por Leandro Sprenger

18 Mar, 2025

Versão do MVP do CCT Importação em treinamento

No artigo de hoje nós vamos entender mais sobre a versão do MVP do CCT Importação em treinamento. Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o CCT aéreo?

Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja agora os seguintes tópicos relacionados à versão do MVP do CCT Importação em treinamento:

    • Versão do MVP do CCT Importação em treinamento
    • O que é o CCT Aéreo?
    • Objetivos do CCT Aéreo: Saiba mais
    • O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
    • O que é Logística Internacional?

    Vamos lá saber mais? 😉


    Versão do MVP do CCT Importação em treinamento

    O governo informou que a partir do dia 5 de junho será disponibilizado no ambiente de treinamento do Portal Único do Comércio Exterior a versão do MVP (Minimum Viable Product) do CCT Importação no modal aéreo.

    Em função disso, a base de dados existente (manifestações de voos e cargas anteriores a 5/junho) será limpa para que a nova versão do sistema não replique as inconsistências ou limitações da versão anterior.

    Assim, orientamos os intervenientes a intensificarem os testes e ajustes de integração dos sistemas próprios com a utilização de massa de dados criada a partir da publicação da nova versão do sistema em treinamento.

    Fonte: Governo Federal

    O que é o CCT Aéreo? 

    E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

    O CCT Aéreo é o módulo de Controle de Carga e Trânsito do modal aéreo que substituirá o Siscomex Mantra, o qual funciona há mais de 25 anos. O controle de carga e de trânsito constitui um dos pilares do controle aduaneiro e abrange um dos aspectos mais sensíveis do comércio exterior, que trata da operacionalidade do transporte e da logística e da sua relação com o poder público.

    A informação relativa aos veículos e às cargas que chegam e saem do país é de vital importância para gestão do risco aduaneiro. Essa gestão é fundamental para a segurança do país, além de permitir detectar com exatidão os gargalos existentes na logística e no transporte de cargas.

    O novo sistema de controle de carga e trânsito CCT Importação – Modal Aéreo busca integrar os sistemas corporativos das empresas ao Portal Único do Comércio Exterior, viabilizando uma comunicação rápida, segura e transparente. Através da prestação de informações antecipadas, de forma eletrônica e conforme padrão internacional adotado pela IATA (sigla traduzida para Associação Internacional de Transportes Aéreos) procura-se aumentar a eficiência do processo, visando a redução em até 80% do tempo de liberação da carga aérea na importação, desde sua chegada no Brasil até a sua entrega final ao importador.



    Objetivos do CCT Aéreo: Saiba mais

    São os objetivos do novo módulo de controle de cargas aéreas:

    • Desenvolver um controle de carga único, independente do modal;

    • Atender a todos os Incoterms;

    • Eliminar burocracia;

    • Simplificar os controles;

    • Reduzir o tempo médio de liberação das cargas de importação;

    • Aumentar a segurança do controle aduaneiro;

    • Racionalizar os recursos das unidades da RFB; e

    • Dar transparência ao fluxo de carga.

    O que é o Novo Processo de Importação (NPI)

    O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.

    👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.

    O que é Logística Internacional?

    E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

    Agora que já falamos sobre o CCT Mantra, vamos entender mais sobre o que é a logística Internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

    Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação