No momento da emissão da Nota fiscal de Exportação é necessário estar muito atento quanto a alguns fatores que, quando realizados de forma errada, implicam em sérios problemas no despacho aduaneiro. Por esse motivo, o assunto de hoje trata da Nota Fiscal Eletrônica: principais erros.
Se você quer saber mais a respeito dos principais erros envolvendo o processo da Nota Fiscal de Exportação (NF-E), pegue o seu café e continue com a gente!
Neste artigo sobre a Nota Fiscal de Exportação, veremos os seguintes tópicos:
Vamos lá agora entender mais sobre os principais erros na Nota Fiscal Eletrônica? 😉
Nota Fiscal Eletrônica: principais erros
Grande parte das informações colocadas na NF-E migram automaticamente para a DU-E (Declaração Única de Exportação). Portanto, erros na nota refletem em erros no despacho aduaneiro e podem inclusive gerar multas e atrasos na exportação.
Os principais erros na Nota Fiscal de Exportação (NFE) são:
Cabe destacar que erros nos campos de NCM e descrição de mercadoria quando identificados após a DU-E averbada faz-se necessário a substituição de notas fiscais de exportação para fins de Retificação.
👉 Confira o nosso artigo sobre Como Emitir a NF-E sem erros!
Dados da empresa emitente: O emissor da NF-E de exportação é o exportador, informe com cuidado os seguintes dados: CNPJ, razão social, endereço completo, inscrição estadual e municipal.
Informações do cliente (destinatário): Neste caso são os dados do importador, tome cuidado em informar corretamente o país com o respectivo código. País do Importador migra automaticamente para a DU-E portanto o código deve estar de acordo.
Logo, erros na nota refletem em erros no despacho, podem inclusive gerar multas e atrasos na exportação.
Vale destacar ainda que, a Emissão da NF-E para ter validade jurídica, precisa de uma assinatura digital, para confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua empresa que emitiu a nota, para tanto é necessário acessar com Certificado Digital.
A Nota Fiscal de Exportação (NF-E) é um dos principais documentos brasileiros necessários para exportação. Além disso, ela é integrada com a DU-E (Declaração Única de Exportação) do Portal Siscomex.
Desta forma, toda empresa que faz exportações está obrigada a emitir o documento, a não emissão pode configurar crime, passível de multa e responsabilização do sócio da empresa na esfera criminal.
No Brasil há incentivos fiscais para a exportação. Portanto, não há incidência de tributos como PIS, COFINS, ICMS e IPI. No campo “dados adicionais” você pode informar o motivo porque tal tributo não está sendo recolhido.
Quanto ao Imposto de Exportação (IE) apenas poucos produtos têm incidência, recentemente escrevemos sobre este tema.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é a nota fiscal de exportação e os principais erros na nota fiscal de exportação? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉
A Nota Fiscal de Exportação (NF-E) é um dos principais documentos brasileiros necessários para exportação. Além disso, ela é integrada com a DU-E (Declaração Única de Exportação) do Portal Siscomex.
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.