por Sinara Bueno
Tecnologia Serpro amplia acesso à informação para o Comex: Consulta LPCO via API
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre o Serpro e a notícia emitida por ele a respeito das instituições financeiras que já podem consultar LPCO via API e melhorar o gerenciamento de riscos de seus clientes.
Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco!
Vamos lá agora saber mais sobre a ampliação do Serpro à informação para o comércio exterior? 😉
Consulta LPCO via API: Saiba mais
Confira a seguir a notícia emitida pelo Serpro a respeito da consulta LPCO via AP:
Desde 2017, o Portal Único do Comércio Exterior disponibiliza o sistema LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos), que permite o registro documental eletrônico vinculado a mercadorias exportadas para garantir que, no momento da saída da mercadoria a ser exportada, todos os requisitos administrativos para a exportação tenham sido cumpridos.
A busca desses registros por instituições financeiras, que antes era feita apenas via consulta pública na web pelo Portal Único do Comércio Exterior, passou a ser possível também por arquitetura sistema-sistema, ou seja, via API. A novidade foi disponibilizada neste domingo, 6 de novembro, e é resultado da parceria entre o Serpro e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O LCPO é utilizado de forma compartilhada entre o exportador e os órgãos anuentes do comércio exterior, atendendo restrições e exigências especiais de tratamento administrativo para alguns tipos de mercadorias. “Uma API para essa consulta ajuda instituições financeiras que precisam melhorar o gerenciamento de riscos de seus clientes e operações”, explica Ariadne Fonseca, superintendente de negócios do Serpro.
O que é o Integra Comex
O Integra Comex é uma plataforma que disponibiliza serviços voltados ao mercado do Comércio Exterior para os operadores do comércio exterior e terceiros, fornecendo dados consolidados, permitindo o acesso direto. A atualização da base de dados é em tempo real, o que possibilita, aos clientes, informações atualizadas de operações de comércio exterior, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.
Para o mercado de terceiros, já está disponível, além desta nova API Consulta LPCO, também a Consulta Declaração de Importação Avulsa, que é uma declaração resumida para terceiros que não possuem perfil ou representação Siscomex.
Fonte: Notícia Serpro
O que é o Serpro?
A empresa Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) surgiu em 1964, seu objetivo era todavia modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. Atualmente conta com mais de 9 mil funcionários espalhados por mais de 330 municípios brasileiros.
A Serpro é a líder no mercado de TI para o setor público. A empresa possui presença nacional, robusta infraestrutura tecnológica e ampla experiência com os grandes sistemas da Administração Pública Federal.
Oferece serviços especializados para os setores privado e público, baseado em informações de governo com oferta de produtos diversificados.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
E aí, gostou deste artigo sobre o Serpro, as novidades do Serpro e a tecnologia do Serpro? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉