por Leandro Sprenger
Veja as perguntas e respostas sobre a DU-E
Perguntas e Respostas sobre a DU-EA DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Único já é realidade para todos os tipos de processos de exportação.
Após mais de um ano de implantação finalmente a migração está completa.
Portanto, não é mais possível elaborar novo RE (Registro de Exportação) no Siscomex Novoex para nenhum enquadramento de operação. Agora RE apenas para consulta e retificação.
No artigo de hoje, nosso objetivo é divulgar uma série de canais oficiais do governo nos quais você pode buscar informações e soluções para a nova DU-E.
1. Perguntas e Respostas da DU-E
Portanto, não é mais possível elaborar novo RE (Registro de Exportação) no Siscomex Novoex para nenhum enquadramento de operação. Agora RE apenas para consulta e retificação.
Também conhecido carinhosamente, como "perguntão" da due! Trata-se de um FAQ (perguntas frequentes) atualizado e mantido pelo governo desde a primeira versão da Declaração Única.
No Perguntas e Respostas da DU-E no Portal Único você encontrará respostas para as principais dúvidas dos exportadores e despachantes aduaneiros. Dúvidas tanto do Sistema como do Novo Processo de Exportação, além de informações sobre o módulo CCT - Controle de Carga e Trânsito e do Módulo LPCO.
O usuário da DU-E pode acessar o Perguntas e Respostas através deste link: http://portal.siscomex.gov.br/perguntas_frequentes/exportacao
No momento são mais de 90 perguntas resolvidas pela equipe de implantação do Portal Siscomex, certamente alguma deles irá te ajudar a esclarecer pontos de dúvida.
Inegavelmente este conteúdo compilado te ajudará com o novo processo.
2. Comex Responde para envio de dúvida sobre DU-E
No link abaixo você pode enviar perguntas para a equipe que está cuidando da implantação do Portal Único. Para tanto, você deverá selecionar no campo Assunto Geral "Sistemas e ferramentas de apoio" e no campo Assunto Específico selecione " Portal Único Siscomex".
Atualmente o retorno tem levado de 10 a 15 dias e segue o Link: http://comexresponde.comexbrasil.gov.br/
Só para ilustrar segue abaixo imagem do canal de comunicação Comex Responde:
3. Erro no Portal Único, use o Suporte do Serpro
Ao contrário das duas dicas acima, as quais são indicadas para dúvida referente ao processo de exportação e as regras de negócio. Caso sua dúvida ou problema no portal único for relativo ao sistema então deverá acionar do Serpro.
O Serpro é o desenvolvedor do sistema da DU-E, portanto também disponibiliza um canal de comunicação sobre o Portal Único.
Ao Serpro cabem as situações de sistema e tecnologia. Logo é através deste canal que você pode relatar erros, bugs, sugerir melhorias, etc. Por exemplo: Lentidão no sistema deve ser reportado ao Serpro.
O link de acesso é: http://www.serpro.gov.br/menu/suporte1/especificos/servicos-do-comercio-exterior Escolha: Portal Único SISCOMEX - PUCOMEX
Assim, se preferir você pode abrir um chamado no Serpro pelo telefone: 0800-9782331
Só para exemplificar segue imagem abaixo:
Com estas dicas certamente você saberá onde encontrar ajuda, suporte e mais esclarecimentos sobre os novos processos de comércio exterior.
👉 Além deste artigo sobre as perguntas e respostas DU-E, confira também nosso texto: Como abrir um chamado no SERPRO!
O que é DU-E?
O que é o Novo Processo de Exportação?
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).
E aí, gostou deste artigo sobre a DU-E, as perguntas e respostas sobre a DU-E e onde usar a DU-E? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉