Desde 2011, quando aumentou de 20% para 35%, a alíquota do Imposto de Importação aplicada pelo Brasil a bicicletas é uma das mais elevada do mundo, mas isso mudou já que o Governo reduziu o Imposto de Importação a partir de março.
Vamos saber mais detalhes dessa decisão sobre a redução do imposto de importação de bicicletas? 😉
Conforme podemos ver na tabela abaixo, a importação de bicicletas começou o século praticamente de forma irrisória, mas foi crescendo exponencialmente a partir da segunda década.
Ano | Valor FOB (US$) |
2001 | 787.036 |
2002 | 538.221 |
2003 | 742.096 |
2004 | 1.422.341 |
2005 | 2.956.441 |
2006 | 4.011.935 |
2007 | 6.833.108 |
2008 | 10.827.711 |
2009 | 9.146.510 |
2010 | 17.888.700 |
2011 | 33.987.928 |
2012 | 37.914.493 |
2013 | 35.007.024 |
2014 | 39.912.984 |
2015 | 37.497.719 |
2016 | 24.927.886 |
2017 | 25.725.780 |
2018 | 22.043.813 |
2019 | 23.656.001 |
2020 | 20.486.771 |
Para ilustrar:
Certamente podemos dizer que, se o gráfico acima fosse uma formação rochosa, desafiaria até mesmo o mais disposto dos ciclistas. Dentre nossos fornecedores externos de bicicletas, China e Taiwan respondem por 90% das importações de bicicletas pelo Brasil.
Todo ano a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) realiza uma pesquisa com centenas de lojistas de todo o país. Confira alguns destaques da pesquisa de 2020:
O ano de 2020 confirmou a onda de crescimento do mercado de bicicletas no Brasil, registrando média de 50% de aumento nas vendas das bikes em comparação a 2019. É o que consta no balanço do levantamento realizado pela Aliança Bike, que ouviu centenas de lojistas, fabricantes e montadores de todo o país ao longo de 2020 e em janeiro de 2021.
De acordo com esse mesmo levantamento, o pico das vendas ocorreu no mês de julho, em que houve um aumento de mais de 118% nas vendas de bicicletas, em comparação ao mesmo período de 2019. Entre os modelos mais vendidos, as bicicletas de entrada – tanto urbanas, quanto mountain bikes aro 29” -, com valores que variaram entre R$ 800 e R$ 2 mil
A partir do monitoramento realizado com centenas de empresas foi possível constatar também que as vendas só não foram maiores por conta da falta de componentes e insumos para a linha de montagem das bicicletas.
Este fator impacta diretamente na oferta de modelos aos consumidores. Fruto também da alta demanda e boom de vendas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, após o início da pandemia em 2020.
A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas já havia pleiteado a volta da alíquota de 20% para o Imposto de Importação de bicicletas. Apenas esse ano é que o Gecex analisou e o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex / Camex) publicou no Diário Oficial da União de 18/02/2021 a Resolução Gecex nº 159/21, a qual reduz o Imposto de Importação (II) das bicicletas para 30% a partir de 1º de março de 2021. Ainda de acordo com a norma:
ATUALIZAÇÃO EM 19/03/2021
Após reclamação generalizada da indústria nacional, a Camex recuou e decidiu reduzir o Imposto de Importação apenas para 31,5%, conforme disposto na Resolução Gecex nº 170/21.
E aí, gostou deste artigo sobre a importação de bicicletas, os dados da importação de bicicletas e o imposto de importação de bicicletas? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
A importação de um bem ou produto, é o ato de um país comprar mercadorias ou produtos originados de outro país. Ou seja, os produtos são fabricados em outros países e comprados pelo Brasil ou qualquer outro país, por exemplo.