por Leandro Sprenger
Incoterms | CIF e FOB quem paga?
No artigo de hoje, nós vamos saber mais sobre quem paga as partes dos processos, tanto no Incoterm CIF, quanto no Incoterm FOB.
Tem dúvidas quanto a esses assuntos? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!
Vamos lá saber mais? 😉
Quem paga no Incoterm CIF e FOB?
Os termos Incoterms (Termos Internacionais de Comércio) CIF (Cost, Insurance and Freight) e FOB (Free On Board) são usados para definir as responsabilidades e os custos associados ao transporte de mercadorias em transações internacionais.
Vamos abordar quem paga em cada um desses termos CIF e FOB:
CIF (Cost, Insurance and Freight)
Custo:
O vendedor é responsável por pagar os custos associados ao transporte das mercadorias até o porto de destino acordado.
Seguro:
O vendedor também é responsável por fornecer um seguro de carga para cobrir os riscos durante o transporte.
Frete:
O vendedor paga pelo frete marítimo até o porto de destino.
FOB (Free On Board)
Custo:
O vendedor é responsável pelos custos associados ao transporte das mercadorias até o porto de embarque.
Seguro:
O comprador é responsável por contratar e pagar o seguro de carga, se desejar cobertura durante o transporte.
Frete:
O comprador é responsável pelo frete marítimo após as mercadorias estarem a bordo do navio no porto de embarque.
Ou seja, no termo CIF, o vendedor assume mais responsabilidades e custos, incluindo frete e seguro até o porto de destino. Já no termo FOB, o vendedor é responsável apenas pelo transporte até o porto de embarque, e o comprador assume os custos e responsabilidades a partir desse ponto.
INCOTERM CIF o que é?
O Incoterms CIF é a regra Cost Insurance And Freight ou seja, em português Custo, Seguro e Frete. Quando se procede uma negociação aquaviária (marítima, fluvial ou lacustre), pode-se optar pelo Incoterm CIF, no qual o vendedor arca com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.
FOB (Free on board) o que é?
FOB é a sigla de Free on Board, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, é com o comprador todas as responsabilidades sobre perdas e possíveis danos.
Dentro dos modais aquaviários, o Incoterm FOB pode ser utilizado para formatos como:
Marítimo
Fluvial
Lacustre
A entrega da mercadoria é oficializada no bordo do produto no navio que foi indicado pelo Comprador e é após este momento que as despesas passam a ser destinadas ao comprados.
O que é Incoterms
Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. Os Incoterms são importantes pois eles têm o papel de deixar clara a alocação de riscos, custos e obrigações entre o comprador e o vendedor em um contrato de compra e venda de mercadorias.
Vale ressaltar que os Incoterms não são imposições e sim uma proposta para o melhor entendimento entre vendedor e comprador.
Atualmente existem 11 Incoterms, desde Janeiro de 2020 entra em vigor uma nova versão. Ambas versões, tanto Incoterms 2010 como Incoterms 2020 possuem 11 siglas. Vamos agora falar sobre a tabela Incoterms 2023 atualizada.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉