DUIMP | Registro antecipado 2024 e Canal de Parametrização

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

O comércio exterior está em constante evolução, buscando sempre aumentar a eficiência e a segurança dos processos envolvidos.

Academy: Por dentro do Novo Processo de Importação

Com as recentes mudanças implementadas no Brasil, o Novo Processo de Importação (NPI) visa modernizar e agilizar as operações de importação, proporcionando maior previsibilidade e redução de custos para os importadores.

Este artigo aborda as perguntas mais frequentes sobre a DUIMP no NPI, trazendo respostas atualizadas e detalhadas, além de explorar temas relevantes para entender melhor essas mudanças.

Veja os seguintes tópicos:

  • Será possível registrar a DUIMP antecipadamente em outubro de 2024?
  • O canal de parametrização da DUIMP será publicado antes da atracação da carga?
  • Se o canal de parametrização for verde antes da chegada da carga, vamos pagar a armazenagem e a capatazia, ou somente a capatazia?   
  • Benefícios do Novo Processo de Importação     
  • Como funciona o Catálogo de Produtos no NPI?
  • Cronograma DUIMP 2024
  • Quem pode registrar a DUIMP?
  • O que é a DUIMP?
  • O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
DUIMP registro antecipado canal parametrização

Será possível registrar a DUIMP antecipadamente em outubro de 2024?

Essa possibilidade existe faz alguns meses / anos. Para os OEAs, existe também o benefício do desembaraço sobre águas.

O registro antecipado da Declaração Única de Importação (DUIMP) é uma das inovações mais significativas do NPI. Desde sua implementação gradual, o objetivo tem sido permitir que os importadores realizem o registro da DUIMP antes mesmo da chegada da carga ao território nacional. Essa antecipação oferece várias vantagens, especialmente para empresas certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA).

Os OEAs, que são empresas reconhecidas pela sua conformidade e segurança nas operações de comércio exterior, têm o benefício adicional do desembaraço sobre águas. Esse procedimento permite que a mercadoria seja desembaraçada ainda durante o transporte, reduzindo significativamente o tempo de liberação da carga ao chegar ao país. A adoção dessa prática visa não apenas a agilidade, mas também a redução de custos com armazenagem e outros encargos logísticos.

O canal de parametrização da DUIMP será publicado antes da atracação da carga?

É possível realizar o Registro Sobre Águas. Mas, a publicação antecipada do canal de parametrização é uma vantagem prevista para as empresas habilitadas no Programa OEA. O Operador não OEA terá a visibilidade do canal apenas quando a carga chegar ao país.

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

O canal de parametrização é uma etapa crucial no processo de importação, pois determina o nível de inspeção ao qual a mercadoria será submetida. A antecipação dessa informação antes da atracação da carga é um dos diferenciais para os importadores habilitados no Programa OEA.

Para os OEAs, o Registro Sobre Águas possibilita a visibilidade antecipada do canal de parametrização, o que permite a preparação e planejamento prévio para a liberação da carga.

Empresas não habilitadas no Programa OEA, por outro lado, só terão acesso à informação do canal de parametrização após a chegada da carga no país. Esse diferencial reforça a importância da certificação OEA, promovendo a conformidade e segurança nas operações de comércio exterior.

Se o canal de parametrização for verde antes da chegada da carga, vamos pagar a armazenagem e a capatazia, ou somente a capatazia?

Essa é uma questão comercial e a Equipe do PUCOMEX não tem gerência direta sobre a mesma.

Quando o canal de parametrização é verde, significa que a carga não será submetida a inspeções adicionais, permitindo um desembaraço mais rápido. No entanto, a questão dos custos de armazenagem e capatazia envolve aspectos comerciais que estão além da jurisdição direta da equipe do Programa Único de Comércio Exterior (PUCOMEX).

A armazenagem se refere ao custo de manter a carga em um armazém até sua liberação, enquanto a capatazia envolve os serviços de movimentação e manuseio da carga no porto. Mesmo com a antecipação do canal de parametrização verde, as condições de pagamento desses serviços dependem das negociações comerciais entre o importador e os operadores portuários. Em muitos casos, a capatazia será inevitável, pois envolve o desembarque físico da mercadoria. A armazenagem, por outro lado, pode ser minimizada ou até eliminada se a carga for liberada rapidamente.

Benefícios do Novo Processo de Importação

O NPI traz uma série de benefícios que vão além das questões abordadas acima:

  • Redução de Prazos: A antecipação do registro e a visibilidade do canal de parametrização permitem uma liberação mais rápida das mercadorias.
  • Redução de Custos: Com menor tempo de armazenagem e uma logística mais eficiente, os custos operacionais diminuem.
  • Maior Transparência: A digitalização dos processos e a integração dos sistemas oferecem maior transparência e previsibilidade.
  • Facilidade para OEAs: Empresas certificadas como OEA têm acesso a benefícios exclusivos, promovendo um comércio mais seguro e eficiente.

Ou seja, o Novo Processo de Importação representa um avanço significativo para o comércio exterior brasileiro, alinhando-se às melhores práticas internacionais.

A possibilidade de registrar a DUIMP antecipadamente, a visibilidade do canal de parametrização antes da chegada da carga e as questões relacionadas aos custos de armazenagem e capatazia são apenas algumas das mudanças que estão transformando a forma como as importações são gerenciadas. Para os importadores, especialmente os OEAs, essas mudanças representam oportunidades para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a competitividade no mercado global.

Como funciona o Catálogo de Produtos no NPI?

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

Há um novo Módulo no Portal Siscomex que é o Catálogo de Produtos, sendo este integrado com a DUIMP. Nele o importador deverá manter o cadastro de todos seus produtos importados.

Catálogo de Produtos visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.

Para exemplificar, veja a tela abaixo:

Catálogo de Produtos no NPI

👉 Veja também o nosso artigo DUIMP: perguntas e respostas!

Cronograma DUIMP 2024

👉 Confira a seguir o mapa do cronograma da DUIMP para os próximos anos 2024 - 2026:

Cronograma DUIMP

Fonte: Gov. Federal

Operações de importação serão migradas para o Portal Único de Comércio Exterior

Veja a seguir o informativo na íntegra para a DUIMP 2024:

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Receita Federal informam que as operações de importação hoje feitas pelo sistema Siscomex LI/DI passarão a ser realizadas por meio da Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único de Comércio Exterior a partir de outubro deste ano.

O Programa Portal Único tem como objetivo a simplificação e a maior eficiência dos processos de comércio exterior. O programa está em linha com as melhores práticas internacionais, resultando em prazos e custos menores para o setor privado, bem como no aprimoramento da gestão pública por meio de modernos mecanismos de controles, baseados no uso intensivo de tecnologia e gestão de riscos.

Adicionalmente, podem ser enumerados ganhos como a redução em 99% do uso de papel, inspeção conjunta entre diferentes agentes de governo, uso de uma mesma licença para múltiplas operações, pagamento de taxas por meio do Portal Único, interoperabilidade na troca de certificados, dentre outras.

Cronograma de migração

Nesta primeira etapa, serão migradas para o novo sistema as operações de importações marítimas para consumo e sob regimes aduaneiros especiais não sujeitas a licenciamento. A primeira etapa incluirá, também, o trânsito aduaneiro para liberação de mercadorias em zonas secundárias.

No primeiro semestre de 2025, o faseamento avançará para contemplar as importações via modal aéreo e operações sujeitas a controle administrativo, ou seja, importações que requeiram licenciamento de importação, além das compras externas amparadas pelos regimes de Drawback Suspensão e Isenção.

A terceira e última fase, prevista para o segundo semestre de 2025, expandirá a migração para importações terrestres e aquelas realizadas sob o regime da Zona Franca de Manaus.

O cronograma de desligamento será apresentado ao setor privado em eventos virtuais que serão realizados entre maio e julho deste ano. A participação do setor privado nesta etapa reforça a abordagem colaborativa adotada ao longo de toda a construção do Programa Portal Único de Comércio Exterior. A programação detalhada desses eventos será anunciada até o dia 10 de maio. Estima-se que o desligamento completo do Siscomex LI/DI seja concluído até o final de 2025.

O Portal Único de Comércio Exterior

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Governo Federal para reduzir a burocracia, o tempo e os custos nas exportações e importações brasileiras, a fim de atender com mais eficiência às demandas do comércio exterior.  

Os principais objetivos são reformular os processos de exportação e importação, tornando-os mais eficientes e harmonizados, e criar um guichê único para centralizar a interação entre o governo e os operadores privados atuantes no comércio exterior. O Portal Único veio em substituição ao Siscomex, que está em vigor desde 1993.

O Programa foi reconhecido como medida institucional com grande impacto para a melhoria do ambiente de negócios e de investimentos, dado seu potencial reflexo no aumento do PIB (estimativa de US$ 130 bilhões a mais até 2040) e na maior fluidez do comércio exterior, reduzindo prazos e custos para o setor privado e aprimorando a gestão pública.

Fonte: MDIC

Quem pode registrar a DUIMP?

Portanto, após a publicação da Portaria Coana 24/2021, as condições que se pode registrar uma DUIMP são:

  1. importador deve estar habilitado na modalidade diferente de limitada 🛳️
  2. fundamento legal que ampara o tratamento tributário aplicável às mercadorias na operação de importação esteja disponível para seleção na ficha tributos da aba item 🛳️
  3. carga seja transportada por modal aquaviário, incluindo a ocorrência de operação de baldeação ou transbordo em território nacional, e a entrega ao importador seja feita no porto de destino final do conhecimento 🛳️
  4. tratamento administrativo aplicável às mercadorias ou à operaçãonão esteja sujeito à necessidade de manifestação de outro órgão ou agência da Administração Pública Federal (órgão anuente); ou acarrete licenciamento que possa ser obtido com o registro de Licença, Permissão, Certificado ou Outros (LPCO) no Portal Único de Comércio Exterior 🛳️

Além das condições acima, como estamos tratando de DUIMP, todos os produtos que serão objetos desta declaração aduaneira deverão estar devidamente cadastrados no Catálogo de Produtos.

O importador também poderá registrar a Duimp para cargas depositadas em recintos de zona secundária e que sofreram trânsito aduaneiro, desde que importadas pelo modal aquaviário e por pessoa jurídica com habilitação para operar no comércio exterior na modalidade ilimitada.

As novas evoluções ampliam consideravelmente a capacidade operacional do Novo Processo de Importação no âmbito do Portal Único de Comércio Exterior, permitindo que se processe aproximadamente 60% das importações brasileiras por meio da nova declaração de importação, já com o canal único de atuação entre a RFB, a Anvisa e o Vigiagro.

Fonte: RFB

O que é a DUIMP?

DUIMP é a Declaração Única de Importação a qual faz parte do Novo Processo de Importação (NPI) que está em implantação no Portal Único de Comércio Exterior.

Ela é ainda, o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.

Portanto, a Duimp substituirá as atuais Declaração Simplificada de Importação (DSI) e Declaração de Importação (DI).

Nela, o registro da mercadoria será feito antes mesmo de sua entrada no país e paralelamente à obtenção das licenças para operações de importação. Além de tornar todo o processo mais simples, a Duimp será integrada à sistemas públicos e privados.

Entre as vantagens da DUIMP estão o fato de que o processo de licenciamento será mais fácil, já que a declaração vai funcionar como uma única licença para mais de um tipo de operação de importação. 

Confira o vídeo a seguir onde são apresentadas os principais pontos do NPI, onde a Duimp está inserida: 



O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.

👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações. 

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

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Será possível registrar a DUIMP antecipadamente em outubro de 2024?

Essa possibilidade existe faz alguns meses / anos. Para os OEAs, existe também o benefício do desembaraço sobre águas. O registro antecipado da Declaração Única de Importação (DUIMP) é uma das inovações mais significativas do NPI.

O canal de parametrização da DUIMP será publicado antes da atracação da carga?

É possível realizar o Registro Sobre Águas. Mas, a publicação antecipada do canal de parametrização é uma vantagem prevista para as empresas habilitadas no Programa OEA. O Operador não OEA terá a visibilidade do canal apenas quando a carga chegar ao país.

Se o canal de parametrização for verde antes da chegada da carga, vamos pagar a armazenagem e a capatazia, ou somente a capatazia?

Essa é uma questão comercial e a Equipe do PUCOMEX não tem gerência direta sobre a mesma. Quando o canal de parametrização é verde, significa que a carga não será submetida a inspeções adicionais, permitindo um desembaraço mais rápido.

O que é importação?

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

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