por Leandro Sprenger
DU-E: mensagem de erro código DUEX-ER0014 “Número da RUC inválido": o que fazer?
Você que trabalha com exportação, muitas vezes pode se deparar com mensagens de erro dentro do Portal Siscomex, não é mesmo? Por isso hoje, nós vamos falar da mensagem "DUEX-ER0014 - Número da RUC inválido".
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo a transmissão da DU-E (Declaração Única de Exportação) e a RUC? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos relacionados à mensagem de erro do Portal Siscomex DUEX-ER0014:
- Mensagem de erro DUEX-ER0014: como resolver?
- Padrão de formato da RUC
- FComex Módulo DU-E
- Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- RUC: O que é?
- Formato da RUC
- Como a RUC aparece na DU-E?
Vamos lá? 😉
Mensagem de erro DUEX-ER0014: como resolver?
Vale ressaltar que a mensagem de erro: "DUEX-ER0014 - Número da RUC inválido." é do próprio Portal Siscomex.
A RUC (Referência Única da Carga) possui um padrão específico, o qual precisa ser seguido e deve conter no máximo 35 caracteres. Ao elaborar a DU-E você pode deixar o campo RUC vazio, pois o próprio Portal Siscomex irá criar.
Com o FComex, Software desenvolvido pela Fazcomex, é possível ajustar facilmente o problema da mensagem "DUEX-ER0014 - Número da RUC inválido".
Caso se esteja realizando uma retificação de DU-E então precisa manter o número original de RUC o qual foi criado no momento do registro da Declaração.
Padrão de formato da RUC
O formato da RUC é <ano><país><exportador><década><referência do operador> e deve conter no máximo 35 caracteres no total, onde:
<ano> : o ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex a uma dada exportação por meio de DU-E, por exemplo, “7” se atribuída em 2017, “8” se atribuída em 2018, e assim por diante;
<país> : o país onde a RUC foi atribuída. No caso brasileiro, sempre “BR”;
<exportador> : é a identificação do exportador no CNPJ ou CPF, conforme o caso. Se CNPJ, com 8 dígitos, e se CPF, 11 dígitos;
<década> : a década do ano em que a RUC é atribuída no Portal Siscomex a uma dada exportação por meio de DU-E, por exemplo, “1” se atribuída em 2017, “2” se atribuída em 2020, e assim por diante;
<referência> : uma série única de caracteres que pode ser atribuída pelo exportador/declarante ou, se ele não o fizer, pelo sistema. A <referência> deve conter de 1 a 23 caracteres, caso seja CNPJ, e no máximo 20 caracteres, caso seja CPF. Utilizar apenas números e letras (não faz diferença se maiúsculas ou minúsculas).
FComex Módulo DU-E
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
As principais funcionalidades do FComex, módulo DU-E são:
Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
Cálculos automáticos de peso líquido por item;
Recurso de Salvar e continuar;
Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
Suporte Técnico Especializado;
Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
RUC: O que é?
A RUC (Registro Único de Carga) ou Em inglês: UCR é o identificador único e irrepetível que servirá de base para o controle da armazenagem e movimentação de cargas para exportação. Este número obedece a uma recomendação da Organização Mundial das Aduanas (OMA).
👉 Além disso, serve para que a carga possa ser rastreada por qualquer pessoa que o tenha.
Formato da RUC
Para exemplificar, veja como é a estrutura da RUC. Entenda como é o formato da Referência Única da Carga:
Como a RUC aparece na DU-E?
Quando você está elaborando a DU-E no Portal Único Siscomex o campo da RUC (Referência Única da Carga) aparece na primeira tela.
A RUC é um campo opcional. Sendo que se o usuário deixar o campo em branco o sistema criará automaticamente um número de RUC conforme o padrão ao REGISTRAR a DU-E (Declaração Única da Carga).
E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉