Seja na importação, na exportação ou mesmo no mercado interno, todas as mercadorias em algum momento passam por um terminal de cargas. Hoje vamos conhecer mais desse local de passagem das cargas.
Então pegue o seu café e vem comigo saber mais sobre o que é um terminal de cargas! ☕
Terminal de Carga é uma estrutura de convergência e direcionamento dos fluxos de carga que visam atender o mercado doméstico e o internacional. Nesses espaços as cargas são manuseadas e reorganizadas ao longo do processo de transporte. As características de cada um desses elementos variam conforme os modais e os tipos de carga atendidos.
Essencialmente, os terminais exercem funções relacionadas à conectividade e à interação entre modos de transporte com diferentes características, capacidades e frequências. Neles, se processam a carga e descarga das mercadorias, o transbordo, a armazenagem, os serviços de desembaraço aduaneiro etc.
Entretanto, não obstante as suas funções principais, nessas estruturas tem-se desenvolvido, nas últimas décadas, uma série de atividades adicionais, por exemplo, aquelas de agregação de valor aos produtos: controle e rastreamento de estoques, certificação da carga, montagem, embalagem e rotulagem, entre outros.
No entanto, o bom desempenho do terminal – e a consequente geração de benefícios para a cadeia logística e para o seu entorno, de modo geral – depende de uma série de fatores. Dentre eles, têm destaque:
Classificamos como funções os serviços que podem ser prestados pelos terminais, a saber:
Como estamos num blog de comércio exterior, vamos agora ver os principais tipos de terminais de cargas utilizados na exportação e importação de mercadorias.
Segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), dos 173 aeroportos no país que tiveram movimentação de carga em 2018 e 2019, apenas 22 realizaram importação ou exportação.
Atualmente, apenas dois estão sob administração direta da União, por meio da Infraero (Aeroporto Eduardo Gomes (Manaus) e Aeroporto Cataratas (Foz do Iguaçu)). Entre as concessionárias que administram os terminais estão as concessionárias do aeroporto como um todo e as concessionárias que administram apenas a estrutura do terminal de cargas. Essas últimas são decorrentes de processos de concessão dos terminais de carga realizados pela Infraero a partir de 2017.
Juntos, os 22 terminais de carga aérea movimentaram 1,6 milhão de toneladas de carga em 2018, das quais 797,7 mil toneladas (50,1%) foram originárias ou destinadas ao mercado internacional. Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos (ambos no estado de São Paulo) concentraram a movimentação de 79,4% desse montante (633,4 mil toneladas).
Os portos brasileiros são regulados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A agência é responsável, entre outros, por compilar e disponibilizar dados de transporte aquaviário e de movimentação nos portos do país. De acordo com esses dados, verificou-se que, em 2020, 94 instalações portuárias apresentaram movimentação de cargas de longo curso (cargas internacionais). Entre elas, temos portos organizados (terminais públicos e arrendados) e terminais de uso privado (TUPs).
Juntos, esses terminais portuários movimentaram mais de 809 milhões de toneladas de carga em 2020.
👉 Veja aqui nosso artigo Localização de navios de carga
Os portos secos são terminais alfandegados localizados, em geral, nas zonas secundárias do território nacional. Essas instalações, criadas na década de 1970, já foram chamadas de “centrais aduaneiras interiores”, “estações aduaneiras interiores” e, somente em 2002, passaram a contar com a denominação utilizada hoje.
Também fazem parte do agrupamento considerado os centros logísticos e industriais aduaneiros (Clias). Os Clias são instalações semelhantes aos portos secos, sendo sua principal diferença o fato de eles poderem ser implantados em regime de autorização, enquanto os portos secos sujeitam-se a permissões e concessões.
Conforme dados da Receita Federal, atualmente existem 33 portos secos e 34 Clias no país, totalizando 67 recintos. O Porto Seco de Uruguaiana (RS) é o maior da América Latina.
No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado de modo complementar, alimentando os demais terminais. Os terminais domésticos ferroviários realizam operações de carga e descarga de mercadorias, provenientes ou destinadas a diferentes linhas ferroviárias ou a outros modais de transporte, no território nacional. Os terminais existentes e em operação hoje, no país, estão distribuídos nas 13 malhas ferroviárias concedidas:
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Terminal de Carga é uma estrutura de convergência e direcionamento dos fluxos de carga que visam atender o mercado doméstico e o internacional.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.