por Sinara Bueno

16 Mar, 2025

Importância de automatizar o processo de exportação: Entenda os motivos

Para quem trabalha em uma Comissária de Despacho, sabe perfeitamente que as etapas na exportação precisam de muita atenção, principalmente na fase burocrática da documentação. Por isso o artigo de hoje trata da importância de Automatizar o Processo de Exportação.

E-book - passo a passo DU-E

Se você quer saber mais sobre este assunto, pegue o seu café e continue conosco!

Neste texto vamos falar sobre os seguintes aspectos:

    • Automatização do processo de exportação: Por que é importante?
    • Vantagens da automatização da exportação: quais são?
    • Software para Automatização na exportação: Conheça
    • Como funciona a Automatização da DU-E
    • Porque automatizar a Elaboração da Declaração Única de Exportação?
    • Software para Elaboração de DU-E
    • Automatização da exportação: Software de Drawback
    • O que é o Novo Processo de Exportação?
    • O que é uma Comissária de Despacho

    Vamos lá agora saber como funciona para automatizar o Processo de Exportação? 😉



    Automatizar o processo de exportação: Por que é importante?

    A operação comercial entre países sempre foi bastante complicada e burocrática. Há alguns anos, porém, as empresas que se dedicam ao Comércio Exterior ganharam uma poderosa aliada na missão de simplificar e automatizar processos morosos: a tecnologia.

    Em um cenário cada vez mais competitivo, os gestores precisam buscar alternativas eficientes para otimizar recursos e conferir alta performance às atividades cotidianas.

    Por isso, em resposta a uma demanda bastante pungente por simplificação, a automação de processos de exportação.

    Vantagens de automatizar o processo de exportação: quais são?

    Entre as principais vantagens para aderir a automatização dos processos de exportação, estão:

    • Redução da burocracia

    • Tomadas de decisão com base em dados

    • Maior comunicação entre cliente e empresa

    • Otimização dos processos

    • Gestão integrada

    👉 A seguir vamos falar sobre alguns sistemas que auxiliam os atuantes de uma Comissária de Despacho no momento de lidar com as etapas da exportação.

    Software para Automatizar a Exportação: Conheça

    É grande a quantidade de prestadores de serviços no Comex que pensam que não podem ter um Software, porém isso é um mito. A tecnologia avançou muito nos últimos anos e tornou-se acessível a todos e não é diferente no Comex.

    Aqui na Fazcomex temos diversos softwares que podem ser usados por atuantes em uma Comissária de Despacho, tais como:

    1. Software de DU-E (Declaração Única de Exportação)

    2. Software Extrator de Dados do Siscomex

    3. Software para Catálogo de Produtos (DUIMP)

    4. Software de Drawback

    Como você pode perceber, para quem trabalha com importação, nós também disponibilizamos softwares que irão auxiliar nessa etapa.

    Como funciona a Automatização da DU-E

    É possível automatizar tanto a elaboração da DU-E, como a consulta da Declaração de Exportação. Para tanto, o próprio governo possui toda a documentação e estrutura para que qualquer empresa desenvolva esta integração com o Portal Siscomex.

    👉 Logo, a empresa pode desenvolver internamente a automatização da DU-E ou adquirir no mercado soluções prontas como a disponibilizada pela Fazcomex, com o Software Fcomex e o Extrator de dados do Siscomex.

    Porque automatizar a Elaboração da Declaração Única de Exportação?

    Na DU-E (Declaração Única de Exportação) são preenchidos aproximadamente 36 campos e ainda são aproveitadas muitas informações da Nota Fiscal de Exportação (NF-E).

    Quem opera com a DU-E no dia a dia sabe que as exportações com poucos itens podem ser feitas com muita facilidade no Portal Siscomex. Porém, quando temos processos com um pouco mais de itens, acima de 5 itens, a elaboração no Portal Único requer a repetição de uma série de informações. Essa repetição de dados por item acaba tornando o processo bastante demorado.

    Logo, a automatização da Elaboração da DU-E faz todo o sentido, e gera muita produtividade e agilidade para a Comissária de Despacho.

    Software para Elaboração de DU-E

    Com o Sistema de DU-E da Fazcomex uma Comissária de Despacho e sua equipe podem Elaborar e Transmitir a Declaração Única de Exportação pela Web. Além de:

    1. Elaborar suas DU-E´s de 05 ou 990 itens em poucos minutos;

    2. Cálculos automáticos de peso líquido, VMCV e VMLE por item;

    3. Se o Portal do governo estiver fora do ar, você deixa sua DU-E pronta no sistema e transmite posteriormente;

    4. Entre outras vantagens.

    Conheça o Sistema Fcomex – Módulo DU-E agende uma apresentação aqui.

    Para exemplificar:



    Automatização da exportação: Software de Drawback

    O Software de Drawback da Fazcomex é um sistema web com o qual você gerencia seus Atos Concessórios de Drawback Suspensão. Através deste módulo é possível fazer uma análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório, consultas automáticas de Saldo de Exportação, dentre outras funcionalidades.

    Para ilustrar:

    👉 Além deste texto sobre a automatização da exportação, confira o nosso artigo sobre Software para Despachante Aduaneiro!

    O que é o Novo Processo de Exportação?

    O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.

    Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).

    👉 Por fim, após a leitura do artigo de hoje, podemos perceber que automatizar o processo de exportação é um grande diferencial para os seus clientes, uma vez que a automação possibilita potencializar as negociações, fazendo com que o despachante aduaneiro receba os impactos positivos de forma expressiva!

    O que é uma Comissária de Bordo?

    Agora que já falamos sobre a importância de automatizar o processo de Exportação, vamos entender a atuação da Comissária de Despacho. É a Comissária de Despachos que auxiliará no planejamento dos cálculos prévios, da classificação do produto, suas alíquotas e seus regimes especiais. São estes profissionais que auxiliam o cliente em todas as condições necessárias para garantir o sucesso e a excelência nos trâmites aduaneiros.

    E aí, gostou deste artigo sobre a importância de automatizar o processo de exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024