Feriado Chinês 2025: Entenda os impactos no comércio exterior

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

China e Brasil são países com uma importante relação de comércio exterior. Mas suas diferenças culturais e distância geográfica exigem atenção para que determinado feriado chinês, como por exemplo o Ano Novo Chinês, não afetem os resultados dos negócios.

E-book - passo a passo DU-E

Muitos importadores e exportadores estão acostumados apenas com as peculiaridades do calendário ocidental, se esquecendo de que em países orientais existem feriados muito diferentes dos nossos habituais.

Hoje, iremos falar um pouco mais sobre o feriado chinês 2025 e seus impactos na relação do comércio exterior com o Brasil. Então pegue seu café e venha comigo entender o feriado chinês! 😉

Feriado Chinês

Feriado chinês e suas peculiaridades

O grande problema de não estar atento ao calendário chinês, principalmente em datas importantes como o Ano Novo, são os possíveis transtornos que podem acontecer em relação aos prazos de entrega das importações, que podem acarretar em muitos prejuízos.

Só para exemplificar, entre todos os feriados chineses, o Ano Novo é considerado o mais importante de todos.

Para se ter uma ideia da importância que o Ano Novo Chinês tem para a população local, todos costumam reservar uma semana de folga de seus trabalhos, fazendo com que todas as linhas de produção no país parem.

👉 O Ano Novo Chinês de 2025 vai ocorrer no dia 29 de janeiro, então se você planeja negociar alguma mercadoria com o país asiático, já comece a se preparar e também fique atento ao calendário. Evite transtornos maiores!

Lembrando que em 2024, o Ano Novo Chinês ocorreu no dia 10 de fevereiro, já em 2023, o Ano Novo Chinês aconteceu no dia 03 de fevereiro.

Escrevemos um artigo sobre as Importações no Brasil, nele você vai conhecer alguns dos principais produtos importados de outros países.

Ano Novo Chinês em 2025 quando é?

O Ano Novo Chinês em 2025 começa no dia 29 de janeiro!

A diferença de data para determinar o início do ano novo se dá porque o calendário oriental chinês é diferente do calendário ocidental. Chamado de calendário gregoriano, o calendário mais utilizado aqui no Brasil não se baseia em nenhum aspecto astronômico ou sazonal, por isso, sempre começa dia 1º de janeiro. 

Curiosidade: Segundo os chineses, em 2025, entramos em novo ciclo energético que é demarcado pelo Ano da Serpente.

Ano Novo Chines 2025

O Ano Novo Chinês 2025 é quando se dá a passagem de ano na cultura chinesa. Essa passagem segue o calendário chinês, um calendário lunar que possui 12 meses e, nos anos bissextos, 13 meses. O Ano Novo Chinês 2025 é uma das festividades mais populares do país asiático, podendo durar até sete dias de comemorações.

Produtos que importamos da China

Segundo dados levantados pelo ComexStat, os principais produtos que importamos da China em 2023 foram:

  1. Válvulas e tubos termiônicas de cátodo frio
  2. Equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios
  3. Demais produtos - Indústria de Transformação
  4. Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos
  5. Adubos e fertilizantes

Confira a relação completa dos principais produtos comprados da China em 2023 na imagem abaixo:

Feriado Chinês

Fonte: ComexStat

No período que antecede o Ano Novo Chinês, os fabricantes do país aceitam apenas pedidos que terão capacidade de ser entregues antes que o feriado comece a ser festejado.

Ao contrário do que ocorre no Brasil, em que algumas fábricas operam com produção reduzida ou sob solicitações especiais em tempos de feriados maiores, a produção chinesa só é iniciada e os pedidos restabelecidos após esse período de hiato.

Mesmo que o período de folga dure somente uma semana, muitos fabricantes costumam estender a pausa por mais 7 dias. Fazendo com que esse período para a entrega dos pedidos aumente.

Outro ponto importante é que esse tempo de recesso varia. Ou seja, algumas fábricas concedem a folga antes ou depois do feriado.

China Mapa

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,39 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra. Com aproximadamente 9,6 milhões km², a República Popular da China é o terceiro maior país do mundo em área total.

O país tem fronteiras com catorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo. Os países são: Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte.

Feriado Chinês

Todos os anos, devido ao Ano Novo Chinês, milhares de pessoas viajam pela China para participarem das cerimônias, sejam como turistas, ou com a família e amigos.

Entretanto, no ano passado, quando a data chegou, o país enfrentava os problemas da pandemia da Covid-19.

Agora o cenário mudou e o Coronavírus já está em fase de ser combatido mundialmente por meio da vacinação. Existem diversas festividades no país asiático.

Entretanto, recomenda-se sempre levar em conta a data deste feriado, além do período que pode levar a mercadoria via transporte marítimo. Não perca tempo e dinheiro nesse período, planeje-se.

Escrevemos um artigo sobre os Principais Portos da Ásia, nele constam algumas especificações das zonas portuárias chinesas, confira!

Veja também nossos textos sobre as importações brasileiras de outras nações!

E aí, gostou deste artigo sobre o Feriado Chinês, o Feriado Chinês 2025, quando é o Feriado Chinês e a importância do Ano Novo Chinês? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Quando é o Ano Novo Chinês 2024?

A conhecida Semana Dourada Chinesa, ou Feriado Chinês, que começa sempre na véspera do Ano Novo Lunar, será dia 10 de fevereiro, sendo um grande feriado nacional!

O que é comércio exterior?

O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática