Se você necessita realizar a extração da DU-E (DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO), porém está com dificuldades, saiba que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível realizar este processo de forma online.
Quer saber como extrair a DU-E de forma fácil? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes textos:
Bora lá? 😉
Extração da DU-E (DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO)
Se você é usuário do Fcomex Módulo Analytics, confira abaixo as instruções de como utilizar o Extrator de DU-E do Fcomex. Ou seja, veja como usar o EXTRATOR DE DUE (DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO).
Veja uma das telas do FComex para ilustrar:
Veja os passos para realizar a extração da DU-E (DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO) de forma online.
Acesse o menu ANALYTICS e selecione a opção “DU-E”, conforme imagem abaixo:
Na tela LISTAGEM DE DUES o usuário deve clicar no botão “AÇÕES” e depois em “consultar”, conforme print abaixo:
Nessa tela é possível realizar dois tipos de consulta: Por Período (Padrão) e por Listagem.
Tipo de consulta: PERÍODO
Na tela em questão o tipo de consulta por “Período” se apresenta automaticamente, como “padrão”. Nessa opção é necessário preenchimento dos campos abaixo;
- CPF/CNPJ Declarante: Digite o cnpj do Declarante.
- CPF/CNPJ Exportador: Digite o cnpj do Exportador.
- Início: Selecionar/Informar a data de início da pesquisa.
- Fim: Selecionar/Informar a data fim da pesquisa.
Obs.: Não é obrigatório informar o “CPF/CNPJ Declarante” e o “CPF/CNPJ Exportador”, pode ser apenas um ou outro.
Geralmente, informar apenas o Declarante já é o suficiente, analise suas DU-Es. Notar também que a informação do Exportador é por ITEM DA DU-E portanto isso pode tornar a consulta mais lenta.
Esses campos funcionam como um filtro de pesquisa, após preenchimento basta clicar em “Listar”.
Vale ressaltar que não há um limite de data para consulta, porém é importante analisar o volume de DUEs registradas no período em questão. O ideal é que não traga mais que 500 / 600 DUEs para não pesar a conexão com o Siscomex.
Atenção: O Portal Siscomex tem um limite de 2000 dues por hora.
Na tela em questão o tipo de consulta por “Listagem” apresenta apenas um campo aberto de preenchimento, campo este que é ilimitado para inserção de número de DU-Es, observe imagem abaixo:
A inserção do número de DU-E pode ser feita uma a uma em coluna (uma abaixo da outra) ou em lote de uma única vez, pode-se montar um relação em Excel, bloco de notas ou documento que preferir e copiar e colar (Ctrl C + Ctrl V) dentro do campo de listagem.
Após inserir as condições para realizar a consulta, independe se for por período ou listagem, clicar em “Listar”(pesquisar), será apresentado a relação de DU-Es e seus respectivos status, como por exemplo “Data do Registro”, “Situação”, “Canal” e afins. Observe o exemplo abaixo.
Já com a relação de DU-Es na tela de consulta, o próximo passo é selecionar todas ou apenas aquelas que deseja trazer para a base de dados do Fcomex, usando o “checkbox” da coluna à esquerda.
Após isso clique no botão “Consultar Selecionados” ou no botão “Consulta em Lote”.
Sendo:
“Consultar Selecionados”: Ao usar esse botão é necessário manter-se com a tela do navegador aberta enquanto a extração de dados é realizada.
“Consulta em Lote”: Ao usar esse botão NÃO é necessário manter-se com a tela do navegador aberta enquanto a extração de dados é realizada. Portanto, quando tratar-se de um volume muito grande de informações recomenda-se a utilização deste.
Se você usar o botão "Consultar Selecionadas” você pode acompanhar a extração dos dados através da bolinha da coluna “Consulta”. À medida em que as DU-Es forem sendo consultadas, as bolinhas ficarão verdes.
Portanto, somente após a finalização desta consulta é que todos os dados da DU-E estarão efetivamente no banco de dados do Fcomex. Com isso, já é possível gerar relatórios e ou dar andamento em outras funcionalidades do Fcomex.
Fácil, não é mesmo?
Como automatizar a Elaboração da DU-E
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).
O Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.
O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à expo e impo.
O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.