por Sinara Bueno

24 Mar, 2025

Grupo JBS vai assumir operação provisória do Porto de Itajaí

No artigo de hoje, nós vamos entender mais sobre a autorização da Antaq para que o grupo JBS assuma provisoriamente as operações do Porto de Itajaí em Santa Catarina.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o Porto de Itajaí? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Vamos lá saber mais sobre este assunto relacionado ao Porto de Itajaí? 😉

JBS operação Porto de Itajaí

JBS: controle das operações no Porto de Itajaí

O conselho de administração da Agência Nacional de Transportes Fluviais (Antaq) deu acordo, nesta quarta-feira (22), com a Seara, do grupo JBS, para assumir o controle societário da empresa responsável pelas operações, com base em contrato de aluguel temporário, no Porto de Itajaí (SC).

Com uma decisão de “referendo público”, que não exigiu reunião de discussão, o comando da organização autorizou o conglomerado do setor de processamento de carnes a adquirir mais de 70% do capital social da Mada Araújo Asset & Port Management.

A empresa venceu no ano passado a licitação para operação do terminal de contêineres e carga geral pelo prazo de 24 meses, a partir de dezembro de 2023. Segundo a Antaq, o pedido de análise da transação societária foi transmitido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos em maio (14). Por decisão do conselho de administração, a transferência do controle da sociedade deverá ser finalizada no prazo de 180 dias.

O porto de Itajaí foi incluído na lista de portos organizados, sob controle da União, no projeto de privatização. Acontece que o contrato de arrendamento temporário, ganho em leilão pela Mada Araújo Asset, incide apenas sobre o arrendamento da área que corresponde a todas as operações logísticas do porto.

A autoridade portuária – geralmente comparada a um “condomínio” que administra diferentes terminais – cuida, no caso de Itajaí, apenas da área arrendada à empresa que será controlada pela JBS. Atualmente, a Antaq prepara um novo leilão dedicado à concessão da mesma área do Porto de Itajaí, mas agora em caráter permanente – não se trata mais de um arrendamento transitório. 

Pelas regras propostas, a nova operadora deverá investir 2,8 bilhões de reais, ao longo de nove anos, na ampliação do estaleiro e em outras ações que visem aprimorar a capacidade do porto.

Fonte: Valor Econômico - Globo

Principais produtos exportados através do Porto de Itajaí

Conforme registros do site do Porto de Itajaí, madeiras e seus derivados são os principais produtos movimentados na região, seguido de aves congeladas (maior porto exportador do Brasil). Confira a lista completa abaixo:

  1. Madeira e derivados
  2. Aves congeladas
  3. Cerâmicas
  4. Papel Kraft
  5. Máquinas e acessórios
  6. Tabacos
  7. Veículos
  8. Produtos têxteis
  9. Açúcar
  10. Carne Bovina Congelada

O porto está localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 km de sua foz, no litoral norte de Santa Catarina. Fica em frente ao Porto de Navegantes.

O Complexo Portuário do Itajaí é hoje a principal opção para os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e um dos principais complexos do Brasil.

Santa Catarina conta com outros grandes complexos portuários como o de Itajaí, podemos citar os portos de Navegantes, Itapoá, Laguna, Imbituba e São Francisco do Sul. Confira nosso artigo sobre os Principais Portos Brasileiros.

👉 Caso esteja procurando por Consultoria em Comércio Exterior em Itajaí - SC, acesse nosso Portal de Empresas e conheça os principais prestadores de serviços de comex da cidade e também de todo o país!

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática