra ou, mais comumente chamado, Mantra, é a sigla de Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento. De acordo com a Instrução Normativa a qual normatizou o Mantra (IN/SRF nr.102 de 20/12/1994) ele é responsável pelo controle de cargas aéreas procedentes do exterior e de cargas em trânsito pelo território aduaneiro, excetuando-se aquelas controladas pelo Siscomex Trânsito.
O Mantra é um sistema auxiliar integrado aos demais módulos do Siscomex. Tendo em vista que sua implantação já possui mais de 25 anos, é perfeitamente justificada sua grande defasagem tecnológica para os dias atuais.
Para ilustrar:
Atualmente o acesso é feito através da rede HOD do Serpro utilizando CPF e senha ou Certificado Digital (e-CPF). Todo o acesso é monitorado e controlado e as seguintes condutas constituem infrações ou ilícitos que sujeitam o usuário deste sistema à responsabilização administrativa, penal e cível:
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Devido às grandes limitações nas transmissões de dados existentes na última década do século XX, toda a concepção do Mantra foi desenvolvida de modo a conter o maior número de informações possível utilizando-se o mínimo de caracteres para isso. E como se faz isso? Criando diversos códigos para as mais variadas situações.
Segue abaixo a tela de um Mantra de uma carga atracada de importação para exemplo. Note que ela possui informações do conhecimento de embarque e do status do armazenamento.
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Vamos aprender a ler a tela do Mantra? 😉
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Linhas 05 e 06
Confira abaixo Tabela completa dos Códigos de Natureza da Carga (NC) do Siscomex Mantra:
Código | Descrição |
AOG | Aeronave no Chão |
ATT | Cargas Relacionadas no AWB |
AVI | Animais Vivos |
BIG | Fora dos Padrões |
BUP | Programe Padrão de Unitização de Volume |
CAO | Carga Exclusivamente Aérea (singular) |
DIP | Mala Diplomática |
EAT | Comestíveis |
FIL | Filme por revelar ou não revelado |
HEA | Carga Pesada (150Kg ou mais por volume) |
HEG | Ovos Fecundados (Galadura) |
HUM | Restos Mortais em Esquife |
ICE | Gelo Seco |
LHO | Órgãos vivos ou sangue humano |
MAG | Material Magnetizado |
MUW | Munições de Guerra |
NGJ | Carga Perigosa em pequenas quantidades |
NOR | Normal |
NWP | Jornais ou Revistas |
PEA | Perecível entre 18° e 0° |
PEB | Perecível entre 2° e 8° |
PEC | Perecível entre 9° e 15° |
PED | Perecível entre 16° e 22° |
PEE | Perecível em condições especiais |
PER | Carga Perecível |
PLS | Plantas e Sementes |
RAC | Carga Aérea Reservada (Especial) |
RCL | Líquidos Criogênicos |
RCM | Corrosivo |
REX | Explosivos (Classes 1.2/1.2/1.3/1.4F) |
RFG | Gás Comprimido Inflamável |
RFL | Líquido Inflamável |
RFW | Perigoso (se molhar) |
RHF | Nocivo (Armazenar Longe de Comestíveis) |
RIS | Substâncias Infecciosas |
RMD | Diversas Mercadorias Perigosas |
RNG | Gás Comprimido não Inflamável |
ROP | Peróxido Orgânico |
ROX | Oxidante |
RPB | Veneno |
RPG | Gás Venenoso |
RPW | Material Radioativo – Categoria I |
RRW | Material Radioativo – Categoria II |
RRY | Material Radioativo – Categorias II e III |
RSB | Contas de Poliestireno |
RSC | Combustão Espontânea |
RSF | Sólido Inflamável |
RXB | Explosivos (1.4B) |
RXC | Explosivos (1.4C) |
RXD | Explosivos (1.4D) |
RXE | Explosivos (1.4E) |
RXG | Explosivos (1.4G) |
RXS | Explosivos (1.4S) |
SAL | Correio Terrestre |
VAL | Carga Valiosa |
VOL | Carga Volumétrica ou de Volume |
Confira abaixo Tabela completa dos Códigos de Cargas Perecíveis do Siscomex Mantra:
Código | Descrição |
PEA | Perecível, armazenar entre –18° e 0°C |
PEB | Perecível, armazenar entre 2° e 8°C |
PEC | Perecível, armazenar entre 9° e 15°C |
PED | Perecível, armazenar entre 16° e 22°C |
PEE | Perecível, armazenar em condições especiais |
PER | Carga Perecível |
PLS | Plantas e Sementes |
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Código | Descrição | Detalhamento do Tratamento de Carga |
TC1 | Liberação Imediata | Carga Pátio – liberação imediata (Recof). Carga não destinada a armazenamento, somente informada pela Companhia Aérea no Mantra. Seu desembaraço é preferencial no canal verde. Após 24hs sem documento liberatório, aplicar-se-á o “pátio vencido”, em que a carga será armazenada pela Infraero, (muda para TC6). |
TC2 | Trânsito Rodoviário Imediato | Carga Pátio – Conexão Imediata Nacional. Terminal de Carga x Terminal de Carga: carga trânsito com remoção de zona primária para zona primária; a carga é removida pela consolidada (MAWB) e somente é desconsolidada no destino final. Após 24hs, não havendo a vinculação de documento liberatório, ocorrerá o armazenamento, passando para TC7. |
TC3 | Trânsito Imediato Nacional | Conexão Imediata Terrestre. Mesmo padrão do TC 2, mas há mudança de caminhão em pontos de fronteira. |
TC4 | Remoção para Recinto Alfandegado de zona secundária | Carga Pátio – Carga Trânsito Nacional Imediato. Trânsito Aduaneiro de zona primária para zona secundária; não sofre armazenamento no Mantra. Caso não seja vinculado o documento liberatório no prazo de 24hs, o sistema gera a indisponibilidade 31 (pátio vencido), sendo a carga devidamente recebida pelo depositário (armazenada), quando seu tratamento é alterado para TC7, após o fiscal visar. |
TC5 | Trânsito Internacional | Carga Pátio: Carga Trânsito Internacional Imediato. Trata-se de cargas não-destinadas a armazenamento que, chegando no aeroporto, serão redestinadas a outros países por meio de Declaração de Transbordo Internacional (DTI). Após 24hs sem que seja vinculado um documento, será gerada a indisponibilidade 31 (pátio vencido). Após a atracação, será aplicado o TC8. |
TC6 | Carga Local | Carga a ser Armazenada – carga local a ser desembaraçada e nacionalizada no aeroporto. |
TC7 | Trânsito Nacional Armazenado | Carga Trânsito Nacional Armazenada – cargas recebidas e armazenadas pelo depositário e que serão removidas por DTA a outros recintos alfandegados em zona primária ou secundária, onde serão nacionalizadas. |
TC8 | Trânsito Internacional Armazenado | Carga Trânsito Internacional Armazenada – cargas destinadas a outros países, que serão redestinadas por meio de DTI. |
TC9 | Remessa Expressa (Courier) | Carga Courier - Remessa Expressa Declaração de Remessas Expressas (DRE) |
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Código da embalagem da carga, conforme tabela abaixo:
Código | Descrição da embalagem no Mantra |
01 | Tambor de Plástico |
02 | Tambor de Metal |
03 | Tambor de Papel |
04 | Caixa de Madeira |
05 | Caixa de Papelão |
06 | Caixa de Isopor |
07 | Saco Plástico |
08 | Saco de Aniagem |
09 | Amarrado |
10 | Envelope |
11 | Pacote |
12 | Peça |
13 | Canudo |
14 | Engradado |
15 | Mala Normal |
16 | Mala Diplomática |
17 | Urna Funerária |
18 | Caixa de Metal |
19 | Baú de Metal |
20 | Baú de Madeira |
21 | Light-van |
22 | Container |
23 | Caixa de Papelão |
24 | Saco de Lona |
25 | Diversos |
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Essas linhas são de responsabilidade do terminal (Infraero ou concessionária). Após o lançamento dos dados da carga, o responsável coloca o status “Registrado”. Posteriormente, após uma última conferência é colocado o status “Encerrado”.
Linhas 15 e 16
A companhia aérea confere o registro do terminal e caso esteja de acordo coloca o status “Avalizado”. Finalmente, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil verifica se está tudo ok e, em não existindo indisponibilidade, coloca o status “Visado”.
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Tecaplus e outros sistemas de acompanhamento
Alguns anos antes das privatizações dos principais aeroportos internacionais do país, quando todos eles ainda eram administrados pelo governo, a Infraero criou o sistema Tecaplus de forma a complementar os dados do Mantra, além de prover outras informações.
Posteriormente, após as privatizações, as concessionárias adotaram seus próprios sistemas de tracking e monitoramento de cargas em seus terminais.
👉 Além deste texto sobre o Siscomex Mantra, confira nosso artigo onde abordamos as Tabelas Aduaneiras!
Pelas propostas do Novo Processo de Importação, as funções do Siscomex Mantra serão incorporadas pelo Módulo de Controle de Carga e Trânsito (CCT) do Portal Único de Comércio Exterior já que a principal premissa do Portal é agrupar em um só local todos os sistemas de controle de comércio exterior.
Atualização 2023
O Governo informou que foi publicada a Portaria Coana nº 127, de 23 de junho de 2023, que definiu as seguintes datas de implementação do sistema:
Os endpoints para os serviços da Application Program Interface (API) do CCT Importação deverão ter sua URL base alterada para o ambiente de produção (https://portalunico.siscomex.gov.br), conforme consta na documentação da API Siscomex em https://api-docs.portalunico.siscomex.gov.br/introducao-api-publica/. A extensão para acesso aos serviços deverá ser incluída após a URL base, como no exemplo abaixo:
Fonte: Governo Federal
Ou seja, a partir desta última atualização, é importante ter conhecimento que o Mantra foi descontinuado!
E aí, gostou deste artigo sobre o Siscomex Mantra e como funciona o Siscomex Mantra? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Mantra, é a sigla de Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento. É responsável pelo controle de cargas aéreas procedentes do exterior e de cargas em trânsito pelo território aduaneiro.
Siscomex é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.