por Sinara Bueno
DUEX-ER0429 - Soma dos valores informados para VMLE com Cobertura Cambial e VMLE sem Cobertura Cambial de todos os atos concessórios deve ser igual ao VMLE informado para o item de DU-E
Você que trabalha com exportação, muitas vezes pode se deparar com mensagens de erro dentro do Portal Siscomex, não é mesmo?
Pois hoje nós vamos falar da mensagem de erro na elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação) "DUEX-ER0429 Item 1: A soma dos valores informados para VMLE com Cobertura Cambial e VMLE sem Cobertura Cambial de todos os atos concessórios deve ser igual ao VMLE informado para o item de DU-E".
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo a transmissão da DU-E? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos sobre a mensagem de erro do Portal Siscomex DUEX-ER0429:
- Mensagem de erro DUEX-ER0429: como resolver?
- FComex Módulo DU-E
- Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- O que é VMLE e VMCV na DU-E?
- O que é VMLE na DU-E?
- O que é VMCV na DU-E?
- O que é o Portal Siscomex?
Vamos lá saber mais? 😉
Mensagem de erro DUEX-ER0429: como resolver?
A mensagem de erro: "DUEX-ER0429 Item 1: A soma dos valores informados para VMLE com Cobertura Cambial e VMLE sem Cobertura Cambial de todos os atos concessórios deve ser igual ao VMLE informado para o item de DU-E." é do Próprio Portal Siscomex.
Essa mensagem ocorre quando divergência entre os valores VMLE informando dentro dos itens da DU-E versus valor VMLE total da DU-E.
FComex Módulo DU-E
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por ítem;
Cálculos automáticos de peso líquido por item;
Recurso de Salvar e continuar;
Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
Suporte Técnico Especializado;
Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
O que é VMLE e VMCV na DU-E?
VMLE significa Valor da mercadoria no Local de Embarque. E VMCV significa Valor da mercadoria na Condição de Venda. Ambos são campos obrigatórios na DU-E (Declaração Única de Exportação).
Para exemplificar, veja abaixo uma tela da DU-E onde constam os dados em questão.
O que é VMLE na DU-E?
A sigla VMLE significa Valor da mercadoria no Local de Embarque. Esta informação é requerida na tela de item da DU-E. É um campo que não migra automaticamente da NF-E de exportação, portanto deve ser digitado na DU-E. Este campo será sempre o valor da mercadoria, independente do Incoterm do processo. Confira a tabela abaixo.
O que é VMCV na DU-E?
A sigla VMCV significa Valor da mercadoria na condição de venda. Esta informação é requerida na tela de item da DU-E. Também é um campo que não migra automaticamente da Nota Fiscal de Expo, portanto deve ser calculado na DU-E. Para este campo deve-se observar o Incoterm do processo. Para os Incoterms que tenham despesas como frete e seguro ou outros, estas despesas precisam constar no VMCV. Confira a tabela abaixo, a qual tem um detalhamento para cada Incoterm.
O que é o Portal Siscomex?
O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito. Se a informação é eletrônica, então os elementos de dados individuais devem ser enviados apenas uma vez.
Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉