por Leandro Sprenger
Exportação da Embraer para os EUA terá financiamento do BNDES
No artigo de hoje, nós vamos saber mais a respeito das exportações da Embraer para os Estados Unidos terá financiamento do BNDES.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a Embraer e BNDES? Então pegue o seu café e continue conosco nete texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Exportações Embraer para os EUA: entenda
- BNDES apoiou a venda de 32 aeronaves adicionais
- Financiamento às exportações: O que é?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Exportações Embraer para os EUA: entenda
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta segunda-feira (27) a aprovação de um financiamento no valor de R$ 2,1 bilhões para viabilizar a exportação de dezesseis aviões do modelo E175 pela Embraer.
Essa operação será direcionada à companhia aérea norte-americana Republic Airways, que utiliza exclusivamente aeronaves da fabricante brasileira. O montante financiado cobrirá parte dos recursos necessários para o investimento total da empresa. As entregas das aeronaves estão previstas para ocorrer ao longo deste ano, e a Republic Airways se comprometeu a realizar o pagamento em dólares diretamente ao BNDES.
“Abrimos 2025 apoiando a Embraer nesta importante transação, reforçando a presença da indústria nacional no mercado externo e fazendo uma valiosa contribuição para a balança comercial brasileira", disse José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Bndes.
A Republic Airways opera mais de duzentos aviões dos modelos E170 e E175 fabricados pela Embraer, realizando cerca de novecentos voos diários para mais de oitenta destinos nos Estados Unidos e no Canadá. A companhia opera sob as bandeiras American Eagle, Delta Connection e United Express.
BNDES apoiou a venda de 32 aeronaves adicionais
Em julho de 2024, o BNDES finalizou um acordo de financiamento para a exportação de 32 aeronaves do modelo E175 destinadas à American Airlines. Avaliada em R$ 4,5 bilhões, essa operação foi estruturada por meio de uma linha de crédito direta do banco, voltada para a comercialização de produtos brasileiros destinados ao mercado internacional.
Fonte: UOL
Financiamento às exportações: O que é?
O financiamento de exportação é uma maneira que o Governo brasileiro encontrou para oferecer uma política de apoio à exportação com o intuito de trazer mais competitividade às exportações do país e incentivar uma maior participação do Brasil no comércio internacional.
Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior.
São oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉