por Leandro Sprenger

16 Apr, 2025

Como ser notificado quando houver uma mudança de Status no LPCO Importação

Hoje, vamos conhecer um software que auxiliar o profissional de comércio exterior à ser notificado quando houver uma mudança de Status no LPCO Importação, de forma rápida, simples e segura.

Academy: Por dentro do Novo Processo de Importação

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o LPCO de importação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Confira os seguintes tópicos:

  • Ser notificado quando houver uma mudança de Status no LPCO Importação
  • LPCO na Importação: o que é?
  • O que é Logística Internacional?
  • Comércio Exterior o que é?

Vamos lá? 😉

Mudança de Status no LPCO Importação

Ser notificado quando houver uma mudança de Status no LPCO Importação

Com o Fcomex Módulo Importação, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível ser notificado quando houver uma mudança de Status no LPCO (com anexação eletrônica de documentos). Vamos conhecer alguns passos a seguir.


Passo 1: Acessando o menu de Importação

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Inicialmente, clique no menu Importação e depois na opção “Pessoas”:


Na tela de “Listagem de Pessoas”, estarão listadas todas as “Pessoas” cadastradas na base de dados pelo usuário.

Nesta tela deve–se localizar o “Representante Legal/Despachante Aduaneiro” na listagem. Caso ainda não tenha feito esse pré cadastro, CLIQUE AQUI.


E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

Deve-se clicar sobre a linha do despachante para que a direita se abra o menu de ações, já no menu de ações, clique em “Editar”.

Passo 2: Ativando as Notificações dentro do Despachante Aduaneiro

Já na tela de “Editar Pessoa” do Representante legal/Despachante deve-se selecionar a terceira aba “Eventos Portal Único”.

É nesta tela que é possível ativação das notificações, na coluna de “Ambiente de Produção” temos seis opções de notificações, sendo quatro delas relacionadas ao LPCO; 

  • Situação do LPCO Alterada pelo Anuente

  • Inclusão de Exigência no LPCO

  • Resultado de Análise de Prorrogação do LPCO

  • Resultado de Análise de Retificação do LPCO

Ao selecionar a opção desejada basta clicar em “Cadastrar” e finalizar em “Salvar”.

Passo 3: Vinculando as notificações ao Cliente/Importador

Após concluir a ativação das notificações, deve-se selecionar quais CNPJs terão vinculação a configuração de notificação. Para isso deve-se acessar o menu Importação e selecionar a opção ‘LPCOs”. 

Ao acessar a tela de “Listagem de LCPOs”, deve-se clicar no botão de “Ações”.

Já na tela de “Eventos Portal Único” será visível quatro abas; (Situação do LPCO Alterada pelo Anuente, Inclusão de Exigência no LPCO, Resultado de Análise de Prorrogação do LPCO e Resultado de Análise de Retificação do LPCO), assim como as opções configuradas anteriormente.

Em cada aba possui a relação de CNPJs que está habilitado no radar do despachante. (Caso tenha dúvidas ou precise de uma atualização na Habilitação Radar do despachante aduaneiro, CLIQUE AQUI.) Nesta relação pode ser selecionado um ou mais CNPJs, assim como todos de uma só vez. Basta selecionar o checkbox e finalizar clicando em “Salvar”.

Feito isso, os CNPJs terão monitoramento no Portal Siscomex.

Passo 4: Configurando as notificações :

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

Até o Passo 3, fará com que os Eventos do Portal Siscomex sejam recebidos no Fcomex. Mas para que você receba NOTIFICAÇÕES, seja por e-mail e ou avisos no Fcomex, faz-se necessário os passo abaixo:

4.1) Clique no Ícone da Engrenagem no canto superior direito e depois na opção "Configurações", exemplo:

4.2) Depois disso clique na opção CENTRAL DE NOTIFICAÇÃO:

4.3) Na tela de "Listagem de Notificações" clique no botão "Adicionar".

4.4) Configurando a NOTIFICAÇÃO:

No campo "NOME" insira um nome interno para essa Notificação. No campo Evento, escolha a opção que deseja ser notificado e no campo "Forma de Notificação" escolha por qual canal deseja ser notificado.

Campos de Evento:

  • Importação LPCOs: Alteração da situação do documento

  • Importação LPCOs: Inclusão de uma nova exigência

  • Importação LPCOs: Retorno de análise da prorrogação

  • Importação LPCOs: Retorno de análise da retificação

Conforme você escolher o "Evento" são mostradas "Condições" e "Situação".

E no campo "Forma de Notificação" existem as seguintes opções:

  • E-mail - Nesta opção as notificações serão enviadas por e-mail.

  • Aviso no Sistema - Nesta opção as notificações serão mostradas dentro do Sistema Fcomex, aparecerão no ícone do "Sininho" no canto superior direito da tela principal.

  • Aviso no Aplicativo (celular) - em fase de testes.

  • Demais opções ainda em desenvolvimento.

Configurações da Notificação:

Para montar o conteúdo que você receberá seja por e-mail, aviso no sistema ou outro, usufrua das TAGS disponíveis. Dessa forma, o sistema mudará automaticamente o conteúdo da TAG pelo conteúdo do seu documento.

DESTINATÁRIOS:

Por fim, escolha dentre as opções quem receberá as notificações, sendo:

Analista - Usuário que realizou a última alteração no documento;

Empresa - E-mail geral da empresa cadastrado internamente no Fcomex (para mudar solicite ao CS ou Suporte).

Todos Usuários - Marcar o check box caso queria que todos usuários do Fcomex recebam a notificação, ou selecione ao lado os "Usuários Específicos"

E-mails Adicionais - digite o endereço de e-mail que receberá.

Simples e fácil, não é mesmo?

👉  SOLICITAR APRESENTAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO!

Ou fale conosco em:

  • Comercial: (51) 3191-0990
  • E-mail: contato@fazcomex.com.br

LPCO na Importação: o que é?

Novo Processo de Importação (NPI) conta com diversas melhorias para todas as etapas, desde o controle de carga até o pagamento de impostos e intervenientes do seguimento. 

E uma das melhorias é o módulo LPCO. Ele é um módulo que já estava em uso na Exportação (LPCO na Exportação) desde a implantação da DU-E e que agora também está integrado com a DUIMP.

Nestes documentos, há regras e especificidades dos tratamentos administrativos de diferentes órgãos anuentes envolvidos no processo, como, por exemplo, a Receita Federal, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre outros. 

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação