Todo o profissional de Comex sabe que os processos de exportação e importação são longos e por vezes demorados.
Quando existem variáveis incontroláveis é ainda pior, como por exemplo, o sistema travar quando você está quase no final do processo.
Vamos agora saber mais sobre a tecnologia no Comércio Exterior! 😉
A tecnologia contribuiu para a melhoria dos processos dentro do setor e dessa forma ela oportunizou que os trabalhos mais operacionais fossem realizados em um formato mais organizado, ágil e automatizado.
Na década de 90, por exemplo, o governo brasileiro passou em investir em sistemas virtuais para a área de Comex.
O hoje conhecido SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior, foi criado para organizar melhor as relações entre os órgãos governamentais da área, mas, mesmo com o incentivo do governo, algumas empresas continuaram fazendo tudo à mão.
A área de Comex busca, diariamente, crescer em tecnologia trazendo mais agilidade na realização de seus processos e a sua empresa não pode ficar para trás neste processo de modernização e facilitação. Afinal contar com o uso de softwares para comércio exterior já é uma realidade nos países de destaque na economia mundial e chegou para ficar no mercado, assim como a internet e os smartphones.
👉🏻 Comércio exterior: cargos e funções
Trazendo essa agilidade e a implantação de softwares na área, é possível perceber também uma queda de erros na hora de fazer os documentos de exportação e importação.
Muito além dos benefícios que já citamos aqui, como:
A Tecnologia para o comércio exterior, tem como objetivo aperfeiçoar diversas características importantes dentro das empresas, como a otimização de tempo de seus colaboradores e maior ganho em desempenho nas atividades propostas.
Entendendo esse cenário, acho que você já compreendeu que é hora de ganhar tempo no seu dia a dia de trabalho e ter mais produtividade, tanto no trabalho pessoal quanto nos processos gerenciais.
Quando você chegar ao trabalho, ao contrário de já pensar em todas as suas atividades, pense nas atividades principais precisam ser desenvolvidas no dia e anote elas.
Ter uma visão clara do que você precisa desenvolver e quando, faz com que você consiga enxergar o que precisa ser realizado.
Depois de identificar quais as suas tarefas são essenciais para o dia de trabalho ser produtivo, categorize as demais atividades.
Em rotinas tão corridas, se faz necessário tirar um tempo para si e se auto-avaliar. Pegue um dia da semana e avalie como foi o seu desenvolvimento.
Em meio a tantas atividades, muitas vezes, burocráticas, que demandam muito tempo de execução, ou que, por situações incontroláveis pode gerar um retrabalho gigante, identifique pontos em que a tecnologia pode estar à seu favor. Para ler este material completo com as dicas de produtividade, clique aqui.
Hoje em dia com tantas soluções, é impossível não achar alguma que não possa ou não consiga ser otimizada. Na rotina de quem trabalha com exportação, por exemplo, sabe o quanto é trabalhoso estar no meio da DU-E e o sistema SISCOMEX cair e assim precisar fazer tudo novamente.
Em momentos como esse, contar com soluções como o sistema FCOMEX, facilita e muito a sua vida, porque através de sistemas assim, você salva o andamento de uma DU-E a qualquer momento e continua quando for necessário, não precisará mais dividir sua nota fiscal de exportação em diversas notas por causa do número de itens. Se quiser saber mais informações sobre o sistema, é só clicar aqui!
Qual a importância do Comércio Exterior?
Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
E aí, gostou deste artigo sobre a tecnologia e produtividade no Comércio Exterior e as ferramentas de tecnologia no Comércio Exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.