Responsabilidades do exportador e importador no Incoterm FCA

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

O Incoterm FCA (Free Carrier) é uma das modalidades de Incoterms mais populares e utilizadas no comércio internacional. Este termo é amplamente escolhido por exportadores e importadores que buscam uma divisão equilibrada de responsabilidades, custos e riscos entre ambas as partes.

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No entanto, para garantir uma negociação bem-sucedida sob o Incoterm FCA, é fundamental que ambas as partes entendam claramente suas obrigações e limites de responsabilidade.

Neste artigo vamos detalhar cada um desses aspectos e analisar a documentação envolvida, assim como os pontos de atenção ao escolher o ponto de entrega e o papel de cada parte.

Vamos lá entender mais? 😉
Exportador Importador no Incoterm FCA

O que é o Incoterm FCA?

O Incoterm FCA, que significa "Free Carrier" (ou "Franco Transportador" em português), é uma modalidade que estabelece que o vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador, em um ponto de entrega previamente acordado. Neste ponto, a responsabilidade e os riscos são transferidos do exportador para o importador.

Esse local pode ser um terminal, depósito, armazém ou até mesmo o ponto de embarque no país do exportador. A flexibilidade na escolha do ponto de entrega torna o FCA especialmente versátil, sendo aplicável para qualquer tipo de transporte, seja ele aéreo, marítimo, rodoviário ou multimodal.

Entendendo as Responsabilidades do Exportador no Incoterm FCA

No Incoterm FCA, o exportador assume algumas responsabilidades fundamentais para garantir que a entrega ocorra de forma segura e conforme o combinado. Abaixo, listamos as principais obrigações do exportador:

  1. Embalar e Identificar a Mercadoria
    O exportador é responsável por embalar e identificar a mercadoria de acordo com as exigências do transporte e do contrato estabelecido com o comprador. Isso envolve assegurar que a carga esteja pronta para o manuseio adequado e identificada conforme as regulamentações de segurança do transporte.

  2. Realizar o Despacho Aduaneiro de Exportação
    No FCA, o exportador deve providenciar o despacho aduaneiro de exportação. Isso significa que ele precisa realizar os procedimentos de exportação junto à alfândega do país de origem, incluindo a obtenção de licenças e a emissão de documentos de exportação, como a Declaração Única de Exportação (DU-E) e a fatura comercial.

  3. Entregar a Mercadoria ao Transportador
    A principal responsabilidade do exportador é entregar a mercadoria ao transportador designado pelo importador, no ponto de entrega acordado. Nesse momento, a responsabilidade pelo risco de perda ou dano à carga é transferida do exportador para o importador.

  4. Fornecer Documentação ao Importador
    O exportador deve fornecer ao importador todos os documentos necessários para que ele possa realizar a importação no destino. Isso pode incluir a fatura comercial, o packing list, os certificados de origem e, em alguns casos, certificados sanitários ou fitossanitários.

  5. Comunicar o Comprador
    Após a entrega da mercadoria ao transportador, o exportador deve notificar o comprador, confirmando que a mercadoria foi entregue conforme o acordo. Essa comunicação é essencial para que o importador possa monitorar o transporte e garantir a continuidade da operação logística.

Principais Responsabilidades do Importador no Incoterm FCA

Assim como o exportador, o importador também assume várias obrigações e custos no Incoterm FCA. A seguir, estão listadas as principais responsabilidades do importador:

  1. Escolher e Contratar o Transportador
    O importador é responsável por escolher e contratar o transportador que levará a mercadoria a partir do ponto de entrega acordado. Esta responsabilidade inclui a negociação de frete, a obtenção de seguro e a gestão do transporte no país de origem.

  2. Gerenciar o Transporte Internacional
    A partir do momento em que a mercadoria é entregue ao transportador, o importador assume o controle sobre o transporte internacional. Isso significa que ele será responsável por monitorar o trajeto e assegurar que a carga chegue em segurança ao destino final.

  3. Assumir os Riscos Após a Entrega
    No Incoterm FCA, o risco de perda ou dano da mercadoria é transferido para o importador no momento em que o exportador a entrega ao transportador no local designado. Portanto, caso ocorra algum incidente durante o transporte, a responsabilidade será do importador.

  4. Realizar o Despacho Aduaneiro de Importação
    No destino, o importador é responsável pelo desembaraço aduaneiro de importação, o que inclui o pagamento de impostos e taxas, a apresentação de documentos de importação, e o cumprimento das regulamentações do país de destino.

  5. Receber e Inspecionar a Mercadoria
    Ao final do processo de transporte, o importador deve receber a mercadoria e inspecioná-la para confirmar que está em conformidade com o contrato. Caso haja discrepâncias, é importante que o importador notifique imediatamente o exportador e o transportador para resolver a questão.

Documentação Necessária no Incoterm FCA

A documentação correta é essencial para o cumprimento de cada etapa do Incoterm FCA, especialmente no que se refere ao despacho aduaneiro e transporte internacional. Os principais documentos envolvidos são:

  • Fatura Comercial
    Emitida pelo exportador, a fatura comercial é um documento que detalha os produtos exportados, o valor total da carga e as condições de pagamento.

  • Packing List
    Esse documento detalha a quantidade, tipo, peso e volume dos produtos, auxiliando tanto no controle aduaneiro quanto na logística de transporte.

  • Certificado de Origem
    Em alguns países, é necessário que o exportador forneça um certificado de origem para que o importador consiga benefícios tarifários ou cumpra exigências específicas do país de destino.

  • Certificados Sanitários e Fitossanitários
    Para produtos agrícolas ou de origem animal, certificados sanitários são exigidos para comprovar que a mercadoria está livre de doenças e pragas, permitindo sua entrada no país de destino.

  • Conhecimento de Transporte
    Emitido pelo transportador, este documento comprova o recebimento da mercadoria e detalha as condições do transporte. É importante para o importador, pois serve como comprovante da transferência de riscos e responsabilidades.

Pontos de Atenção ao Escolher o Local de Entrega

Uma das decisões mais críticas ao utilizar o Incoterm FCA é a escolha do ponto de entrega. Esse local define onde ocorre a transferência de riscos entre o exportador e o importador. Alguns pontos a considerar na definição do local de entrega:

  1. Acessibilidade e Segurança do Local
    Certifique-se de que o ponto de entrega escolhido seja acessível e seguro tanto para o exportador quanto para o transportador. Locais de difícil acesso podem aumentar os custos logísticos e os riscos para ambas as partes.

  2. Proximidade com a Alfândega
    Ao escolher um local próximo ao ponto de despacho aduaneiro, é possível facilitar a logística e evitar problemas burocráticos. Para exportações por via marítima, escolher um porto como ponto de entrega é uma opção prática e eficiente.

  3. Definir Claramente o Ponto de Entrega no Contrato
    Para evitar mal-entendidos, o local de entrega deve ser definido claramente no contrato de venda. Dessa forma, ambas as partes sabem onde a transferência de risco será realizada, reduzindo o potencial de disputas.

  4. Considerar o Tipo de Transporte Utilizado
    Diferentes tipos de transporte possuem requisitos específicos. Para transportes rodoviários, um terminal de cargas ou depósito é um ponto adequado. Já para transporte marítimo, um porto próximo ao exportador é preferível.

Ou seja, o Incoterm FCA é uma escolha vantajosa para transações internacionais, pois permite uma divisão equilibrada de responsabilidades e custos entre o exportador e o importador. Ao entender e cumprir cada uma de suas obrigações, ambas as partes garantem que o processo logístico flua de forma eficiente e segura.

O exportador deve focar em assegurar que a carga seja entregue ao transportador em boas condições, enquanto o importador é responsável pela gestão do transporte e do desembaraço aduaneiro no destino. Para que tudo ocorra sem problemas, a escolha cuidadosa do ponto de entrega e a documentação correta são essenciais.

Incoterms na Importação

Os Incoterms são usados em muitos documentos e sistemas de comércio exterior. Na importação o código é requerido na Declaração de Importação (DI) no Siscomex Importação.

Para ilustrar:

Incoterm FCA

👉🏼 Para que não haja enganos quanto as datas de atualização, é importante destacar que a última atualização dos Incoterms foi em 2020, ou seja, os Incoterms 2024 equivalem a versão atualizada em 2020!

O que é Incoterms?

Incoterms é a abreviatura do inglês, International Commercial Terms, que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”.

De forma geral, trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. São regras que determinam quem paga o frete da mercadoria, o seu ponto de entrega e quem deve fazer o seguro, entre outras coisas.

Os Incoterms são importantes para que a pessoa que vende para o exterior possa calcular todos os seus gastos.

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O que é o Incoterm FCA?

O Incoterm FCA, que significa "Free Carrier" (ou "Franco Transportador" em português), é uma modalidade que estabelece que o vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.

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Incoterms é a abreviatura do inglês, International Commercial Terms, que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”.

Trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional.

Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

O que é Comércio Exterior?

Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Tabela Incoterms 2020