por Sinara Bueno
Exportações de carnes | perspectiva para os próximos meses
No artigo de hoje vamos falar sobre as perspectivas quanto às exportações de carnes em 2023. A exportação das carnes brasileiras deverá crescer nos próximos meses.
O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - faz a previsão de um aumento em torno de 23% nos próximos, ou até 2031.
Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje!
Vamos lá agora saber os dados das exportações de carnes em 2023? 😉
Exportações de carnes 2022: dados e perspectivas
Esse ano (2022) deveremos fechar com uma produção próxima a 29 milhões de toneladas entre bovinos, suínos e aves. A produção de carne bovina gira em torno de 9 milhões de toneladas, houve pequena queda por causa do consumo interno que caiu. Os embarques, principalmente para a China, aumentaram em relação ao ano passado.
Projeta-se o crescimento produtivo da carne bovina em 14,9% chegando a 10 milhões de toneladas. Para a carne suína espera-se uma produção aumentada em 29,1% até 2031, ou seja, passando a 6 milhões 250 mil toneladas/ano.
Mas é o frango que tem o maior volume de produção de carne no Brasil, esse ano chegando a 15 milhões de toneladas. O frango leva suas vantagens porque é mais barato e não há restrição quanto a sua presença nos pratos de qualquer país no mundo.
👉 O consumo da carne de frango aumentou não só no Brasil, mas no mundo inteiro, por causa da inflação e também da velocidade de produção.
Processo de exportação da carne bovina e de aves
Enquanto para engordar um boi o tempo varia de 24 a 30 meses dependendo do regime de criação, confinado ou semiconfinado. Solto no pasto passa dos 30 meses.
O frango vai de 42 dias a 45, no máximo! A partir daí vai comer muito e ganhar quase nada de peso. Para se ter uma ideia, um pintinho com um dia de vida pesa em torno de 50 gramas e vai chegar a 2 kg e seiscentos gramas com 32 dias ou quase 3 kg em 45 dias.
E a carne suína?
O porco leva 3 meses, 3 semanas e 3 dias segundo os criadores mais antigos, chegando ao peso de abate em torno de 90 kg com muita carne e pouca gordura.
China, Filipinas, Rússia e agora o Canadá são os maiores importadores de suínos brasileiros. A China é o principal destino do frango brasileiro. Depois vem os Emirados Árabes Unidos, Catar e Japão.
👉 Outra vez a China dispara na liderança da importação do boi brasileiro, depois os Estados Unidos e Japão. Outras dezenas de países também importam a carne bovina do Brasil.
É sempre bom lembrar ao consumidor brasileiro que o volume de embarques não implica em pouca oferta de todas as carnes para o povo brasileiro. O Brasil quase nunca ultrapassa a 30% do volume das carnes na exportação. 70% ficam no mercado interno.
Deixar de exportar também não baixa preço porque o custo de produção (insumos e impostos) é que faz a média de preços para o varejista.
E aí, gostou deste artigo sobre a exportação de carnes e os dados das exportações de carnes? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉