por Leandro Sprenger

07 Mar, 2025

Como adicionar Processos de Exportação em Lote?

No artigo de hoje, nós vamos entender mais a respeito de como adicionar PROCESSOS DE EXPORTAÇÃO em LOTE de forma simples, rápida e segura utilizando um software online.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mas a respeito deste assunto envolvendo os Processos de Exportação em Lote? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Confira os seguintes tópicos:

  • Adicionar Processos de Exportação em Lote: saiba mais   
  • Como automatizar a Elaboração da DU-E
  • Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

    Vamos entender mais sobre! 😉
    Adicionar Processos de Exportação em Lote

    Adicionar Processos de Exportação em Lote: saiba mais    

    Com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível adicionar PROCESSOS DE EXPORTAÇÃO em LOTE de forma simples, rápida e segura. Siga os seguintes passos:

    Acesse o MENU EXPORTAÇÃO, opção PROCESSOS, conforme exemplo abaixo:

    Na tela de LISTAGEM DOS PROCESSOS vá no botão AÇÕES na DIREITA SUPERIOR, e clique na opção "ADICIONAR EM LOTE".

    Na tela seguinte você poderá escolher entre fazer UPLOAD de um arquivo no formato CSV ou XLS/XLSX, basta clicar sobre a opção desejada.

    No próximo passo, na aba ARQUIVO, solte o seu arquivo no local indicado, e siga as instruções da tela.

    Na sequência, com o arquivo adicionado, clique no botão AVANÇAR.

    Na tela seguinte, ABA "CONFIGURAÇÕES" selecione em qual ABA da sua planilha se encontra os dados que você deseja importar para o Sistema Fcomex; bem como informe em qual linha está o cabeçalho em seu arquivo. Depois de selecionar, basta clicar no botão "AVANÇAR".

    EXEMPLO DE PLANILHA, abaixo assinalamos o que é "PLANILHA1" e o "CABEÇALHO" do arquivo:

    Adicionar Processos de Exportação em Lote

    Na aba MAPEAMENTO DOS CAMPOS, na sua esquerda (assinalado em vermelho) você encontra os campos que existem em seu ARQUIVO, na sua direita (assinalado em azul) estão os campos de DESTINO, ou seja, os campos que receberão tal informação no Fcomex.

    Portanto, é nesta tela que o usuário fará o DE/PARA das informações, ou seja, é necessário selecionar os campos correspondentes para que a importação dos dados se dê corretamente. 

    Ainda sobre a ABA MAPEAMENTO, note que existem campos de "MODELO". Não é obrigatório salvar um modelo! Porém, o sistema permite que você SALVE O MAPEAMENTO, para tanto, basta clicar no "checkbox" e dar um nome ao modelo, conforme assinalado no print abaixo. Desta forma, em um segundo momento, quando você precisar novamente importar esse mesmo tipo de planilha e com os mesmos campos, não precisará, fazer novamente a CORRELAÇÃO DOS CAMPOS. 

    Ou seja, em um segundo momento, quando você for novamente fazer esse tipo de upload, poderá apenas selecionar o NOME DO MODELO o qual estará aparecendo no campo do topo da tela.

    Depois de ter clicado no botão AVANÇAR da aba MAPEAMENTO, você chegará até a tela RESUMO, a qual serve apenas para uma conferência das informações, e então basta clicar no botão "EXECUTAR":

    Com isso os processos serão criados automaticamente, basta então editá-los e complementar com os demais dados:

    PLANILHA: Não há um modelo oficial de arquivo, portanto o usuário pode criar seu próprio modelo sendo que cada campo do Processo. 

    Alguns campos  precisam ser informados com os respectivos códigos. 

    Cliente e Exportador: CNPJ previamente cadastrado no CADASTRO DE PESSOAS

    Código de Serviço: É o "código interno" definido para o Serviço Comercial - cadastrado e vinculado dentro do CADASTRO DE PESSOAS. 

    Analista Cliente: Deve ser o e-mail do Analista do cliente, o qual é cadastrado dentro das CONFIGURAÇÕES dentro do CADASTRO DE PESSOAS. 

    Via de Transporte: Código da Via de Transporte ( 1 - MARITIMA, 4 - AEREA, 6 FERROVIÁRIA, 7 RODOVIÁRIA, etc)

    Geração da Ruc: Código da Geração da Ruc ( 1 para PORTAL ÚNICO e 2 para NÚMERO DO PROCESSO)

    Como automatizar a Elaboração da DU-E

    O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.

    A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).

    Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

    Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

    O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.

    Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E

      • Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
      • Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
      • Cálculos automáticos de peso líquido por item;
      • Recurso de Salvar e continuar;
      • Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
      • Suporte Técnico Especializado;
      • Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
      • Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item

      e muito mais.

      👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!

      Comércio Exterior o que é?

      Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

      O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

      Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

      O que é Logística Internacional?

      Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

      globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

      E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

      E-book - Tudo sobre a DU-E 2024