por Leandro Sprenger
Como cadastrar o Part Number para o Drawback com um software?
No artigo de hoje, nós vamos saber como cadastrar o Part Number para o Drawback com um software online de comércio exterior, de forma fácil, segura e rápida.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo Part Number (PN) e Drawback? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Como cadastrar o Part Number para o Drawback
- O que é Part Number?
- O que é Drawback?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Como cadastrar o Part Number para o Drawback
Com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível cadastrar o Part Number para o Drawback de forma fácil, segura e rápida.
Para elaboração de Ato Concessório Isenção no Sistema é necessário identificar as mercadorias importadas e/ou compras de mercado interno por PN (Part Number) a fim de podermos cruzá-las com as informações do Laudo Técnico.
Para tanto, há mais de uma forma de realizar este procedimento.
Definir padrões para identificação de PN automaticamente:
Se as Declarações de Importação (DI´S) que farão parte do Ato Concessório (AC) possuírem algum padrão na descrição da mercadoria no que diz respeito ao PN então é possível cadastrar estes padrões no sistema.
Clique sobre a empresa em questão (beneficiário do ato), e depois em editar:
Vá na aba “Padrão do Part Number”.
Aqui, também é possível cadastrar mais de um padrão, se necessário.
Exemplo:
Note que no print do exemplo abaixo as DIs deste importador possui o padrão onde é sempre informado o código no final da descrição, e ele inicia com NR.#, e termina com #ORG## , além disso o PN tem sempre 11 dígitos.
Visto o padrão acima é possível, cadastrar uma regra para que o sistema consiga identificar de forma automática estes PN´s nas Descrições das DIs.
Como “rodar” a identificação de PNs aplicando a regra cadastrada?
Vá no menu “Drawback” depois em “DI MERCADORIAS”.
Na tela de Listagem de DI/ADIÇÕES/MERCADORIAS - clique no botão “Ações” e depois em “Part Numbers”.
Nesta tela há muitos filtros para você poder trabalhar nos Part Numbers das DI´s por Item.
Inicie escolher o Importador e depois clique no botão “BUSCAR”.
Vale ressaltar que neste ponto a ação de “CARREGAR DIs” (pelo Menu Drawback / DI MERCADORIAS - Ação Carregar DIs) para o Drawback já deve ter sido realizada anteriormente, bem como a Extração das DIs pra Base do Sistema Fcomex. (pelo menu Analytic / DI).
Veja o exemplo abaixo, este IMPORTADOR possui 3 regras cadastradas no CADASTRO DE PESSOAS, é por isso que o sistema está mostrar o botão verde “APLICAR PADRÕES” conforme mostra a imagem abaixo.
Ao clicar no botão verde “APLICAR PADRÕES” o sistema percorre todas as DI/ADIÇÕES/ITENS desta tela tentando identificá-los no campo descrição da DI, ao encontrá-lo a coluna “Part Number” é preenchida em seus respectivos campos.
Note também que neste exemplo abaixo há 17.595 dados.
Vale ressaltar que, se as DIs não possuem algum padrão na descrição e na colocação do PN neste campo, será difícil encontrar alguma regra para automatizar essa busca. Portanto, essa inclusão de PN´s deverá ser realizada manualmente pelo usuário.
Identificação de PNs manualmente
As exceções, ou seja, os PNs que não forem encontrados de forma automatizada conforme detalhamento acima, então deverão ser cadastrados manualmente pelo usuário.
O cadastro manual deve ser realizado pela mesma tela do exemplo acima; ou seja:
Menu “Drawback” depois em “DI MERCADORIAS”.
Na tela de Listagem de DI/ADIÇÕES/MERCADORIAS - clique no botão “Ações” e depois em “Part Numbers”.
Escolha o Importador e depois clique no botão “BUSCAR”.
Nestes casos, basta o usuário digitar o código manualmente, na coluna Part Number.
Considerações finais: Lembre-se que estes os PNs que tratamos neste documento, são os mesmos mencionados no Laudo Técnico importado para o sistema. Em uma próxima etapa, o sistema fará o cruzamento destes dados a fim de gerar o Ato Concessório.
Simples e fácil não é mesmo?
👉 SOLICITAR APRESENTAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO!
Ou fale conosco em:
- Comercial: (51) 3191-0990
- E-mail: contato@fazcomex.com.br
O que é Part Number?
O Part Number é um identificador de um projeto de peça específico ou material usado em uma indústria específica. Seu objetivo é simplificar a referência a esse item. Um Part Number identifica inequivocamente um projeto de peça em uma única empresa e, às vezes, em várias empresas.
O que é Drawback?
Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.
Ainda que não seja uma palavra que esteja no dia a dia do Brasileiro, o Regime de Drawback é um importante mecanismo de competitividade internacional e um dos regimes mais utilizados pelos exportadores brasileiros.
Entenda a nova regulamentação do Drawback, entenda as mudanças em virtude a nova Portaria Secex 44 de 24 de Julho de 2020.
O Drawback na logística é um regime aduaneiro especial que possibilita a isenção, suspensão ou restituição do pagamento de impostos na importação de matéria-prima empregada na produção de bens destinados à exportação.
Agora que você sabe o que é Drawback, lembre-se: Drawback Precisa de LI (Licença de Importação) saiba mais aqui.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉