O artigo de hoje tem como foco um assunto fundamental para quem atua dentro do Novo Processo de Importação. Trata-se dos Atributos de NCM, mais precisamente a relação com os Órgãos Anuentes.
Você conhece este assunto e sobre como ele funciona dentro do Comércio Exterior?
Caso ainda não, pegue o seu café e continue conosco!
Veja agora os seguintes tópicos no artigo de hoje relacionado aos atributos de NCM importação:
Vamos lá saber sobre como funcionam os Atributos de NCM no Novo Processo de Importação? 😉
Atributos de NCM na Importação: o que são atributos?
Os Atributos são informações específicas que serão prestadas pelos operadores de comércio exterior, através de formatos estruturados e de forma individualizada para cada código da NCM, visando a melhor identificação e descrição das mercadorias referentes à importação.
Atributos de NCM - Órgão na Importação: para que servem?
Para quem realiza operações comerciais de importação, certamente já encarou a elaboração da DUIMP, A DUIMP é a Declaração Única de Importação a qual faz parte do Novo Processo de Importação (NPI) que está em implantação no Portal Único de Comércio Exterior. Ela é ainda, o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.
👉 Portanto, a DUIMP substitui as conhecidas Declaração Simplificada de Importação (DSI) e Declaração de Importação (DI).
Apesar da aparente simplificação dada pela DUIMP, alguns fatores causam estranheza na hora da emissão do documento, como a necessidade de se informar o “atributo da NCM”, ou seja, faz-se necessário no ato da importação de vários tipos de produtos o detalhamento do item de acordo com lista presente no site do MDIC.
A NCM constitui atualmente a base para a classificação fiscal de mercadorias, entretanto ela é ineficiente. A fim de suprir essa ineficiência, adotam-se atualmente soluções distintas nos diversos formulários de comércio exterior, como os “destaques de mercadoria”, empregados no licenciamento, e a “NVE”, empregada no despacho aduaneiro. Portanto, com o intuito de solucionar este problema foi criada a tabela de “Atributos”.
Logo, os atributos substituem os destaques da NCM e NVE (Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística). Tendo por objetivo detalhar os produtos e permitir sua melhor identificação para efeitos de fiscalização.
Agora que você já conhece como funcionam os atributos NCM no NPI, vamos entender quais os Órgãos Anuentes são utilizados nesse processo. Abaixo montamos a relação dos Órgãos Anuentes que são relacionados à NCM na importação, confira:
Sigla do Órgão Anuente | Nome do Órgão Anuente |
ANEEL | Agência Nacional de Energia Elétrica |
ANM | Agência Nacional de Mineração |
ANP | Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis |
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | |
CNEN | Comissão Nacional de Energia Nuclear |
Departamento de Operações de Comércio Exterior | |
MD | Ministério da Defesa |
DFPC | Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (Exército) |
DPF | Polícia Federal |
IBAMA | Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis |
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento | |
MCTIC | Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações |
Fonte: Tratamento Administrativo Importação - Gov.
Atributos no Catálogo de Produtos: exemplo
Os atributos são variáveis conforme a NCM selecionada na Aba Dados Básicos do Catálogo de Produtos.
Só pra exemplificar:
Exemplo acima são os atributos disponíveis para a NCM 1605.69.00.
Os órgãos anuentes são todos aqueles órgãos que necessitam efetuar uma análise complementar, dentro de sua área de competência, em determinadas operações de comércio exterior (exportação e importação). Eles têm a função de liberar ou não a entrada e saída de mercadorias no país.
Os Órgãos Anuentes têm a responsabilidade de averiguar se as mercadorias estão em conformidade com os requisitos e com as normas internacionais exigidos e, ainda, se não há proibição de venda no Brasil (consumo, circulação, preocupação com segurança e adequação técnica e científica estão entre os itens analisados).
Além disso, esses setores também são os responsáveis por predefinir essas condições, por meio de testes que credenciam a comercialização desses produtos.
Eles atuam analisando Licenças de Importação (LI), LPCO na importação e Licenças de exportação (LPCO) no Portal Siscomex.
Arquivos contendo a relação dos atributos separados por NCM, em dois formatos: XML e JSON estão disponíveis no Portal Único de Comércio Exterior. Para realizar o download da tabela de atributos por NCM em XML clique aqui.
No arquivo acima você encontra a lista completa de atributos para ser usado do Catálogo de Produtos e DUIMP.
Vale lembrar que este conceito de atributo de NCM já funciona na DU-E (Declaração Única de Exportação).
Saiba mais sobre as reuniões do Mapeamento dos Atributos.
“A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) informam que os atributos vinculados às NCM dos capítulos de 01 a 49 para as operações de importação estão disponíveis no ambiente de treinamento do Portal Único Siscomex a partir de hoje (15/07/2022) para testes pelos importadores.
Os atributos disponibilizados neste momento foram objeto de análise após a Consulta Pública realizada entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2021 e fazem parte da implementação do Novo Processo de Importação (NPI), sendo vinculados às NCM somente para as operações registradas via Declaração Única de Importação (Duimp)”.
Fonte: Secex e RFB
👉 Saiba mais em Publicação em Treinamento dos Atributos NCM e confira também nosso artigo sobre a Atualização NCM 2022!
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
E aí, gostou deste artigo sobre os atributos de NCM? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Os Atributos são informações específicas que serão prestadas pelos operadores de comércio exterior, através de formatos estruturados e de forma individualizada para cada código da NCM, visando a melhor identificação e descrição das mercadorias
Os órgãos anuentes são todos aqueles órgãos que necessitam efetuar uma análise complementar, dentro de sua área de competência, em determinadas operações de comércio exterior (exportação e importação).