por Leandro Sprenger

06 Mar, 2025

Como criar um LPCO na Exportação

No artigo de hoje, vamos conhecer um sistema que auxiliar o profissional do comércio exterior a criar um LPCO na exportação de maneira fácil, segura, rápida e prática.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o LPCO na exportação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

  • Como criar um LPCO de Exportação?
  • Transmissão do LPCO para o Portal Único Siscomex
  • Como automatizar a Elaboração da DU-E
  • Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
  • Novo processo de exportação
  • O que é LPCO?

    Vamos lá? 😉
    Como criar um LPCO na Exportação

    Como criar um LPCO de Exportação?

    Após realizar o login no sistema Fcomex (software desenvolvido pela Fazcomex), o usuário irá acessar o menu “EXPORTAÇÃO” e logo em seguida, clicar em LPCOs.

    Ao acessar a opção LPCOs, é aberta uma página com a listagem de todos os LPCOs já cadastrados no sistema para a empresa. 

    Clique sobre o botão “Adicionar” em azul para criar um novo LPCO

    - Na parte de Dados Gerais, temos os seguintes campos:

    Cliente/Exportador: Selecione o cliente/exportador que irá usar este LPCO.

    Identificação: Nome Interno para facilitar a identificação do Lpco dentro do Fcomex. 

    Número: Será preenchido automaticamente após transmitir o LPCO para o Siscomex.

    Data Registro: Será preenchido automaticamente após transmitir o LPCO para o Siscomex.

    Situação: Será preenchido automaticamente após transmitir o LPCO para o Siscomex.

    Incluir com data retroativa?:

    Órgão Anuente: Órgão que irá realizar a análise do LPCO.

    Modelo LPCO: De acordo com o órgão escolhido, serão ofertados os modelos de relatório possíveis de se emitir, selecionar o  que for necessário para a sua exportação.

    Informações Adicionais: Caso deseje, poderá inserir informações adicionais que sejam relevantes em seu LPCO. 

    Conforme for selecionado o “Modelo LPCO” serão abertos campos/abas que variam de acordo com o mesmo escolhido, como por exemplo, ao escolher o modelo "Certificação para Produtos de Origem Animal” abrirão os campos referentes à unidade do Vigiagro, usos propostos, número da unidade de carga, entre outros, porém, caso selecione o modelo “Certificado Sanitário Vegetal”, os campos abertos serão o número do lote, local de embarque, meio de transporte, etc.  

    Para facilitar o entendimento, ao lado dos campos com o preenchimento obrigatório são colocados um “*” na cor vermelha, os campos que não tiverem este asterisco, o preenchimento é opcional. 

    Após o preenchimento destas informações, clique em “Salvar”.

    Como citado anteriormente, de acordo com o modelo de LPCO escolhido, irão se abrir abas e campos referente ao modelo, portanto, poderá ser aberto uma aba de “Itens”.

    Onde você seleciona a NCM do item, coloca a quantidade na unidade estatística e unidade comercializada. Após adicionadas estas informações, clique em “Adicionar Item”. Finalizado a inserção dos itens,  clique em “Salvar”. 

    Transmissão do LPCO para o Portal Único Siscomex

    Terminado o preenchimento das abas, revise o seu LPCO, se estiver de acordo, volte para a tela inicial de listagem dos LPCOS e clique sobre o LPCO que acabou de preencher. 

    Após clicar irá aparecer uma série de botões.

    Para transmitir a solicitação de LPCO ao Siscomex você deverá acionar o ícone de avião.

    Se a transmissão ocorrer com sucesso, os campos de “número”/”data de registro”/”situação” serão preenchidos automaticamente.

    Em caso de erros, irá retornar com um alerta, apontando onde há equívocos no processo, abaixo exemplo:

    Ao clicar na mensagem de erro irá aparecer uma janela descritiva, como abaixo:

    *Caso o erro seja somente no portal Fcomex, não impedirá de avançar, mas se for no Portal Único será necessário ajustar conforme solicitado.

    Como automatizar a Elaboração da DU-E

    O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.

    A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).

    Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

    Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

    O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.

    Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E

      • Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
      • Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
      • Cálculos automáticos de peso líquido por item;
      • Recurso de Salvar e continuar;
      • Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
      • Suporte Técnico Especializado;
      • Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
      • Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item

      e muito mais.

      👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!

      Novo processo de exportação

      Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).

      Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.

      O que é LPCO?

      As licenças, autorizações, certificados e outros documentos públicos exigidos para a realização de uma exportação, exceto os de natureza aduaneira, serão solicitados e emitidos pelo módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO), do Portal Único Siscomex.

      E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

      E-book - Tudo sobre a DU-E 2024