por Leandro Sprenger
Como cadastrar manualmente um importador utilizando um software
No artigo de hoje, nós vamos conhecer um software que auxilia o profissioal de comex a cadastrar manualmente um importador, de maneira simples, fácil e rápido.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo software de importação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os segiuntes tópicos:
- Cadastrar manualmente um importador
- Importador: definição
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Cadastrar manualmente um importador
Ao entrar na sua conta do Sistema, clique no menu “CADASTRO” e depois em “Pessoas”:
Passo 2: Adicionando uma PESSOA
Ao entrar no Gerenciamento de Pessoas, clique no botão “Adicionar”, no canto superior direito.
Passo 3: Preencha os dados do Importador, marcando “Importador” no Flagbox
Preencha os dados de cadastro do importador. O CPF/CNPJ é obrigatório.
Também é importante preencher as informações de Contato (nome, e-mail e telefone) que podem ser os seus dados como representante do importador.
Depois, clique em “SALVAR”:
Note que depois que você preencher o CNPJ do IMPORTADOR aparece um botão chamando "CONSULTAR RFB", conforme abaixo. Você pode clicar nele, para que o sistema vá até o site da Receita Federal para consultar os demais dados como endereço, nome fantasia e razão social.
Obs.: esse botão só vai funcionar se o site da Receita Federal estiver disponível, é bem comum ele estar fora do ar. Neste caso, o preenchimento automático não funcionará. Aí, basta você tentar mais tarde, ou simplesmente digitar as informações.
Tenha muita atenção também com o TIPO DE PESSOA /EMPRESA.
É imprescindível que o checkbox do IMPORTADOR esteja marcado, só assim o sistema saberá que é um cadastro de importador e aparecerá no Processo de Importação e nos demais documentos de importação (LI, LPCO, etc).
Passo 4: Verificação do cadastro do IMPORTADOR.
Ao clicar em salvar, sua tela irá voltar para o Gerenciamento de Pessoas. Confira se apareceu um novo cadastro, aparecendo o
Tipo “IMPORTADOR”, o seu CPF/CNPJ e nome:
Lembrando que para cada novo importador, você deverá efetuar o cadastro no sistema.
Simples e fácil não é mesmo?
👉 SOLICITAR APRESENTAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO!
Ou fale conosco em:
- Comercial: (51) 3191-0990
- E-mail: contato@fazcomex.com.br
Importador: definição
Importador é qualquer pessoas que promova a entrada de mercadorias estrangeiras de outros países em território nacional, ou seja, é a pessoa que importa mercadorias do exterior.
Segundo a legislação é importador aquele que adquire mercadoria no exterior e promove sua importação. No aspecto comercial, importador é a pessoa (física ou jurídica) que importa mercadoria do exterior. Já na ótica jurídica, a matéria é tratada como sujeição passiva (sujeito passivo) da obrigação tributária nascida por decorrência do fato gerador e dividida em “direta” (contribuinte) e “indireta” (responsável).
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉