Hoje, vamos entender um pouco mais sobre como podemos gerar relatórios de DU-E (Declaração Única de Exportação). Este tema é fundamental para quem atua diariamente com exportações.
Portanto, se você quer saber mais a respeito deste assunto, fique conosco neste artigo para saber como gerar relatório da DU-E.
Confira os tópicos abordados neste texto sobre como gerar relatórios de DU-E (Declaração Única de Exportação):
Vamos lá agora saber como gerar relatórios de DU-E (Declaração Única de Exportação)? 😉
O relatório da DU-E (Declaração Única de Exportação) é uma importante ferramenta para o despachante/exportador para realizar a auditoria / conferência dos dados da DU-E.
Você sabia que existe um sistema onde é possível gerar esses relatórios de maneira automatizada e simplificada? A seguir contaremos mais sobre esta funcionalidade desenvolvida pela Fazcomex.
Com o Sistema FComex da Fazcomex, no módulo DU-E, é possível gerar relatórios completos da DU-E (Declaração Única de Exportação) para auditoria em Comércio Exterior, de maneira simplificada.
No FComex, o usuário do sistema pode realizar a geração do relatório e forma simlificada, basta clicar no botão, como no exemplo abaixo:
O usuário do FComex pode escolher por qual das opções disponíveis no software deseja realizar a busca de seu relatório:
Lembrando que em nosso sistema, é possível configurar os campos do relatório da DU-E, o que é um facilitador deste processo.
Antes de gerar o relatório, o usuário do sistema visualiza o resumo resumo das configurações de seu relatório, e conforme mencionado, pode estar salvando o modelo para futuras consultas.
Após realizar o procedimento acima o sistema realizará um Download de arquivo em formato Excel para seu computador com os dados solicitados para o relatório.
O Software FComex é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo.
A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática. Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.
Lembrando que o sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
Cálculos automáticos de peso líquido por item;
Recurso de Salvar e continuar;
Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
Suporte Técnico Especializado;
Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e Du-e Posteriori;
Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).
👉 E então, gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.
<ul><li>Os benefícios da DU-E são</li><li>Utilização mais eficiente dos dados disponíveis em outros documentos</li><li>Liberação das mercadorias para exportação</li><li>Evita inconsistências nos documentos fiscais</li></ul>