Hoje vamos tratar dos canais de parametrização na exportação através da DU-E (Declaração Única de Exportação).
Vamos lá agora saber mais sobre os canais de parametrização na exportação 😉
Parametrização na exportação é a seleção para um dos canais de conferência aduaneira. Após a apresentação da carga para despacho, a DU-E é submetida à análise de risco aduaneiro e então selecionado um canal de parametrização.
No fluxograma da exportação abaixo, a parametrização está representada na etapa “Gerenciamento de Risco RFB”.
IMPORTANTE
A apresentação da carga para despacho marca o início do procedimento fiscal e o fim da espontaneidade para o declarante ou o exportador retificar ou cancelar a DU-E sem que a retificação ou o cancelamento tenha que ser autorizado pela fiscalização aduaneira
Os canais de parametrização na exportação são:
Vamos entender mais cada um deles:
Em despachos que não sejam de embarque antecipado, imediatamente após a apresentação da carga para despacho, a DU-E é submetida à análise de risco aduaneiro e selecionada para um dos seguintes canais de conferência aduaneira: (art. 58 da Instrução Normativa RFB nº 1.702/17)
A parametrização de canais na exportação é efetuada com a aplicação de critérios estabelecidos pela Coana com base na gestão de riscos do despacho, bem como, entre outros, nos seguintes dados:
A consulta ao canal de parametrização da DU-E deve ser feita no Portal Único Siscomex, através do menu “Declaração Única de Exportação” → “Consulta DU-E”.
Para ilustrar:
No intuito de tornar o processo de exportação o mais transparente possível, a consulta da DU-E exibe três tipos diferentes de controle: Aduaneiro, Administrativo e de Carga. O canal de parametrização da DU-E está no controle aduaneiro, conforme exemplo abaixo.
👉 Além deste artigo sobre os Canais de Parametrização na Exportação, veja nosso texto sobre a Situação da DU-E!
Segundo o levantamento divulgado em julho/2021, apenas 1,08% das Declarações Únicas de Exportação registradas não são selecionadas para o canal verde, no caso de exportadores que não sejam OEA (Operador Econômico Autorizado). Nas DU-E registradas por operadores OEA, esse percentual cai para 0,72%.
Não é o fim do mundo. Nesse caso, o exportador, ou seu representante legal (Despachante Aduaneiro), deve providenciar a anexação de documentos à DU-E. Relacionamos abaixo os documentos básicos que deverão instruir a DU-E.
Nas exportações por via terrestre, fluvial ou lacustre, a DU-E será instruída com a via original do conhecimento de carga e do manifesto internacional de carga, além dos documentos de instrução exigidos na IN/RFB n° 1.702/17. No caso de exportação para país signatário do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), o manifesto internacional de carga será substituído, conforme o caso, pelo:
Os documentos instrutivos da DU-E deverão ser disponibilizados à RFB nos casos de direcionamento a canal de conferência aduaneira diferente do canal verde. É dispensada a exigência de apresentação em meio físico da NF-e ou do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).
Relacionamos abaixo outros documentos de instrução da DU-E exigidos em situações específicas previstas na legislação ou em acordos internacionais.
👉 Após a anexação dos documentos, a DU-E é distribuída para um Auditor Fiscal da Receita Federal para conferência aduaneira e posterior liberação após cumpridas as eventuais exigências.
Agora que já falamos de forma mais detalhada sobre o que é canais de parametrização na exportação, vamos entender como funciona o NPE. O Novo Processo de Exportação ou simplesmente NPE é baseado no documento eletrônico Declaração Única de Exportação, conhecida, pelos profissionais de Comex como DU-E. A DU-E é registrada no Portal Siscomex e integrada com a Nota fiscal de exportação.
A DU-E é formada por uma parte comum, que conta com informações que servem a todos os seus itens e informações específicas de cada item e NCM.
E aí, gostou deste artigo sobre os canais de parametrização na exportação, como funcionam os canais de parametrização na exportação e o que fazer nos canais de parametrização na exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Parametrização na exportação é a seleção para um dos canais de conferência aduaneira. Após a apresentação da carga para despacho, a DU-E é submetida à análise de risco aduaneiro e então selecionado um canal de parametrização.
Os canais de parametrização na exportação são: Canal Verde, Canal Laranja e Canal Vermelho.