Como cadastrar o Part Number na DI para o Drawback?

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

No artigo de hoje, nós vamos conhecer um software que auxilia o profissional de comex a cadastrar um Part Number na Declaração de Importação (DI) para o Drawback. Veja também o que é e para quê serve o Part Number.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o Part Number? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!

Veja os seguintes tópicos sobre como cadastrar um Part Number na Declaração de Importação (DI) para o Drawback:

    • Cadastrar o Part Number na DI para o Drawback
    • O que é Part Number?
    • O que é Declaração de Importação (DI)?
    • Declaração de Importação a Passo a Passo
    • Quem faz o registro da DI?
    • Quando é feita a Declaração de Importação?
    • O que é Drawback?

    Vamos lá agora saber como cadastrar um Part Number na Declaração de Importação (DI) para o Drawback? 😉



    Cadastrar o Part Number na DI para o Drawback

    Você sabia que o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, possibilita o usuário do sistema a cadastrar o Part Number na Declaração de Importação (DI) para o Drawback? Isso mesmo, vamos entender este processo dentro do FComex que visa facilitar e otimizar as demandas no comércio exterior.

    Na elaboração do Ato Concessório Isenção, o sistema realiza o cruzamento das informações das mercadorias importadas e/ou compras de mercado interno por Part Number com as informações do Laudo Técnico. Sendo que existe mais de uma forma de realizar este procedimento.  

    Para exemplificar:

    E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

    Ilustrando:

    O FComex possibilita cadastrar uma regra para que o sistema consiga identificar de forma automática estes Part Numbers nas Descrições das DIs. 

    👉 Para conhecer as outras formas de cadastro do Part Number na DI para o Drawback, solicite uma apresentação junto aos nossos especialistas!

    O que é Part Number?

    E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

    O Part Number é um identificador de um projeto de peça específico ou material usado em uma indústria específica. Seu objetivo é simplificar a referência a esse item. Um Part Number identifica inequivocamente um projeto de peça em uma única empresa e, às vezes, em várias empresas.

    O que é Declaração de Importação (DI)?

    Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. 

    É possível vincular uma DI, Declaração de Importação, à uma LI, Licença de Importação, que falamos acima. Quando elas são vinculadas, alguns campos são preenchidos automaticamente. Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.

    A DI é elaborada no Siscomex Web.

    Declaração de Importação a Passo a Passo

    Primeiramente cabe informar que a legislação base do despacho aduaneiro de importação e, consequentemente do preenchimento da Declaração de Importação (DI) é a Instrução Normativa SRF nº 680/06

    Desse modo, já de posse dos documentos de importação que irão instruir o despacho aduaneiro, o importador ou seu representante legal deverá acessar o Siscomex Importação Web com seu Certificado Digital.

    Logo depois, para criar uma nova Solicitação de Declaração de Importação, deve-se acessar a função através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme abaixo.

    Para ilustrar:

    Declaração de Importação

    E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

    Vamos mostrar aqui os principais campos de preenchimento da DI (Declaração de Importação) utilizando como exemplo uma DI de Consumo, a qual é a mais comum tendo em vista tratar-se de uma operação de compra e venda.

    Quem faz o registro da DI?

    Normalmente, a DI é registrada pelo despachante aduaneiro, representante legal do importador. Esse profissional possui experiência e conhecimento técnico para realizar tal preenchimento de informações, atendendo aos requisitos de cada declaração.

    Quando é feita a Declaração de Importação?

    A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho. Ela é registrada logo depois de o pagamento dos tributos e taxas ser efetuado pelo importador.

    O que é Drawback?

    Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.

    Ainda que não seja uma palavra que esteja no dia a dia do Brasileiro, o Regime de Drawback é um importante mecanismo de competitividade internacional e um dos regimes mais utilizados pelos exportadores brasileiros.

    Entenda a nova regulamentação do Drawback, entenda as mudanças em virtude a nova Portaria Secex 44 de 24 de Julho de 2020.

    Agora que você sabe o que é Drawback, lembre-se: Drawback Precisa de LI (Licença de Importação) saiba mais aqui.

    👉 Para saber mais sobre o sistema FComex, entre em contato conosco para agendarmos uma apresentação!

    E aí, gostou deste artigo sobre como cadastrar o Part Number da DI para o Drawback? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    O que é DI?

    Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação.

    O que é Importação?

    Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

    O que é Comércio Exterior?

    Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

    Leandro Sprenger
    Leandro Sprenger

    Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

    Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação