Sempre pensamos que o dia precisa 30 horas para dar conta de todas as demandas que precisam ser desenvolvidas ao longo do dia, porém o grande segredo está em como organizar o seu tempo e não em ter mais horas no seu dia e sim em como ser mais produtivo. Hoje separamos algumas dicas de como você ter mais produtividade no seu dia de trabalho.
Essa realidade, onde estamos sempre correndo, sem tempo para nada, se aplica em quase todos as áreas, inclusive na de Comércio Exterior. Então vamos agora conhecer mais as 6 dicas para melhorar a produtividade no Comex.
Separamos algumas dicas que ajudarão você a ser mais produtivo:
1 - Tenha metas claras
Você chegou na empresa em que você trabalha e já pensa nas várias atividades que precisa desenvolver ao longo daquele dia e o desespero já aparece, né?
Ao invés disso, quando você chegar ao trabalho, ao contrário de já pensar em todas as suas atividades, pense nas atividades principais precisam ser desenvolvidas no dia e anote elas, conforme você for realizando uma por uma, perceberá o quanto você produziu e perceberá o aumento da sua produtividade.
2 -Planeje com antecedência
Planejamento é a regra! Não deixe as coisas para a última hora.
Seja ele um planejamento diário, semanal ou mensal, planeje.
Ter uma visão clara do que você precisa desenvolver e quando, faz com que você consiga enxergar o que precisa ser realizado para alcançar tal objetivo.
Além de você saber com antecedência tudo que precisa ser feito, você se sente mais organizado e tranquilo, pois terá tudo sobre controle gerando produtividade no seu dia de trabalho.
3 -Priorize suas atividades
Depois de identificar quais as suas tarefas são essenciais para o dia de trabalho ser produtivo, categorize as demais atividades.
Um exemplo, você pode categorizá-las como:
Possuindo uma visão geral de como as suas atividades estão distribuídas nestas categorias, você terá um cenário completo do seu dia e saberá exatamente em o quê, quando e como,focar os seus esforços, focando a sua produtividade nas atividades essenciais.
4 -Se auto avalie
Em rotinas tão corridas, se faz necessário tirar então um tempo para si e se auto-avaliar.
Pegue um dia da semana e avalie a sua semana, se pergunte:
Faça essa autocrítica e compreenda como está o seu desenvolvimento e no que você pode melhorar.
5 - Use a tecnologia a seu favor
Em meio a tantas atividades, muitas vezes, burocráticas, que demandam muito tempo de execução, ou que, por situações incontroláveis pode gerar um retrabalho gigante, identifique pontos em que a tecnologia pode estar à seu favor.
Não fique o tempo todo verificando a sua caixa de e-mails, separe um momento específico do seu dia para responder os e-mails essenciais e condizem com as suas metas do dia, se você não souber como responder ele, então, não responda naquele momento.
6 - Identifique tarefas que possam ser otimizadas
Hoje em dia com tantas soluções, é impossível então não achar alguma que não possa ou consiga ser otimizada. Na rotina de quem trabalha com exportação,por exemplo,sabe o quanto é trabalhoso estar no meio da DU-E e o sistema SISCOMEX cair e assim precisar fazer tudo novamente.
Em momentos como esse, contar com soluções como o sistema FCOMEX, facilita e muito a sua vida, porque através de sistemas assim, você salva o andamento de uma DU-E a qualquer momento e continua quando for necessário, não precisará mais dividir sua nota fiscal de exportação em diversas notas por causa do número de itens.
Com FComex da FAZComex você pode elaborar suas DU-Es com até 999 itens em 2 minutos, já pensou nisso?
Então, se quer saber mais sobre o sistema FComex e de como otimizar todos os seus processos na exportação, é só clicar neste link.
E aí, gostou deste artigo sobre a produtividade no Comércio Exterior, como ter produtividade no Comércio Exterior e como ter um bom desempenho no comex? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.