por Sinara Bueno
Como elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web
Algumas etapas burocráticas da importação podem ser complexas ou mesmo gerar certas dúvidas para os profissionais do comércio exterior. E a DI (Declaração de Importação) é uma delas. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos entender como elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web. Conheça também um software capaz de elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Web.
Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje!
Veja os seguintes tópicos sobre como elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web:
- Elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web
- O que é Declaração de Importação?
- Declaração de Importação a Passo a Passo
- O que é o Siscomex Importação Web?
- Quem faz o registro da DI?
- Quando é feita a Declaração de Importação?
Vamos lá saber mais sobre como elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web? 😉
Elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web
Pensando na otimização do tempo e na assertividade das suas operações, muitos profissionais do comex procuram soluções fáceis e assertivas para a elaboração e transmissão da Declaração de Importação, visto que esta etapa pode ser demorada e conter detalhes e dados que podem passar despercebidos no momento da elaboração.
Porém, com o sistema FComex da Fazcomex, é possível elaborar e transmitir uma DI para o Siscomex Importação Web de forma simplificada, segura e ágil.
Confira uma imagem ilustrativa da tela do sistema onde é feito este processo da importação:
Com o processo de importação já pronto no nosso sistema, será possível iniciar a transmissão ao Siscomex Importação Web.
Veja uma exemplo:
Também será possível realizar a conferência de algumas informações e início do registro no Siscomex Importação Web.
Nesta tela de cima, podemos perceber que o usuário poderá visualizar três tópicos e seus respectivos campos.
Identificação
> Nº do processo
> Data de abertura
> Ref. Cliente/Exportador
> Unidade Operacional
Informação de Transmissão
> Identificação da solicitação
> Tipo de Documento: DI ou DUIMP
Após conferência dos dados destes campos é necessário realizar a transmissão. O acompanhamento da transmissão da DI para o Siscomex Importação Web é feito através do próprio sistema FComex.
O que é Declaração de Importação?
Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação.
É possível vincular uma DI, Declaração de Importação, à uma LI, Licença de Importação, que falamos acima. Quando elas são vinculadas, alguns campos são preenchidos automaticamente. Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.
A DI é elaborada no Siscomex Web.
Declaração de Importação a Passo a Passo
Primeiramente cabe informar que a legislação base do despacho aduaneiro de importação e, consequentemente do preenchimento da Declaração de Importação (DI) é a Instrução Normativa SRF nº 680/06.
Desse modo, já de posse dos documentos de importação que irão instruir o despacho aduaneiro, o importador ou seu representante legal deverá acessar o Siscomex Importação Web com seu Certificado Digital.
Logo depois, para criar uma nova Solicitação de Declaração de Importação, deve-se acessar a função através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme abaixo.
Para ilustrar:
Vamos mostrar aqui os principais campos de preenchimento da DI (Declaração de Importação) utilizando como exemplo uma DI de Consumo, a qual é a mais comum tendo em vista tratar-se de uma operação de compra e venda.
O que é o Siscomex Importação Web?
O Siscomex Importação Web é o sistema responsável por processar o despacho aduaneiro de importação de toda a mercadoria que ingresse no país, importada a título definitivo ou não. Ou seja, é o sistema eletrônico que automatiza as operações abaixo descritas, a saber:
Quem faz o registro da DI?
Normalmente, a DI é registrada pelo despachante aduaneiro, representante legal do importador. Esse profissional possui experiência e conhecimento técnico para realizar tal preenchimento de informações, atendendo aos requisitos de cada declaração.
Quando é feita a Declaração de Importação?
A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho. Ela é registrada logo depois de o pagamento dos tributos e taxas ser efetuado pelo importador.
👉 Para saber mais sobre o sistema FComex, entre em contato conosco para agendarmos uma apresentação!
E aí, gostou deste artigo sobre como elaborar e transmitir uma DI? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉