Carro, vagão de trem, caminhão, ônibus… Estes veículos contam com um tipo especial de navio para seu carregamento: os navios Ro-Ro.
Vamos conhecer mais sobre esse tipo de navio? 😉
Veja agora os tópicos no artigo de hoje sobre navio Ro-Ro:
O que é um navio Ro-Ro?
Ro-Ro é a sigla utilizada para definir os navios cargueiros Roll on-Roll off. É um segmento específico dentro do universo da navegação. Numa tradução livre, Roll on-Roll off significa Rolar para dentro-Rolar para fora.
Uma definição mais acurada seria navio de “carga rolante”, ou seja, aquela que embarca e desembarca do navio rolando, seja em cima de suas próprias rodas (ou lagartas), seja em cima de um equipamento específico para isso.
Diferentemente do navio transportador de contêiner, o navio Ro Ro é todo fechado. É como se fosse um grande estacionamento vertical com várias rampas internas onde, na maioria das vezes, é possível ajustar a altura dos andares de acordo com o tipo de carga.
Antigamente, antes da invenção dos navios Ro-Ro, os veículos eram transportados nos navios da época como qualquer outra carga. Os automóveis tinham seus tanques de combustível esvaziados e suas baterias desconectadas antes de serem içados para o porão do navio, onde eram calçados e protegidos. Todo esse processo era demorado, arriscado e difícil.
Os primeiros navios Roll-on-Roll-off foram construídos no século XIX, objetivando realizar o transporte de trens por rios muito largos, nos quais era inviável a construção de pontes. Esses navios eram equipados com trilhos que podiam ser conectados aos que estavam em terra e o trem simplesmente rolava para dentro do navio e depois para fora. Com a necessidade de realizar o transporte de passageiros e veículos em geral, os navios Ro-Ro foram sendo aperfeiçoados para oferecer um melhor serviço. Dessa forma, estas embarcações passaram a representar um transporte mais seguro, com menor tempo de viagem e de carga e descarga, já que antes os carros eram carregados / descarregados por meio de guindastes. Com o crescimento do comércio internacional de veículos, surgiu a necessidade da criação de um navio especializado no transporte de carros.
Os primeiros navios de carga Ro-Ro exclusivo de carros (Pure Car Carrier - PCC), especialmente equipados para o transporte de grandes quantidades de veículos, entraram em serviço no início dos anos 1960. Esses navios ainda tinham seus próprios equipamentos de carga e os chamados conveses suspensos. Durante a década de 1970, o mercado de exportação e importação de carros aumentou dramaticamente e o número e tipo de Ro-Ros também aumentou. Em 1970, a K-Line do Japão construiu o "Toyota Maru No.10", o primeiro Ro-Ro exclusivo de carros (PCC) do Japão, e em 1973 construiu a European Highway, a maior embarcação transportadora exclusiva de carros (PCC) da época, que transportava 4.200 automóveis.
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Atualmente, o segmento Ro-Ro atende também um nicho de mercado de cargas de projeto, aquelas cujas medidas, dimensões e peso são fora dos padrões para o embarque em contêineres convencionais. No mercado já que existem navios Ro-Ro que possuem capacidade de levar cargas de até seis metros (maior lado) e quatrocentas toneladas. Dessa forma, diversos tipos de cargas podem ser transportadas em navios Ro-Ro:
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Existem atualmente diversos tipos de navios Ro-Ro:
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Durante todo o artigo, vimos as diversas vantagens, bem como a versatilidade dos navios Ro-Ro. Contudo, embora os navios Ro-Ro representem uma proporção muito pequena da tonelagem da marinha mercante mundial, 33% dos acidentes marítimos acontecem com esse tipo de navio atualmente. Somente neste século já foram 17 acidentes com mais de 2.200 vítimas fatais. Existem alguns perigos os quais não afetam apenas a segurança das embarcações roll-on / roll-off, mas também os tripulantes. Relacionamos alguns fatores de risco abaixo.
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Calado do Navio é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.
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Agora que você já sabe o que é o Navio Ro-Ro, vamos entender a importância da logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é Navio Ro-Ro, como funciona o navio ro-ro e a importância do Navio Ro-Ro? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Navio Ro-Ro é navio de “carga rolante”, ou seja, aquela que embarca e desembarca do navio rolando seja em cima de suas próprias rodas (ou lagartas), seja em cima de um equipamento específico para isso.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.