por Leandro Sprenger
Como fazer o cadastro do Catálogo de Produtos?
No artigo de hoje, nós vamos conhecer uma ferramenta online que auxilia profissionais do Comércio Exterior a realizar o cadastro do Catálogo de Produtos. Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o Catálogo de Produtos no Comércio Exterior? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos sobre como fazer cadastro do Catálogo de Produtos:
- Realizar o cadastro do Catálogo de Produtos manualmente
- Preenchendo Catálogo de Produtos - Portal Único
- Entendendo a “Situação” do Produto
- O que é o catálogo de produtos?
- Benefícios do Módulo Catálogo de Produtos
- Sistema para Catálogo de Produtos na Importação
Vamos agora lá saber como realizar o cadastro do Catálogo de Produtos? 😉
Realizar o cadastro do Catálogo de Produtos manualmente
Com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível adicionar produtos no Catálogo de Produtos do Fcomex de forma manual, ou seja digitando todas as informações em tela ou através da inserção via lote. .
Lembrando que o Catálogo de produtos do Sistema Fcomex pode ser utilizado tanto como um cadastro de produtos “off line/ interno”, podendo ser acionado dentro de outros documentos, tais como DU-E, Processo de Importação, Ato Concessório, etc. Ou de forma integrada com o Portal Siscomex, já dentro do padrão do NPI (Novo Processo de Importação).
Confira abaixo uma ilustração de como realizar o cadastro do Catálogo de Produtos de forma manual dentro do sistema Fazcomex:
No FComex, o usuário do sistema pode visualizar a listagem de produtos que já estão cadastrados ou cadastrar um novo produto.
Exemplificando:
Sendo assim, é possível preencher os campos referentes às informações dos dados gerais do Catálogo de Produtos, como: Importador/Exportador, Incluir com data retroativa, Incluir com data retroativa, Denominação do Produto e Modalidade.
Preenchendo Catálogo de Produtos - Portal Único
Após preencher os dados do produto, o usuário do FComex também poderá preencher os campos referente ao “Catálogo de Produtos - Portal Único”. Alguns campos de preenchimento automático são: Código, Versão e situação.
Campos como a Descrição Complementar, Classificação Fiscal, NCM, Descrição da NCM, Unidade Estatística, Impostos e Atributos da NCM também constam em nosso software para auxiliar o usuário do sistema a cadastrar o Catálogo de Produtos.
Lembrando que o governo atualiza os “Atributos” diariamente, dessa forma o Sistema Fcomex também é atualizado com os respectivos atributos diariamente de forma automática.
Outras abas para auxiliar no cadastro do Catálogo de Produtos também constam no software FComex, como Fabricante / Produtos, Unidade Estatística, Atos Concessórios, Documentos, Idiomas (onde é possível definir a descrição do produto em outro idioma).
Entendendo a “Situação” do Produto
Após ter realizado o cadastro do produto, o produto já estará disponível para uso interno dentro do Sistema Fcomex.
Vale ressaltar que, ao cadastrar o produto, ele estará vinculado a todos os locais dentro do FComex, o que é um facilitador para o usuário do sistema, alguns exemplos:
Elaboração de DU-E no módulo “Exportação” - uso como auxiliar de preenchimento da descrição.
Elaboração de Processo de Importação no módulo “Importação” com posterior geração de DI (Declaração de Importação).
Uso dos PNS no módulo Drawback, para vinculação no quadro de consumo, quando um mesmo produto tenha mais PNs equivalentes ao informado no Laudo Técnico.
Uso da Aba Unidade Estatística vinculada ao módulo Drawback do Fcomex quando necessário fazer paridade entre unidade medida estatística versus unidade medida comercializada no rateio por mercadoria no drawback (elaboração).
O que é o catálogo de produtos?
Há um novo Módulo no Portal Siscomex cujo nome é Catálogo de Produtos ele é integrado com a DUIMP. Nele o importador deverá manter o cadastro de todos seus produtos importados.
O Catálogo de Produtos visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.
Para Exemplificar, veja a tela abaixo.
São campos requeridos no Catálogo de Produtos: Naladi, NCM, Descrição da mercadoria , entre outros.
Leia também: Como integrar seu sistema de importação com o Catálogo de Produtos do Portal Siscomex
Benefícios do Módulo Catálogo de Produtos
O Catálogo de Produto tem como finalidade principal auxiliar o preenchimento das DUIMP. Utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador. Esse banco de dados é gerido pelo próprio importador, atualizando-o com novos produtos ou novas informações dos produtos já cadastrados.
O catálogo de produto tem como objetivo:
Elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos
Prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal (além disso aumento da qualidade e precisão da informação do produto)
Permitir que os intervenientes integrem seus sistemas ao Catálogo, consequentemente recebendo as informações de acordo com suas necessidades
Permitir que as informações do produto sejam fornecidas uma única vez (através do preenchimento do catálogo) para todos os órgãos envolvidos na operação
Além disso maior agilidade da atuação dos órgãos anuentes nas operações de comércio exterior
Finalmente permitir a concessão de licenças para o “produto”, quando aplicável, ao invés de licenças para cada operação
Sistema para Catálogo de Produtos na Importação
Aqui na Fazcomex desenvolvemos um módulo de apoio ao Catálogo de Produtos da DUIMP o qual integra com o Portal Siscomex. Solicite-nos mais informações pelo e-mail contato@fazcomex.com.br ou nossos canais de comunicação. Para exemplificar:
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo sobre como fazer o cadastro de catálogo de produtos no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉