A praticagem pode ser definida como um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas, isto é, onde existem condições que dificultam a livre e segura navegação como, por exemplo, em portos, estuários e hidrovias.
Se você quer saber mais sobre a praticagem, pegue uma xícara de café e vem comigo agora! 😉
Conforme o Ministério da Infraestrutura, a praticagem é regulada pela Lei de Segurança da Navegação (9.537/1997). A atividade é baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvida (trechos da costa, portos, estuários de rios, em baías, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios).
Este serviço proporciona maior eficiência e segurança à navegação e garante proteção à sociedade e a preservação do meio ambiente.
Só para exemplificar, quando um navio chega ao porto, é emitido um aviso dado pelo capitão da sua chegada, para que seu agente, proprietário ou afretador adote as providências necessárias para sua atracação.
Práticos são, portanto, os “guias” ou detentores do conhecimento local, das regras, condições naturais e riscos específicos de cada região portuária. O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas.
O serviço deste profissional é de suma importância no Brasil e em qualquer parte do mundo, pois ao navegar em águas internacionais, a profundidade do oceano não causa nenhum risco a embarcação, entretanto, ao se aproximar da área costeira, o comandante de um navio em muitos casos não conhece as áreas onde o navio pode ou não navegar com segurança, então neste momento entra em ação o serviço do prático.
O prático nos dias de hoje conta também com o auxílio de modernos equipamentos para realizar suas atividades, como GPS (sistema de posicionamento global), AIS (sistema automático de informações), cartas náuticas, etc.
Como as condições naturais de um porto são sempre únicas, cada Prático deve ser treinado e lotado em uma Zona de Praticagem específica.
Por esse motivo, a formação do Prático de Navios engloba uma combinação de conhecimentos técnicos sobre manobra de navios nas proximidades de toda a sorte de perigos à navegação, conhecimentos sobre os elementos naturais e ainda sobre costumes locais.
Entre os principais itens utilizados na praticagem atualmente estão:
👉 Leia nosso artigo sobre os Tipos de Portos utilizados nas relações de comércios!
Essa logística inclui abastecimento de combustível do navio, alimentação para a tripulação, higienização da embarcação, entre outros. E dentro destes serviços está aquele que é considerado fundamental no sentido econômico, o serviço de prático.
Importante ressaltar que a atividade é essencial à segurança, porque reduz a possibilidade de acidentes, que podem custar vidas. Além de reduzir danos ao meio ambiente, aos próprios navios e instalações portuárias e, ainda, prejuízos de milhões.
Foi instituído, por meio do Decreto nº 7.860, a Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem. Com o objetivo de elaborar propostas sobre regulação de preços, abrangência das Zonas de Praticagem e medidas de aperfeiçoamento relativas a este serviço.
Confira também nosso artigo sobre os Principais Portos do Mundo
Por fim, separamos alguns artigos relacionados com o de hoje e que falam sobre portos.
Conheça nossos outros textos sobre portos, como por exemplo:
Agora que já falamos sobre o que é praticagem, vamos relembrar a importância da logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é a praticagem, como funciona a praticagem, a importância da praticagem e onde é usada a praticagem no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
A Praticagem é baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvida (trechos da costa, portos, estuários de rios, em baías, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios).
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.