A Base Legal da DUIMP é formada junto a Receita Federal e a Secex que são os representantes do governo que estão à frente da implantação da DUIMP.
Você deve lembrar que ano passado entre 20/09 e 07/11 foi realizada uma consulta pública sobre o Novo Processo de Importação ao setor privado, onde empresas e profissionais da área tiveram a oportunidade de opinar e participar.
Foram apresentadas ao governo federal 2.145 contribuições por 133 agentes (pessoas físicas ou jurídicas) diferentes. Como resultado, 524 foram contribuições distintas e 1.621 repetidas.
A Receita Federal avaliou 271 delas exclusivamente, 90 foram avaliadas pela SECEX e outras 163 ficaram sob responsabilidade das duas entidades.
Vamos lá agora saber mais sobre a DUIMP base legal! 😉
DUIMP base legal
Desde 01 de outubro de 2018 está em produção o projeto piloto da nova Declaração Única de Importação.
Durante o piloto as operações estão sendo acompanhadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
Podem participar empresas certificadas pela RFB como Operador Econômico Autorizado (OEA) nas categorias Pleno e Conformidade Nível 2 ou importadores que operem por conta e ordem dessas empresas.
As operações serão limitadas ao modal aquaviário, com recolhimento integral dos tributos federais incidentes e com controle exclusivamente aduaneiro, ou seja, sem anuências de outros órgãos.
Em nosso artigo DUIMP – Já está no ar você encontra as condições de registro detalhadas.
Dessa forma, em virtude da implantação da DUIMP, algumas normativas de importação foram editadas.
Em primeiro lugar foi a Portaria Coana n° 77/2018 de 26 de setembro de 2018 a qual estabeleceu os procedimentos para execução do projeto-piloto do Novo Processo de Importação e o despacho aduaneiro por meio de Declaração Única de Importação - DUIMP.
Já a INSTRUÇÃO NORMATIVA Receita Federal do Brasil Nº 1833, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018, alterou a IN 680 incluindo a DUIMP, já em resumo a IN RFB 680 é a normativa que Disciplina o Despacho Aduaneiro de Importação, já a implantação da DUIMP foi informada através da Notícia Siscomex nº 80, a qual está disponível no Portal Siscomex.
O Programa Portal Único é a principal iniciativa do governo federal para a desburocratização e simplificação do comércio exterior brasileiro e pensando em preparar cada vez mais e melhor, você, profissional de Comex, estamos preparando diversas novidades e materiais exclusivos sobre a DUIMP e o Novo Processo de Importação.
E aí, gostou deste artigo sobre a DUIMP base legal, como funciona a DUIMP base legal e onde usar a DUIMP base legal? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉
DUIMP é a sigla de Declaração Única de Importação, e é o novo documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneiras, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos.