O importador que não se preocupa em conhecer todas as etapas do processo de importação, pode se colocar automaticamente em risco. Por isso o artigo de hoje vai tratar sobre a DUIMP de Embarque Normal.
Por isso, se você quiser saber mais sobre este assunto, pegue o seu café e continue conosco!
Neste artigo você vai ver os seguintes pontos a respeito da DUIMP de Embarque Normal:
DUIMP de Embarque Normal: entenda
Novo Processo de Importação: o que é?
Tipos de Conhecimento de Embarque por modal
Módulos do Portal Siscomex
Curso de DUIMP
O que é a DUIMP?
Vamos lá agora saber mais sobre a DUIMP de embarque normal? 😉
DUIMP de Embarque Normal: entenda
DUIMP de Embarque Normal é aquela que não se encontra nas situações especiais de despacho. Se tratando de embarque na DUIMP, um ponto fundamental é que agora no NPI, é possível embarcar produtos em quantos embarques forem necessários e assim ser descontado o saldo autorizado conforme for utilizado, consequentemente os armadores embarcaram mais, o planejamento dos importadores e agentes sofrem menos variações e menos clientes terão problemas dentro das suas empresas e fábricas..
Novo Processo de Importação: o que é?
O objetivo geral do Novo Processo de Importação (NPI) é a coordenação das atividades de registro, acompanhamento e controles administrativos, aduaneiros e fiscais das operações, bem como a unificação da entrada dos dados solicitados aos importadores e a melhora no seu compartilhamento, de forma a eliminar redundâncias.
Ou seja, com todos os módulos integrados e com reaproveitamento eficiente de dados, certamente temos um grande avanço para o Comércio Exterior.
Tipos de Conhecimento de Embarque por modal
O Conhecimento de Embarque também é conhecido por conhecimento de transporte ou ainda conhecimento de carga.
Lembrando que o termo Conhecimento de Embarque recebe nomes específicas para as diferentes vias de transporte, a saber:
Rodoviário – CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário);
Marítimo – BL (Bill of Lading);
Aéreo – AWB (Airway Bill); MAWB (Master Airway Bill); HAWB (House Airway Bill);
Ferroviário – TIF/CTF (Conhecimento de Carga Ferroviária); e
Multimodal – (Throughbill of Lading).
O Conhecimento de Transporte independente do modal serve para oficializar a contratação da operação do transporte internacional, comprovar o recebimento da carga na origem, além da obrigação de entregá-la no destino, constituindo a prova de posse e propriedade da mercadoria.
👉 Confira também o nosso artigo onde falamos sobre a DU-E Embarque Normal!
Módulos do Portal Siscomex
O Novo Processo de Importação (NPI) é composto pelos módulos abaixo no Portal Siscomex:
DUIMP – Declaração Única de Importação
Catálogo de produtos; com Cadastro de Operador Estrangeiro e de atributos
Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE)
LPCO – Licenças, permissões, certificados e outros documentos
CCT – Controle de Carga e Trânsito
GR – Gerenciamento de Riscos
São módulos já implementados no Portal Único Siscomex: Pagamento Centralizado, Catálogo de Produtos (com o cadastro do Operador Estrangeiro). Todos estes módulos são integrados com a nova DUIMP. Agora em 2021 a DUIMP será ampliada para todos os importadores.
Logo, estes novos módulos visam facilitar o dia-a-dia da importação no Brasil. Reduzindo redigitação de informações, com isso melhorando o trabalho do profissional de Comércio Exterior.
Curso de DUIMP
Sem dúvida, aprender a elaborar a Duimp fica mais fácil quando feito de forma prática! É por isso que aqui na Fazcomex desenvolvemos um treinamento com o enfoque na operação.
Em nossos treinamentos online ou presenciais o aluno tem acesso a um conteúdo teórico mas também às nossas atividades práticas que devem ser desenvolvidas nos Simuladores da Plataforma de Ensino SimulaComex.
Conheça nosso Curso online de Duimp.
O que é a DUIMP?
A DUIMP – Declaração Única de Importação é o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.
Portanto a DUIMP substituirá a DI (Declaração de Importação) e também a DSI (Declaração Simplificada de Importação).
Já a LI, Licença de Importação será substituída pelo LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos).
E aí, gostou deste artigo sobre o que é a Duimp embarque normal e como funciona a DUIMP embarque normal? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
DUIMP de Embarque Normal é aquela que não se encontra nas situações especiais de despacho. Se tratando de embarque na DUIMP, um ponto fundamental é que agora no NPI, é possível embarcar produtos em quantos embarques forem necessários.