No artigo de hoje, nós vamos entender mais a respeito de como adicionar Nota Fiscal Referenciada modelo em Formulário por dentro do item na DU-E utilizando um software online.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a DU-E? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
Bora lá? 😉
Adicionar Nota Fiscal Referenciada modelo em Formulário por dentro do item na DU-E
Se você está com dificuldades de adicionar Nota Fiscal Referenciada modelo em Formulário por dentro do item na DU-E, saiba que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível realizar esta etapa. Vamos saber mais sobre este recurso do FComex.
Para exemplificar uma das telas do FComex:
Veja agora, os passos para adicionar Nota Fiscal Referenciada modelo em Formulário por dentro do item na DU-E:
Passo 1: Acessando a aba itens
Para vincular sua nota referenciada do tipo Formulário, após já ter vinculado todas as NFs de exportação, você deve acessar a aba “ITENS”, conforme a imagem abaixo.
Ao acessar a aba “Itens”, abrirá todos os itens que você incluiu pela NF de exportação, você deverá escolher em qual item deseja vincular a NF referenciada Formulário, e entrar no ícone de “lápis” para editá-la, conforme imagem abaixo.
Após entrar para editar o item, abrirá os seguintes campos abaixo, você deve selecionar a parte de “NF Referenciada”, conforme imagem abaixo.
Ao selecionar o campo NF referenciada, abrirá a seguinte tela:
Agora você deve selecionar a opção “Nota Fiscal Formulário” no campo “Tipo Nota Fiscal”
Assim, abrirá a seguinte tela:
Você deverá informar os dados EXATAMENTE iguais como estão na nota fiscal formulário.
DETALHAMENTO DOS CAMPOS
Abaixo daremos o exemplo de como preencher os campos citados acima. Lembrando que você deve mencionar os dados igual está na sua nota fiscal.
UF
Obs., Cada UF no Brasil possui um código para identificá-la, esse é o código que você deve mencionar na tela do Fcomex.
ANO/MÊS
CPF/CNPJ
Obs., Cuidar para que não sejam mencionados 0 a mais. O sistema dará como errado na hora de transmitir sua DU-E.
MODELO
Este é o campo do Modelo do documento fiscal
NÚMERO
ITEM E QUANTIDADE
Item e quantidade deve ser mencionado conforme nota fiscal formulário.
Após preencher todas essas informações você deve clicar no botão “ADICIONAR” para incluir a nf.
PASSO 5 - SALVANDO A NF REFERENCIADA FORMULÁRIO
Editar sua nf referenciada - Caso você queira fazer alguma alteração na sua nf referenciada, basta clicar no botão com ícone de “lápis” que fica ao lado da quantidade da nf.
Excluir sua nf referenciada - Caso você queira excluir sua nf referenciada, basta clicar no botão com ícone “lixeira” ao lado do ícone para editar.
Feito todas as edições e estando de acordo, basta clicar no botão “SALVAR”, no canto inferior da página, para salvar as informações no sistema.
Pronto, sua nota referenciada modelo em formulário está salva dentro da sua DU-E.
Simples, não é verdade?
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).
O Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.
O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à expo e impo.
O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.