Chegou o momento de planejar a exportação, mas, você tem medo de não conseguir alçar voos maiores para descobrir novos mercados? Saiba que o Comércio Exterior no Brasil possui muitos incentivos do governo e programas que os auxilia em cada passo para você começar a exportar.
Se você já tem uma ideia do que fazer mas não sabe como, siga esse passo a passo de como planejar a exportação da Fazcomex, que vai te dar a noção de onde começar e como seguir um bom caminho.
Então, você que quer planejar a exportação ou já é exportador, fica ligado nesse artigo porque nesse artigo vamos te mostrar as principais dicas e programas do governo que você poderá utilizar, não perca!
O que você irá ver hoje sobre o planejamento da exportação?
Quando você estiver planejando a exportação, a primeira pergunta que você deve se fazer é: porque começar a exportar? a pergunta é meio óbvia, mas sempre necessária para você descobrir o ponto de partida
Primeiramente, uma empresa que se lança ao mercado internacional adquire qualidade e conhecimento, pois para se adaptar ao Comércio Exterior, o produto precisa se adequar às normas específicas do país desejado.
A empresa que está começando a exportar, cria a possibilidade de confrontar outras realidades no mercado internacional e isso também é ótimo para a saúde da empresa.
Ganhar conhecimento de mercado, trazer nova competitividade e novos concorrentes, gera boas experiências, além de ser bom para o país e principalmente para a sua empresa. E todos esses pontos podem ser vistos na hora de planejar a exportação.
Quando você estiver no momento do Planejar a exportação dos seus produtos, é importante se basear em método, afinal, precisamos passar para o papel para não esquecer de nenhum detalhe importante.
Aqui na empresa, quando preciso planejar algum projeto, utilizamos a ferramenta 5H2W e através dela conseguimos visualizar de forma clara tudo que precisamos.
Nela você irá estruturar os seguintes pontos:
Esses Passos ajudarão você a planejar a exportação com mais eficiência e qualidade, diminuindo o risco de erros.
Quando você decide exportar, é necessário compreender o que você pode exportar, esta informação também precisa ser levantada na hora de Planejar a sua exportação.
Nem todos os seus produtos podem estar aptos para esse processo e se caso a sua escolha for errada, pode dificultar a aceitação do mesmo no novo mercado.
Então, Conheça o seu produto e saiba o que poderá exportar. Ele deverá ser identificado na fase do planejamento do processo de exportação, onde também você irá conhecer o mercado do país desejado e irá compreender onde poderá atingi-lo.
É importante ter certeza que o produto cumpre as exigências mínimas para exportação. Portanto, é sempre importante conferir se as regras vigentes no país no qual você quer começar a exportar.
Para exportar, pode ser uma pessoa física ou jurídica, abaixo listamos as duas maneiras e o que você precisa fazer para se denominar um exportador.
Um passo importante antes de exportar, é escolher um país apropriado para o seu produto. Na hora do Planejamento da exportação, faça um estudo profundo do país que irá receber seus produtos e a provável concorrência que terá, afinal, é importante também conhecer a cultura do seus novos clientes.
Veja se ele pode consumir a demanda necessária para que a exportação obtenha sucesso, se o produtor for muito consumido no país, a tendência é a fácil aceitação dele.
Uma dica importante para você é: Faça uma pesquisa da situação econômica do país que escolheu, as vezes o país pode estar passando por alguma crise e isso pode ocasionar dificuldade na venda de seus produtos.
Quando a empresa tiver capacidade competitiva no mercado internacional e estiver preparada para enfrentar todas as mudanças econômicas que podem ocorrer nesse mercado. O que requer planejamento de exportação e profissionalismo. A exportação é uma atividade que trará resultados médio a longo prazo, então requer paciência nas decisões e no planejamento que será feito.
É a hora de você fazer algumas perguntas para a sua empresa. Se questione sobre elas e veja se de fato você conseguirá ter o sucesso esperado na exportação de seu comércio;
Ou seja, esteja preparado para todas as possibilidades e conheça tudo sobre o país que está focado em se inserir, até mesmo culturalmente. Após isso, vamos para as partes técnicas da exportação e descobrir se o produto poderá dar certo fora do país.
É necessário ter em mente que os cenários que foram planejados em um primeiro momento podem mudar, então construa um projeto sustentável para exportar. Trabalhar no Comércio Exterior tem que fazer parte do seu planejamento estratégico e do seu modelo de negócio.
Caso precise de ajuda e queira ter total capacidade de exportação, existem mecanismos e órgãos que te auxiliarão nessa jornada, como por exemplo o Plano Nacional da Cultura Exportadora - PNCE.
Este plano foi criado pelo governo com o intuito de contribuir e difundir a cultura exportadora no país, O PNCE tem o apoio de todos os governos estaduais, além da participação de instituições regionais.
É fundamental que você, gestor, conheça as barreiras tarifárias do novo país para conseguir exportar. Neste caso, existem duas barreiras que fazem as restrições do Comércio Exterior, que são:
Tarifa de importação e outras taxas que são impostas pelo governo na saída de cargas. Recentemente um acordo entre o Mercosul e a União Europeia fará mudanças de tarifas em inúmeros produtos para a exportação. Conheça mais pelo site das barreiras comerciais e consulte o valor das tarifas existentes.
Essa barreira abrange todas as burocracias que são ligadas às práticas comerciais e medidas estabelecidas entre países que queremos exportar e o Brasil.
Medidas Antidumping, Medidas Compensatórias, subsídios, Medidas de Salvaguarda e medidas sanitárias e fitossanitárias. Além de procedimentos alfandegários, valoração aduaneira,etc..
Tudo isso existe com objetivo de proteger o estado com práticas protecionistas. Caso você esteja enfrentando algum problema, o governo criou um canal onde as empresas podem entrar em contato e se informar sobre as medidas e discutir sobre elas.
O Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações - SEM Barreiras. Por ele você também pode acompanhar de forma transparente as novas medidas feitas pelo governo e as suas consequências no mercado.
Após você se informar sobre as tarifas é hora de montar um plano internacional para o seu negócio.
Nisso inclui muitas estratégias, marketing, táticas de vendas, para o país que você exportará o seu produto e também a forma de divulgação no país em questão. Basicamente, as estratégias precisam ser diferentes do que aqui, pois o comportamento e cultura são outro e nessas horas o marketing faz uma grande diferença
Deve constar quando você estiver planejando a exportação, as táticas e estratégias de marketing, para o país escolhido, pois é preciso divulgar os produtos conforme as peculiaridades culturais e de comportamento dessa região.
Ou seja, as ações que são aplicadas no Brasil podem não funcionar lá, necessitando de pesquisa e estudo para se delimitar as melhores estratégias de marketing para exportação.
A área de logística da empresa provavelmente será uma das mais afetadas, o que ocasionará algumas mudanças na forma de enviar o produto. Considere alguns pontos que precisam ser avaliados para a logística da exportação:
Modalidade de transporte até o país que você exportará: Marítimo, aéreo ou terrestre. Cada forma dessas implicará em regulamentações, exigências e logística diferenciada, então sempre pesquise o melhor formato de enviar o seu produto.
Entrega do produto: Você irá abrir uma filial no país de destino final do produto para encaminhar os produtos ou fará uma parceria com alguma empresa que leve os produtos até os clientes?
Embalagens: Se atente também a escolha das embalagens adequadas para o seu produto, trajetos longos podem trazer alguns riscos ao produto. Então, certifique-se que não ocorrerão danos a mercadoria.
Agora que você passou pelas partes burocráticas e, precisa saber de que forma irá colocar o preço final para o produto. Se atente a duas possibilidades que poderá colocar em sua mercadoria.
Caso você ainda esteja em dúvida, o governo dispõe de uma ferramenta que simula o valor do seu produto no mercado estrangeiro.
Conhecer o mercado é fundamental e isso você já viu, não é mesmo? Então sugerimos fazer uma pesquisa de mercado, pois será de grande utilidade na hora de optar por algum mercado. As respostas vão trazer muitos indicativos, como:
As características definidas para essa pesquisa passam por muitos aspectos como a geografia do país, a sua cultura, a religião que predomina, até mesmo aspectos políticos e comunicacionais. Tudo isso pode afetar de alguma forma na venda e sucesso de seu produto, então seja um expert do país que irá trabalhar.
Ou seja, fazer essa pesquisa de mercado te trará pontualidade nas decisões que serão tomadas.
Agora que definimos todo o processo até chegar ao país desejado, precisamos dar a importância para estabelecer o produto no mercado.
O marketing mix, que consiste numa série de variáveis controláveis que influenciam a forma de como os consumidores respondem ao mercado, visando influenciar a procura do seu produto e o nível desejado de vendas no mercado. Vamos as ações do marketing mix:
Produto: Aqui neste item, você precisa adequar ao mercado de destino, com normas e especificações técnicas. Esse é um dos problemas mais corriqueiros nas empresas.
Preço: Na hora de definir o preço do seu produto, leve em consideração que o preço deverá conter o custo da matéria-prima, custos variáveis e os custos fixos para a produção, e também, o lucro líquido desejado.
A definição do preço será determinado pela estratégia da empresa e de acordo com a posição que será ingresso no mercado-alvo.
Distribuição:
Para a distribuição do produto, em muitos casos é inviável ser feito pela própria empresa, tornando útil o uso de empresas externas para a distribuição. Nesses casos é importante controlar a estratégia comercial e tentar diminuir os custos do investimento na exportação do produto o máximo possível.
Promoção: É importante que o posicionamento da empresa no país escolhido facilite o conhecimento do produto, sendo necessário que exista notoriedade da marca no mercado externo, para o crescimento de suas vendas.
Isso requer um trabalho de marketing e de comunicação, então pense em ter as melhores estratégias de comunicação para mostrar o seu produto no país que você está se inserindo.
E ai? gostou dessas dicas para você garantir o sucesso no comércio exterior?
Nós nos baseamos no livro O Exportador de Nicola Minervini, fica a dica para você que pretende começar a exportar.
E aí, gostou deste artigo sobre como planejar a exportação, a importância de planejar a exportação e o planejamento da exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
O Novo Processo de Exportação (NPE) faz parte do programa Portal Único Siscomex, que vem reformulando os processos de exportação, licenciamento e trânsito aduaneiro.