por Sinara Bueno
Entenda mais sobre o Packing List
Há algum tempo, falamos aqui no Blog da Fazcomex sobre os documentos para importação, nesta oportunidade falamos um pouco de cada documento do comércio exterior. Porém, agora vamos detalhar um pouco mais a respeito do Packing List (ou Romaneio de Carga).
O que você vai ver hoje no nosso artigo sobre o Romaneio de Carga:
- O que é o Packing List;
- Modelo de Packing;
- Regulamento aduaneiro.
Vamos lá agora saber mais sobre o Packing List (ou Romaneio de Carga)! 😉
O que é Packing List?
Packing List é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada.
O objetivo do Packing é facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque como no desembarque.
Vale lembrar que diferentemente da Fatura Comercial e Proforma, o Romaneio de Carga não possui dados financeiros, apenas os aspectos logísticos.
Packing list é em inglês, sua tradução para o português é Romaneio de Carga, e em espanhol traduzimos para Lista de Empaque.
Modelo de Packing List
Não existe um modelo padrão para este Packing List, porém no Brasil recomenda-se que contenha os seguintes elementos:
- quantidade total de volumes (embalagem);
- marcação dos volumes;
- identificação dos volumes por ordem numérica; e
- espécie de embalagens (caixa, pallet etc) contendo peso líquido, peso bruto, dimensões unitárias e o volume total da carga.
Para ilustrar, veja modelo do Packing List:
Multa por não apresentar Packing list
O Romaneio de Carga (Packing List) é um documento essencial no despacho aduaneiro.
A não apresentação do Romaneio na instrução do despacho aduaneiro de importação leva a aplicação de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por conta da sua obrigatoriedade, conforme alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.
Para que serve o Romaneio de Carga?
O Romaneio de Carga ou Packing List serve para a identificação de conjuntos de volumes, em regra, mercadorias embaladas.
Exemplos de situações onde não é prática a emissão do romaneio de carga: granéis e cargas não embaladas que por si só se identificam como automóveis (nº do chassi) ou máquinas e equipamentos de grande porte (nº de série).
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre como funciona o Packing List e o que é Packing List e o Romaneio de Carga? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉