Saiba mais sobre os tipos de portos

Atualizado em: por Sinara Bueno.

O assunto de hoje é sobre os tipos de portos. Iremos abordar de forma detalhada sobre as características de cada uma dessas zonas portuárias. Os portos têm um papel extremamente importante para o desenvolvimento do comércio exterior.

E-book - passo a passo DU-E

Considerando que o transporte mundial de cargas, quase que em sua totalidade, é feito por navios, sem os portos o desenvolvimento das relações comerciais de qualquer país importador ou exportador seria obstruída pelos custos e dificuldades com a utilização de outros meios de transporte. 

Esses locais contam com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário.

Se você quer conhecer todos os tipos de portos, vem comigo neste artigo. 😉

Tipos de Portos

Tipos de Portos: saiba mais

Tipos de Portos: Lista

Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada à atracação de barcos e navios. Os tipos de portos são:

  1. Marítimos
  2. Fluviais
  3. Estuários
  4. Lacustres

Entretanto, o Sistema Portuário Brasileiro é organizado de outra forma pelo Governo Federal, sendo classificado por três linhas: quanto à sua localização, quanto à infraestrutura e quanto à sua função. Mais adiante falaremos sobre esse assunto. Agora vamos as características dos portos da lista acima:

  • Portos Marítimos: Tratam-se de unidades construídas para favorecer a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes. Esses portos estão localizados às margens dos oceanos. Podem ser subdivididos em Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados;
  • Porto Fluviais: Tem características semelhantes aos portos marítimos, entretanto o porto fluvial se localiza às margens de rios. Também são chamados de portos hidroviários.
  • Portos Estuários e Lacustres: Tanto o porto estuário, quanto os lacustres estão localizados em contato com lagos e com mar através de canais de navegação.


Organização de portos segundo o Governo Brasileiro

Agora vamos falar um pouco mais sobre o sistema portuário de acordo com o Governo Federal.

Portos quanto a localização

Essa classificação engloba todas as características acima citadas. Ou seja, a principal classificação é quanto ao tipo de localização, se dividindo em: Portos Marítimos, Fluviais, Estuários e Lacustres. Porém ainda há um novo tipo de porto incluso nessa relação. 

O Porto Seco refere-se a regiões que estão ligadas por estradas, rodovias, vias férreas ou aéreas. Sendo, dessa forma, um terminal intermodal terrestre, podendo ter uma ou mais modalidades de transporte. Agora que você já sabe o que é Porto Seco, vamos entender as infraestruturas dos Portos.

Portos quanto a infraestrutura

A classificação quanto a infraestrutura é simples, tendo a sua função dividida de acordo com o objetivo e estrutura. Cada um desenvolve um papel diferente, tendo igual importância para o ramo a qual atende. Dentro disso, existem os Portos Comerciais, Portos Industriais, Portos Turísticos, Portos Pesqueiros e Portos Multifuncionais.  

Portos quanto as suas funções

Também existe a divisão quanto às funções desempenhadas pelo porto, tendo assim os portos que atendem atividades burocráticas e os portos que atendem atividades econômicas. No primeiro caso, há os Portos Internacionais, Portos Regionais e Portos Locais.

Já no segundo, temos por exemplo os Portos Industriais, Portos Comerciais, Portos Linner, Portos Hub e Porto Passageiros. 

Escrevemos um artigo abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.

Você sabe o que é praticagem? A praticagem pode ser definida como um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas, isto é, onde existem condições que dificultam a livre e segura navegação como, por exemplo, em portos, estuários e hidrovias.

Portos ao redor do mundo

Leia também nosso artigo sobre os Principais Portos do Mundo, nele você irá conhecer as zonas portuárias mais importante e que aumentam o capital de diversos países.

👉 Por fim, separamos alguns artigos relacionados com o de hoje e que falam sobre portos!

Conheça nossos outros textos sobre portos, como por exemplo:

O que é Logística Internacional?

Agora que você já sabe quais são os Tipos de Portos, vamos entender como funciona a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo sobre os Tipos de Portos, quais são os tipos de portos, como funcionam os portos e a importância dos portos? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Quais são os tipos de portos?

Os tipos de portos são: Marítimos; Fluviais; Estuários e Lacustres.

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática