A China fechou um terminal importante do porto de Ningbo-Zhoushan e colocou cerca de dois mil trabalhadores em quarentena ao detectar um caso de Covid-19 entre os funcionários do local.
Cerca de 350 navios porta-contêineres estão esperando fora dos portos para seguir viagem, de acordo com a VesselsValue, que monitora o tráfego de embarcações do mundo.
O fechamento do porto acende um alerta de que a rápida disseminação da variante Delta no mundo pode levar a atrasos no embarque de mercadorias.
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De acordo com informações, um surto de Coronavírus levou a uma paralisação parcial do porto de Ningbo-Zhoushan na semana passada, e a suspensão do transporte de contêineres de entrada e saída reduziu a capacidade do porto em um quinto.
O congestionamento elevou a capacidade ociosa da frota global para 4,6%, segundo dados da Clarksons Platou Securities.
O episódio levanta temores de novas filas de embarcações, como as vistas quando o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez, em março, bloqueando uma das hidrovias mais importantes para o comércio mundial. A diferença para o caso do Ever Given é que a fila, na ocasião, era concentrada em um único porto, no Canal de Suez.
Agora, as embarcações estão paradas em diferentes portos, esperando sinal verde para seguir rumo ao terminal chinês.
É importante salientar que este pode não ser o último fechamento em portos chineses, já que o governo do país adotou uma política de tolerância zero contra casos de Covid-19.
👉 Confira nosso artigo onde falamos sobre o navio que encalhou no Canal de Suez!
O porto de Ningbo -Zhoushan é o terceiro maior porto de contêineres do mundo, depois de Xangai e Cingapura, e movimentou 28,72 milhões de unidades de contêineres somente em 2020.
A China divulgou dados da economia, que mostram que o crescimento da produção industrial e das vendas no varejo desaceleraram e ficaram abaixo das expectativas do mercado no último mês (julho).
Contudo, o agronegócio não deve parar já que a China é o principal importador de produtos brasileiros. Além disso, a demanda por alimento não cessa, principalmente para a China que possui quase 400 milhões de pessoas e vai demandar muito alimento.
Entretanto isso não significa que os preços vão estar compatíveis com os custos de produção. Quase 50% de todas as exportações do Brasil têm como destino a China, sendo um mercado muito considerável.
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O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.