por Sinara Bueno

18 Mar, 2025

Tabela de indisponibilidade do Siscomex Mantra: veja os códigos

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre um assunto fundamental envolvendo as importações. Trata-se das tabelas do Siscomex Mantra, mais especificamente da tabela de indisponibilidade do Mantra, que será descontinuado em breve, mas suas tabelas ainda serão consultadas frequentemente.

Quer saber mais sobre este assunto envolvendo o código no Mantra? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!

Veja os seguintes tópicos sobre a tabela de indisponibilidade do Mantra:

    • Tabela de indisponibilidade do Mantra
    • Siscomex Mantra, o que é?
    • Quais os tipos de Declaração de Importação (DI)?
    • Siscomex Mantra: é o fim deste sistema?
    • O que é o CCT Aéreo?

    Vamos lá? 😉



    Tabela de indisponibilidade do Mantra

    Abaixo, vamos conhecer os códigos e suas descrições referentes à tabela de indisponibilidade do Mantra:

    Código

    Indisponibilidade do Mantra

    01

    Abandono

    02

    Retenção

    03

    Apreensão

    04

    Sob Vistoria

    05

    Carga sem Documento

    06

    Aguardando Anuências

    07

    Bloqueio Descarga, Busca/Visita

    08

    Retenção - Dsic

    09

    Outros

    21

    Carga Parcial

    22

    Divergência de Peso

    23

    Divergência de Volumes

    24

    Carga Ind. Após Chegada Veículo

    25

    Carga Alt. Após Chegada Veículo

    26

    Carga (edi) c/ Dados Incompletos

    27

    Carga On-line c/ Dados Incompletos

    28

    Falta Confirmação Armazenamento

    29

    Abandono por Decurso de Prazo

    30

    Documento sem Carga

    31

    Carga Pátio com Prazo Vencido

    32

    Parcial Final c/ Divergência Vol/Peso

    33

    Reservada (p/ Desmembrar O 132)

    34

    Falta de Ciência do Depositário

    35

    Carga Excluída Anteriormente

    36

    Falta Ciência do Transportador

    37

    Retificação não Aceita pela Aduana

    38

    Frete de Acordo com Entendimentos

    39

    Embarque Parcial > 15 Dias

    40

    Reservado para Master x House

    41

    Alteração do Tipo do Documento

    42

    DTA Pendente de Conclusão

    43

    Reservado para Calço Aeronave

    44

    Carga Pertenceu a Dta-e Indeferida

    45

    90 Dias sem Visualização. Aplicar In 69/99

    Vamos falar mais sobre o Siscomex Mantra e seu futuro nos próximos tópicos.

    Siscomex Mantra, o que é?

    E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

    O Siscomex Mantra ou, mais comumente chamado, Mantra, é a sigla de Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento. De acordo com a Instrução Normativa a qual normatizou o Mantra (IN/SRF nr.102 de 20/12/1994) ele é responsável pelo controle de cargas aéreas procedentes do exterior e de cargas em trânsito pelo território aduaneiro, excetuando-se aquelas controladas pelo Siscomex Trânsito.

    O Mantra é um sistema auxiliar integrado aos demais módulos do Siscomex. Tendo em vista que sua implantação já possui mais de 25 anos, é perfeitamente justificada sua grande defasagem tecnológica para os dias atuais.

    Para ilustrar:

    Mantra Siscomex

    Quais os tipos de Declaração de Importação (DI)?

    Em seguida, o próximo passo é selecionar o tipo de Declaração de Importação a ser elaborada, conforme as seguintes opções:

    Para as declarações de Nacionalização / Saída / Internação, existem os seguintes tipos:

    • Consumo

    • Nacionalização de Admissão Temporária

    • Nacionalização de Entreposto Aduaneiro

    • Saída de EIZOF - Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus

    • Saída de Entreposto Industrial

    • Nacionalização de DEA - Depósito Especial Alfandegado

    • Internação de Zona Franca de Manaus - Produto Industrializado (PI)

    • Internação de Zona Franca de Manaus - Produto Estrangeiro (PE)

    • Internação de ALC - Área de Livre Comércio

    E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

    Para as declarações de Admissão em Regime, existem os tipos abaixo:

    • Admissão em Entreposto Aduaneiro

    • Admissão em EIZOF - Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus

    • Admissão em Entreposto Industrial

    • Admissão Temporária

    • Admissão na ZFM - Zona Franca de Manaus / Amazônia Ocidental

    • Admissão em Loja Franca

    • Admissão em ALC - Área de Livre Comércio

    • Admissão em DAD - Depósito Aduaneiro de Distribuição

    • Admissão em DEA - Depósito Especial Alfandegado

    • Consumo e Admissão Temporária

    Vamos mostrar aqui os principais campos de preenchimento da DI utilizando como exemplo uma DI de Consumo, a qual é a mais comum tendo em vista tratar-se de uma operação de compra e venda.

    O preenchimento da DI se divide em dois formulários, a saber:

    • Formulário de Dados Gerais da Solicitação de DI

    • Formulário de Dados Específicos da Adição

      No tópico a seguir, falaremos sobre a descontinuidade do Siscomex Mantra.


      Siscomex Mantra: é o fim deste sistema?

    Sim, o Siscomex Mantra está com os dias contados pois será substituído pelo novo CCT - Aéreo.

    O novo módulo substituirá o Mantra, atual modelo de registro de cargas despachadas por modal aéreo, que funciona há mais de 20 anos.

    O novo CCT (Controle de Carga e Trânsito) também permitirá o emprego de padrões internacionais para o documento, reduzindo custos de conformidade para os transportadores. A base para o desenvolvimento é o modelo do Cargo XML da IATA.

    O CCT foi criado visando a DUIMP porém a fim de permitir ganhos imediatos, sua primeira versão funcionará integrado a DI (Declaração de Importação).

    O que é o CCT Aéreo?

    CCT é a sigla para Controle de Carga e de Trânsito e constitui um dos pilares do controle aduaneiro e abrange um dos aspectos mais sensíveis do comércio exterior, que trata da operacionalidade do transporte e da logística e da sua relação com o poder público.

    O CCT está inserido no Programa Portal Único portanto faz parte do redesenho dos processos de Comércio Exterior. Ele foi desenvolvido para ser um controle de carga único, independente do modal utilizado.

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    Assim sendo, ele vai atender todos os Incoterms e seu principal objetivo é aumentar a segurança, simplificar os controles e eliminar burocracias, trazendo como benefícios a redução nos prazos de importação e exportação e consequente otimização nos custos das mercadorias.

    Porém, em um primeiro momento, atenderá apenas o modal aéreo, por isso CCT Aéreo.

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