ANVISA | Alterações no tratamento administrativo aplicado às importações - NCM

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

No artigo de hoje, nós vamos entender mais a respeito de algumas alterações no tratamento administrativo aplicado às importações dos produtos classificados nos subitens da Nomenclatura Comum do Mercosul.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a Anvisa e NCM? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

  • Alteração tratamento administrativo Anvisa - NCM    
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
alteração tratamento administrativo Anvisa NCM

Alteração tratamento administrativo Anvisa - NCM

Veja a seguir, a nota emitida pelo governo na integra:

"Comunicamos que a partir de 25/06/2024 serão promovidas as seguintes alterações no tratamento administrativo aplicado às importações dos produtos classificados nos subitens da Nomenclatura Comum do Mercosul abaixo relacionados, sujeitos à anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):
 
1. Inclusão dos tratamentos administrativos do tipo “NCM/Destaque” conforme redação a seguir:


a) 21021010 - Saccharomyces boulardii

Destaque 080 – Alimento (e insumos) para indústria/uso humano

b) 90221419 - Outros

90189010 - Para transfusão de sangue ou infusão intravenosa

Posição 9021 - Artigos e aparelhos ortopédicos, incluindo as cintas e fundas médico-cirúrgicas e as muletas; talas, goteiras e outros artigos e aparelhos para fraturas; artigos e aparelhos de prótese; aparelhos para facilitar a audição dos surdos e outros aparelhos para compensar uma deficiência ou uma incapacidade, destinados a serem transportados à mão ou sobre as pessoas ou a serem implantados no organismo

84799090 - Outras

 Destaque 082 – Dispositivo médico (e componentes) para indústria/uso humano

 

c) 21021010 - Saccharomyces boulardii

Destaque 083 - Medicamento (e insumos) para indústria/uso humano

d) 15159090 - Outros

Destaque 084 – Medicamentos ou substâncias com finalidade controladas pela Port. SVS/MS n 344/1998

 

e) 15159090 – Outros

Destaque 085 - Padrão de referência (primário/CQ/proficiência)

2. Exclusão dos textos descritivos dos destaques administrativos indicados a seguir:

a) 15159090 – Outros

Academy: Por dentro do Novo Processo de Importação

Destaque 030 – Óleo de pimenta longa

b) 90221419 - Outros

Destaque 002 – Parte/acessório p/equip. ou material de uso médico-odonto-hospitalar humano 

Destaque 003 - Peças para equipamento ou material de uso m dico-odonto-hospitalar humano

c) 21021010 – Saccharomyces boulardii

Destaque 001 – Para consumo humano ou uso em indústria alimentícia

 

d) 84799090 - Outras

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Destaque 001 – Para uso médico-odonto-hospitalar-laboratorial em saúde humana

3. Exclusão do tratamento administrativo do tipo “Mercadoria (NCM)” para os códigos a seguir:

90221419 - Outros

90189010 - Para transfusão de sangue ou infusão intravenosa

Posição 9021 - Artigos e aparelhos ortopédicos, incluindo as cintas e fundas médico-cirúrgicas e as muletas; talas, goteiras e outros artigos e aparelhos para fraturas; artigos e aparelhos de prótese; aparelhos para facilitar a audição dos surdos e outros aparelhos para compensar uma deficiência ou uma incapacidade, destinados a serem transportados à mão ou sobre as pessoas ou a serem implantados no organismo

Esta Notícia Siscomex está sendo publicada por solicitação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, com base na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 81, de 5 de novembro de 2008, e em atendimento ao disposto nos artigos 8 e 13 da Portaria Secex nº 65, de 26 de novembro de 2020."

Fonte: Governo Federal

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

O que é importação?

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação