por Leandro Sprenger
Saiba mais a respeito do órgão anuente no comércio exterior
Os órgãos anuentes têm grande importância no Comércio Exterior. No artigo de hoje vamos falar sobre este tema e conhecer a atuação deles nos processos de exportação e importação.
Vamos lá agora saber o que é órgão anuente! 😉
O que são órgãos anuentes
Os órgãos anuentes são todos aqueles órgãos que necessitam efetuar uma análise complementar, dentro de sua área de competência, em determinadas operações de comércio exterior (exportação e importação). Eles têm a função de liberar ou não a entrada e saída de mercadorias no país.
Os órgãos anuentes têm a responsabilidade de averiguar se as mercadorias estão em conformidade com os requisitos e com as normas internacionais exigidos e, ainda, se não há proibição de venda no Brasil (consumo, circulação, preocupação com segurança e adequação técnica e científica estão entre os itens analisados).
Além disso, esses setores também são os responsáveis por predefinir essas condições, por meio de testes que credenciam a comercialização desses produtos.
Eles atuam analisando Licenças de Importação (LI), LPCO na importação e Licenças de exportação (LPCO) no Portal Siscomex.
Lista de Órgãos Anuentes na Importação
- Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA;
- Agência Nacional do Cinema - ANCINE;
- Comando do Exército - COMEXE;
- Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX;
- Departamento de Polícia Federal - DPF;
- Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM;
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA;
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP;
- .Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq;
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBC;
- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO;
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA;
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e
- Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.
Lista de Órgãos Anuentes na Exportação
- Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL;
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA;
- Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN;
- Comando do Exército - COMEX;
- Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX;
- Departamento de Polícia Federal - DPF;
- Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM;
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI;
- Ministério da Defesa - MD; e
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Atuação dos órgãos anuentes no Siscomex
Para o controle administrativo da entrada de produtos específicos em território aduaneiro brasileiro, operam no Brasil diversos órgãos anuentes, que têm, entre suas atribuições, a função de analisar licenças de importação registradas pelos importadores no SISCOMEX, respeitadas suas respectivas competências. Tais órgãos atuam na anuência de importações de produtos/operações a eles pertinentes, podendo haver a atuação simultânea e independente de mais de um órgão em uma mesma LI.
No Novo Processo de Exportação e no Novo Processo de Importação os anuentes tiveram um grande participação pois todos precisaram reestruturar seus sistemas internos para integração com o novo Portal Único Siscomex.
Meu produto tem anuência?
Uma dúvida muito recorrente por quem começa a exportar ou importar é se o seu produto requer alguma licença prévia. A Consulta pode ser realizada pelo código NCM.
Para tanto, é possível consultar a necessidade de Licenciamento no sistema do governo de Tratamento Administrativo na Importação . Já na exportação pode-se consultar através do Simulador de Tratamento Administrativo Portal Siscomex. Ou ainda, em sistemas comerciais pagos.
Qual a importância do Comércio Exterior?
Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é Órgão Anuente, como funciona órgão anuente e quais são os órgãos anuentes no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉