por Sinara Bueno
Entenda mais sobre a importância da OTAN
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está nas manchetes dos jornais como um dos elementos principais do conflito entre Rússia e Ucrânia. A aliança militar, formada em 1949 com o objetivo de defender incondicionalmente os Estados-membros, tem uma longa história com a União Soviética.
Quer saber sobre a importância da OTAN para as relações dos países no mundo? Então pegue o seu café e continue conosco!
Confira os seguintes tópicos sobre a OTAN em 2023:
- História e importância da OTAN
- Países membros da OTAN
- OTAN e os impactos no Comércio Exterior
- Quais são os objetivos da OTAN?
Vamos lá agora entender o que faz a OTAN? 😉
História e importância da OTAN
Como você já sabe, a crise entre Rússia e Ucrânia, que culminou com o início dos ataques de Moscou, tem como um dos pontos principais a oposição russa à entrada do país vizinho na Otan.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista. Atualmente, a OTAN atua como um organismo expansionista, com vistas a garantir os interesses econômicos das nações membros ao redor do mundo. Sua sede está localizada em Bruxelas, na Bélgica. A seguir, vamos conhecer os países da OTAN.
Países membros da OTAN
Com a dissolução da União Soviética, antigos membros do Pacto de Varsóvia passaram a integrar a OTAN. Entre os principais países integrantes da OTAN podemos destacar:
Confira a seguir todos os 28 membros da Otan: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Turquia e Finlândia.
Inclusão da Finlândia na OTAN
Nesta terça-feira (04/04), a Finlândia entrou oficialmente para a OTAN. A adesão da Finlândia à Otan é um dos principais movimentos da geopolítica mundial desde o início da guerra na Ucrânia e acirra ainda mais as tensões entre Ocidente e Rússia, que agora divide oficialmente uma fronteira de mais de 1,3 quilômetros com um país membro da aliança militar do Ocidente.
OTAN e os impactos no Comércio Exterior
Os interesses da Otan influenciam outras áreas além do âmbito militar, com destaque para a economia. Assim, a organização tem grande influência em decisões político-econômicas em nível mundial, em organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE).
A organização é um dos principais polos de poder do globo, em termos políticos, militares, econômicos e até mesmo culturais. A Otan é um polo de oposição tradicional aos países ditos não alinhados, como Irã e Coreia do Norte, e também de importantes potências globais, como Rússia e China.
Quais são os objetivos da Otan?
O objetivo da Otan, conforme disposto nos seus documentos oficiais, é garantir a liberdade e a segurança dos seus países-membros por meio de ações políticas e militares. O organismo deixa clara a sua função enquanto organização internacional voltada para fins de segurança. Portanto, a explicitação das intenções da Otan reafirmam o caráter dessa organização enquanto entidade político-militar que busca garantir a defesa dos seus países-membros, seja por meios diplomáticos ou militares.
👉 Relacionado ao contexto da OTAN 2022, a crise entre Ucrânia e Rússia, fez com que gigantes do Comércio Exterior emitissem notas referente a este assunto, confira nosso artigo sobre MSC e Maersk interromperem o transporte marítimo para a Rússia!
Ataque com mísseis na Polônia
Após a acusação do governo polonês de uma ataque com mísseis russos atingirem o país membro da OTAN, a tensão novamente atingiu não só a Europa, mas também o restante do mundo. A Polônia é membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar do Ocidente, que prevê, em seu estatuto, a defesa de todos os sócios em caso de ataque de um terceiro país. Por esse entendimento, os Estados Unidos, que fazem parte do bloco, poderiam atacar a Rússia.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira (16/09) que os mísseis disparados na terça-feira (15/09) em direção ao território ucraniano chegaram a até 35 quilômetros de distância da fronteira entre Ucrânia e Polônia. A Polônia afirma que os ataques causaram a morte de duas pessoas.
O míssil caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.
E aí, gostou deste artigo sobre a Otan 2023 e como ficam os países OTAN 2024? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉