O Sistema NovoEx nada mais é do que o apelido dado ao antigo e descontinuado Siscomex Exportação Web.
Nele eram elaborados os seguintes documentos eletrônicos:
O RE foi substituído em 02 de julho de 2018, pela DU-E (Declaração Única de Exportação) a qual é feita no Portal Único Siscomex.
Neste texto você poderá entender sobre:
Vamos lá agora saber mais sobre o Novoex! 😉
No Siscomex Exportação Web eram elaborados os seguintes documentos eletrônicos:
Registro de Exportação (RE): O RE era o documento eletrônico elaborado dentro do Novoex, o qual era obrigatório e continha informações de natureza financeira, fiscal, cambial, aduaneira e comercial. O documento era registrado pelo Despachante Aduaneiro ou pelo Dirigente da empresa exportadora. Posteriormente foi substituído pela DU-E.
Registro de Crédito (RC): O RC era o documento eletrônico que representava o conjunto de informações de caráter comercial, financeiro e cambial nas exportações realizadas a prazo e com incidência de juros separadamente do principal (exportações financiadas), sendo obrigatório para operações com prazo de pagamento superior a 360 dias e, para prazos iguais ou inferiores, sempre que houver incidência de juros. Com a entrada da DU-E em operação, o RC foi substituído pelo LPCO.
Registro de Venda (RV): A elaboração do RV era requerido para alguns produtos os quais eram negociados em bolsas internacionais de mercadorias ou de commodities. Mas já na época da migração de Siscomex WEB para o Portal Único, já não havia necessidade RV para nenhum produto brasileiro. Logo, este documento eletrônico foi descontinuado.
Já os documentos de Despacho Aduaneiro eram feitos em outros módulos do Siscomex Exportação, a saber: Grande Porte (HOD) ou na Web.
Estes módulos com vistas ao desembaraço da mercadoria eram mantidos pela Receita Federal do Brasil, e também descontinuados após implantação total da DU-E no Portal Siscomex.
A Declaração de Exportação (DE) no antigo processo era elaborado de forma separada ao RE (Registro de Exportação), diferentemente do novo processo com a DU-E onde esses documentos foram unificados e simplificados.
A Declaração Simplificada de Exportação (DSE) era especificamente para pequenos despachos e muito usual para remessas expressas, especialmente de amostras.
A DSE podia ser usada para embarques de mercadorias até o limite de US$ 50.000,00 ou o equivalente em outra moeda.
O módulo Siscomex Exportação Web foi lançado no dia 1 de fevereiro de 2012, substituindo o já antigo Siscomex Exportação (versão de 1993), naquele momento a principal mudança realizada foi a migração de tecnologia saindo de um sistema em “DOS” para uma linguagem para Web.
Naquela oportunidade não houveram mudanças no processo de exportação, apenas uma troca de linguagem de programação. O projeto se arrastou desde 2005, e foi lançado apenas em 2012.
O Siscomex é o sistema integrado de Comércio Exterior que teve sua primeira versão em 1993, cujo objetivo era integrar os processos administrativos de comércio exterior via sistema on-line gerido pelo governo. Nesta ocasião, foram descontinuadas as Guias de Exportação.
Atualmente o Novoex ainda pode ser acessado para consulta de documentos antigos.
Veja na linha do tempo abaixo as mudanças tecnológicas ocorridas desde o início do Siscomex e suas posteriores atualizações:
A partir de 2018 o governo promoveu novas mudanças nos processos de comércio exterior na tentativa de facilitar na forma de criar a documentação necessária e incentivar os profissionais a exportar tentando retirar burocracias. Com isso, hoje você pode facilmente usar apenas DU-E para exportar seu produto.
Extinguindo os documentos de Registro de Exportação, Declaração de Exportação e a Declaração Simplificada de Exportação.
Isso ocasionou na criação do Sistema Fcomex, que veio para auxiliar nessa mudança da DU-E trazendo melhorias na criação de declaração, de forma em que pode ser feita de maneira simples, com maior agilidade e sem ter que repetir as informações.
Nesses quase sete anos em que ficou no ar, o Sistema Novoex passou de uma grande inovação para atrasado rapidamente, pois o nível de tecnologia anda subindo rapidamente, e o mundo se tornando cada vez mais rápido, sendo necessário o governo também se adequar essa agilidade, o que no final já deixava o Novoex com alguns problemas, como:
Com a criação de um novo modelo totalmente diferente e integrado, a proposta era agilizar o comércio de exportação, trazer praticidade na criação da documentação e principalmente incentivar a saída de produtos para fora do país, pois o comércio exterior é parte importante na geração de economia para o Brasil. Pensando nisso, as principais modificações no processo, foram:
A DU-E já está consolidada, agora chegou a vez da DUIMP a qual substituirá a DI (Declaração de Importação).
Exportação é um termo que possui origem Latim Exportatio e representa a ação e efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país.
Ou seja, a exportação é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um país com destino a outro. Os formatos de como realizar as exportações são realizados pelas legislações do país emissor, que é o qual está exportando.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é o Novoex, como funciona o Novoex, a importância do Novoex e como usar o Novoex? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Os Documentos eram elaborados no NovoEx são: Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) e Declaração Simplificada de Exportação (DSE).
Siscomex é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.