No texto de hoje vamos entender como o Drawback Suspensão funciona. Vamos descrever um passo a passo do Drawback, ou seja vamos ver como abrir uma ato concessório suspensão!
Vamos lá agora entender mais sobre o Drawback!
Drawback Passo a Passo
O conteúdo de hoje irá abordar de forma bem prática o que devo observar para pedir um Ato Concessório de Drawback, sendo assim, os tópicos serão os seguintes:
É importante sabermos as diferenças entre as modalidades de Drawback Isenção e o Drawback Suspensão. Dessa forma, podemos identificar qual das modalidades se encaixa melhor na empresa exportadora antes de iniciarmos de fato os trabalhos.
Se a empresa exporta regularmente, ela deve optar pela modalidade Suspensão, porém, se não é regular este volume — e pra evitar problemas com o fisco — o ideal é optar pela modalidade Isenção.
Quando falamos de benefício, então estamos falando de tributos que deixamos de pagar na importação e no mercado interno.
Abaixo, temos duas tabelas, que já nos darão a real ideia de qual modalidade é mais benéfica.
Para ilustrar:
Portanto, a tabela acima explica claramente qual modalidade que traz mais benefícios: Drawback Suspensão, uma vez que suspende o ICMS e AFRMM, diferentemente da modalidade Isenção, onde estes tributos devem ser recolhidos.
Confira também nosso texto sobre: Item do Ato Concessório de Drawback
Os tributos suspensos na importação com Drawback suspensão, são:
Os tributos suspensos nas compras adquiridas no mercado interno via Drawback suspensão, são:
Os tributos isentos na importação via Drawback Isenção, são:
Os tributos isentos nas compras adquiridas no mercado interno via Drawback Isenção, são:
Sabendo então que a modalidade Suspensão é a mais benéfica; então vamos ao passo a passo para solicitar um Ato Concessório de drawback:
Para ilustrar, veja o Drawback Passo a Passo:
Bom, agora você já sabe todas as etapas para escolher a melhor modalidade de drawback e abrir ele no sistema de drawback web, bora então tornar sua empresa mais competitiva no Mercado Internacional.
👉 Além deste artigo sobre o Drawback passo a passo, confira também o nosso artigo sobre os Regimes Aduaneiros Especiais!
Agora que você já viu os tipos de Drawback, vamos conhecer dados das exportações com o regime aduaneiro especial. Os dados abaixo fazem parte dos Painéis de Drawback Suspensão - visão Exportação.
Para exemplificar:
E aí, gostou deste artigo sobre o drawback passo a passo, como funciona o Drawback, a importância do Drawback e as modalidades de Drawback? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Comércio Exterior.
Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado.
A empresa poderá solicitar a retirada do status de baixa em “retorno de exigência” ou diretamente à COEXP (Coordenação de Exportação e Drawback), por meio do Portal Siscomex, no sistema de anexação de documentos.