MDIC e CEBC farão estudo sobre perfil socioeconômico do comércio Brasil-China

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Uma colaboração irá gerar uma análise aprofundada das características das empresas que têm o maior volume de transações comerciais no Brasil.

E-book - passo a passo DU-E

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC) e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) estabeleceram uma parceria para a realização de um estudo inédito, com o intuito de mapear o perfil socioeconômico do comércio entre as duas nações.

Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

  • Perfil socioeconômico do comércio Brasil-China
  • Quem é quem na nova SECINT (EX-MDIC)
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉 
Brasil China exportação importação comex

Perfil socioeconômico do comércio Brasil-China

Um Memorando de Entendimento, que visa essa meta, foi assinado na última segunda-feira (14/10), em Brasília, pela secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e Cláudia Trevisan, diretora executiva do CEBC. O intercâmbio comercial entre Brasil e China atingiu números recordes em 2023, com a China se firmando como o principal destino das exportações brasileiras e a origem mais significativa das importações. No ano passado, o comércio bilateral totalizou impressionantes US$ 157 bilhões. A China representou 31% do total exportado pelo Brasil em 2023, além de ser responsável por 23% das importações.

“Os grandes números são conhecidos, mas nós queremos saber mais sobre o perfil desse comércio, que tipo de emprego ele gera, quais os impactos na sociedade, qual sua relação com investimentos” conta Tatiana Prazeres. “O estudo nos permitirá pensar políticas públicas que contribuam para enriquecer, ampliar e diversificar a relação comercial Brasil-China”.    

Cláudia Trevisan também vê o estudo como uma ferramenta estratégica de planejamento. “A assinatura desse morando é extremamente importante. A China é o principal destino das exportações do Brasil e esse estudo vai ser uma oportunidade para a gente conhecer melhor essa relação e pensar no futuro, em quais estratégias a gente pode adotar para sofisticar mais e melhorar a relação bilateral”.

Sob a ótica empresarial, a China se apresenta como um vasto mercado e um desafio à concorrência. As exportações do Brasil para a nação asiática, especialmente de commodities como soja, minério de ferro e petróleo, têm sido essenciais para o saldo positivo da balança comercial brasileira, que alcançou US$ 98 bilhões em 2023.

Paralelamente, cresce a iniciativa de diversificar os produtos exportados, buscando incluir itens com maior valor agregado, como máquinas agrícolas, alimentos processados e artigos de consumo. As recentes visitas oficiais à China dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, em 2023 e 2024, integram este esforço.

Finalidade da Cooperação O acordo estabelecido entre o MDIC e a CEBC prevê a elaboração de relatórios e estudos que trarão dados e análises, proporcionando um entendimento mais aprofundado sobre as dinâmicas econômicas entre os dois países.

Fonte: Governo Federal

Quem é quem na nova SECINT (EX-MDIC)

Saiba quem são as pessoas à frente de cada uma das Secretarias e Subsecretarias.

Seguro de Crédito à Exportação MDIC

A nova Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) é de responsabilidade de Marcos Prado Troyjo.

O atual Secretário à frente da Secex é Lucas Pedreira do Couto Ferraz.

A Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior está com o senhor Renato Agostinho da Silva.

👉🏼 Vale lembrar que a maioria dos sites do governo ainda não foram totalmente atualizados. Bem como alguns Sistemas de Comércio Exterior, assim sendo é muito comum ainda se deparar com as siglas antigas como MDIC, DECEX, etc.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que é Comércio Exterior?

Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

O que é Logística Internacional?

Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.

O que é o Portal Siscomex?

O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à expo e impo.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática