No artigo de hoje nós vamos entender mais a respeito das novas funcionalidades do Sistema Classif do Pucomex, que, dentre elas, está a consulta aos atributos do Catálogo de Produtos e a evolução da sua ferramenta de inteligência artificial para classificação de mercadorias.
Quer saber a respeito deste assunto referente ao Pucomex e ao Catálogo de Produtos? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos:
Vamos lá agora saber sobre como as novas funcionalidades do Sistema Classif do Pucomex? 😉
O Classif é uma plataforma digital gratuita para importadores, exportadores e demais intervenientes aduaneiros, que disponibiliza, em um só lugar, informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), tratamento tributário e administrativo.
Disponível no Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex), o Classif tem como objetivo simplificar e agilizar o acesso a informações e dados relevantes para o comércio exterior.
Na sua nova versão, destaca-se as seguintes funções:
Exibição dos atributos utilizados no Catálogo de Produtos para a descrição dos produtos nas declarações de importações;
Evolução da sua ferramenta de inteligência artificial (IA) com sugestões para classificação de mercadorias, que agora exibe códigos de 8 dígitos;
Consulta às cotações de moedas estrangeiras.
Além das novidades dessa nova versão, o Sistema Classif também oferece:
Consulta a tabela NCM em interface moderna e amigável, com todos os textos legais desde 1996, inclusive quanto a formatação de texto;
Consulta às Notas legais da NCM;
Consulta às Notas Explicativas do Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (Nesh), que são a interpretação oficial do Sistema Harmonizado (SH) em nível internacional;
Pesquisa integrada nas Tabela NCM, Notas legais e Nesh;
Consulta às Regras Gerais de Interpretação do Sistema Harmonizado (RGI-SH);
Consulta ao tratamento administrativo na importação e na exportação (licenciamento, permissões, proibições, etc) através de integração com o módulo TA do Portal;
Simulador de Tratamento Tributário na importação e na exportação (alíquotas dos tributos, preferências tarifárias, direitos antidumping, Ex-tarifários, etc);
Consulta as decisões sobre classificação fiscal de mercadorias em nível de subitem através de integração com o sistema Normas (1ª versão);
Download da Tabela NCM em formato JSON (texto plano) e XLSX (texto rico) pelo Portal;
Download da Tabela NCM em formato JSON (texto plano) sem necessidade de Captcha através de URL pública, clique aqui;
Carga automática da Tabela NCM completa a partir da Resolução Camex, permitindo a sua manutenção de forma segura e rápida.
Assim, o Classif avança no seu objetivo de auxiliar o acesso à informação pelos importadores e exportadores, de modo a se tornar um instrumento de facilitação do comércio exterior e um meio de divulgação internacional da pauta aduaneira brasileira conforme os compromissos sobre transparência e acesso à informação previstos no Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC) da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O acesso ao Classif pode ser feito pela página do Pucomex.
Deve-se selecionar o módulo “Administração Pública” e depois a opção “Receita Federal” e fazer o acesso com o certificado digital. O Classif está disponível nas seções Importação (IMP), Exportação (EXP) e Catálogo de Produtos (PRD) do Pucomex.
O acesso sem certificado digital pode ser feito por meio do módulo Acesso Público.
Também é possível o acesso pelo link direto do Classif clicando aqui.
Fonte: Governo Federal
Com a atualização do Sistema Classif, você pode encontrar a cotação de moedas no site do Portal Siscomex. Clique Aqui e veja a cotação de moedas!
Para exemplificar:
O Módulo no Portal Siscomex cujo nome é Catálogo de Produtos, é integrado com a DUIMP. Nele o importador deverá manter o cadastro de todos seus produtos importados.
O Catálogo de Produtos visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.
São campos requeridos no Catálogo de Produtos: Naladi, NCM, Descrição da mercadoria , entre outros.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
Exibição dos atributos utilizados no Catálogo de Produtos para a descrição dos produtos nas declarações de importações