Navio graneleiro encalha no Canal de Suez: Entenda

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Um novo acidente envolvendo um navio ocorreu nesta quinta-feira (09/09) no Canal de Suez, no Egito. Dessa vez, o Navio graneleiro Coral Crystal, com bandeira do Panamá bloqueou hoje, por algumas horas, a passagem de embarcações.

E-book - passo a passo DU-E

Conforme a emissora local, "Al Arabiya", o encalhe provocou atrasos na passagem de, ao menos, outras quatro embarcações. O navio Coral Crystal tem como destino o Sudão e tem 225 metros de comprimento e 32m de largura.

Vamos saber mais? 😉

Navio graneleiro Coral Crystal

Navio graneleiro Coral Crystal: saiba o que aconteceu

O navio graneleiro Coral Crystal transporta uma carga de 43 mil toneladas em direção ao Mar Mediterrâneo. A Autoridade do Canal de Suez (SCA) afirmou que o navio ficou brevemente preso na seção norte da passagem, mas foi reflutuado e não houve maiores impactos no tráfego.

Ainda segundo a SCA, a embarcação sofreu um problema temporário quando atravessava o canal, mas os navios atrás dele foram desviados por um canal paralelo para que o trânsito não fosse interrompido.

Vale ressaltar que após meses do acidente com o mega cargueiro Ever Given, que causou prejuízos financeiros em todo o planeta, este é mais um navio encalhado no canal de Suez. O que acende um alerta para esse tipo de problema no local.

👉 Além deste artigo sobre o Navio Graneleiro, leia também nosso artigo sobre a remoção do navio cargueiro no Canal de Suez em março deste ano.

Navio graneleiro Coral Crystal

Como ficou o fluxo no Canal de Suez?

O graneleiro ficou preso momentaneamente na seção norte da passagem, que conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. E é uma via alternativa para que empresas não precisem contornar a África. 

Os barcos que vinham atrás dele conseguiram usar um canal alternativo até que a embarcação panamense fosse “reflutuada” e conseguisse seguir sua rota sem causar qualquer impacto no tráfego de navegação. O tempo no qual o barco ficou parado não foi divulgado pelas autoridades.

Importância do Canal de Suez

O Canal de Suez tem 193 km de extensão e é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% do comércio global que passa pelo local. A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adicionar de uma a duas semanas à viagem.

Cerca de 50 navios passam por dia pelo canal. Ou seja, isso representa quase 1/3 do tráfego mundial de navios de contêineres. Lembrando que a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar. Foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo e tem capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.

Quanto ao navio Coral Crystal, após ter sido rebocado do local que encalhou, ele foi liberado pela SCA e já segue seu trajeto normalmente para o Sudão!

E aí, gostou deste artigo sobre o navio Coral Crystal que encalhou no Canal de Suez, o porquê de o navio Coral Crystal encalhar no Canal de Suez e como o navio graneleiro desencalhou do Canal de Suez? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que é comércio exterior?

O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática